8 Melhores restaurantes para comer bitoques em Portugal gastando até 10 euros

E aí caro leitor, sua boca salivou com o título?! A ideia era essa! :S Se os assuntos da sua roda de amigos ou família é viagem e gastronomia ou se você ama experimentar comidas locais, confira o post completo sobre os melhores restaurantes para apreciar os famosos bitoques em Portugal

E aí caro leitor, sua boca salivou com o título?! A ideia era essa! :S

Se os assuntos da sua roda de amigos ou família é viagem e gastronomia ou se você ama experimentar comidas locais, confira o post completo sobre os melhores restaurantes para apreciar os famosos bitoques em Portugal

Você chegou no blog certo! 

Por aqui estamos SEMPRE compartilhando as melhores dicas e descontos , para você otimizar a sua viagem e definitivamente, guardar as melhores memórias e experiências.

E hoje não é diferente, trouxemos uma dica de “lamber os beiços” para rolar aquela economia no budget de alimentação da sua viagem ou não, hahahaha.

Bitoques, bitoques a portuguesa, bistec para os espanhóis ou beefsteak para os ingleses, e para o brasileiro, não tem muita novidade. Um bom bife com ovo frito, que também é servido com batatas fritas, arroz e salada, no típico prato feito em muitos restaurantes brasileiros. Na praça 7 então é todo dia! 

 Vamos lá, voltando ao velho continente, descubra neste post bonito e completinho, onde encontrar os melhores bitoques em Portugal e o melhor: GASTANDO POUCO! 

Tour gastronômico por Lisboa

Como encontrar os melhores restaurantes em Portugal?

Estas são algumas perguntas habituais: como, onde e quanto. Então vamos começar pelo começo… (infame a risadinha da vossa cara escritora). 

As dicas que preparamos abaixo são sobre como escolher um bom restaurante para degustar a gastronomia local, e de quebra, não esvaziar a conta bancária em uma conta absurdamente cara, em um almoço ou jantar em um restaurante ou tasca portuguesa. (Não vou entrar no assunto tasca porque é longo!)

Para escolher os melhores restaurantes ou estabelecimentos para comer, a melhor dica que podemos te dar é: A internet é sua melhor amiga!

Numa certa ferramenta mágica chamada internet, você vai encontrar tudo, ou quase tudo, sobre os restaurantes que você quer conhecer. Você só precisa saber o que perguntar para o Sr. Google!

Já agora, falando em restaurantes, existem alguns sites de pesquisas que podem facilitar bem a sua vida. Com os filtros certos, eles vão te mostrar as melhores opções de restaurantes em várias cidades do mundo. Portugal, inclusive. Aqui vai a lista:

1. Via Michelin

O Via Michelin é um recurso digital com informações sobre: hotéis, restaurantes, mapas, tráfego e dicas de turismo, tudo isso compilado em um site. 

Nós escrevemos um post completo sobre o Via Michelin, explicando como usar todos esses recursos durante uma viagem, confira. 

No contexto restaurante, o Via Michelin rastreia mais de 150 opções de estabelecimentos em Portugal e o melhor, todos eles classificados pelo famoso Guia Michelin. Então é isso, se você procura opções de restaurantes renomados, o Guia Michelin vai te ajudar a escolher a melhor experiência gastronômica para a trip. 

Categoria restaurantes Via Michelin - blog bvml

2. Google ( Não é zueira! :D) 

Com certeza, em algum momento da vida, já ouviu alguém dizer: “A voz do povo é a voz de Deus”. Parece um pouco cômico, mas tem o seu fundo de verdade. O Google dá voz a diversas pessoas todos os dias, seja para criar sites e-commerces, ou para escrever textões como este daqui – também rolam críticas e crônicas por todo lado. 

Entrando um pouco mais nos recursos do Google, existe um especial ( para empresas e para usuários) chamado “Google meu negócio”, que mostra para “pesquisadores” as principais informações sobre um determinado estabelecimento. 

Se você descobriu um restaurante ou estabelecimento nas redes sociais ou através de um amigo, você pode pesquisar o nome do local no Google, checar as informações disponíveis, as classificações e os comentários de outras pessoas que já visitaram e ou adquiriram o produto ou serviço daquele estabelecimento. Aí você decide se compensa mesmo ou não e se vai rolar mesmo visitar o dito cujo restaurante.

Comentário sobre restaurante em Portugal
informações restaurante Portugal

3. The Fork 

O aplicativo ou site do The Fork é dos meus preferidos. Vou resumir e já mandar de cara um desconto, porque sou dessas:

  • Você vai procurar no site ou no aplicativo as opções na cidade ou região que você quer. Dá para procurar por tipo de cozinha, nome do restaurante ou algo que identifique o lugar. 
Landpage the  Fork - Post Bitoques
  • A seguir, aparecerá a opção de escolher o dia, horário e quantidade de pessoas. Dá para ignorar caso não queira marcar já. Atenção que há dias em que as promoções não estão em vigor naquele estabelecimento ou até mesmo a % de desconto é diferente. 
Restaurantes em Lisboa - The Fork - Post Bitoques

Agora é escolher. Atenção a dois pontos importantes: 

1 – As % de desconto que aparecem, por via de regra, são apenas na carta, ou seja, só na comida, não incluem as bebidas. Exemplo, os -50% que aparece no restaurante Soulmate Slow Bistrô são no menu, as bebidas são à parte. 

2 – Ali no canto direito da foto, na parte de cima, tem a minha fotinha e uma frase “600 Yums”. Os Yums, são os pontos do programa de afiliados do The Fork. A cada reserva você recebe um X valor em pontos que podem ser acumulados e dão desconto em dinheiro na próxima reserva. Com o meu código: 8067BD95 é só se registrar aqui: e aproveitar os 1000 Yums que você vai ganhar logo na primeira reserva. Ahaa que festa! Como diria Nathalia Arcuri. Foi com ela que aprendi a ser furreta e a apanhar promoção em tudo. 

promoção e cupom de desconto - The Fork .- Post Bitoques

4. Tripadvisor

Pesquisa tripadvisor com bitoques no menu em Portugal

O Tripadvisor é uma das maiores plataformas de viagem do mundo e sinceramente para nós, um dos sites com o maior público engajado no mercado de turismo isso porque, o público em geral que utilizou algum serviços ou visitou um determinado local, tem o costume de compartilhar sua experiência e avaliar na plataforma. 

E haja opção de serviços e produtos relacionados ao mercado de turismo. As opções vão desde hospedagens, passeios turísticos até a parte gastronômica como os restaurantes

Atenção para um ponto importante: vocês vão encontrar opiniões diversas sobre os restaurantes e com esse comparativo, conseguem fazer um ‘ranking’ com as melhores opções, conforme as classificações do usuário, para facilitar a sua escolha. Mas filtra bem os comentários! Lembre-se que opinião é algo pessoal e é igual… cada um tem o seu! 

Já já a gente mostra as melhores opções de restaurantes segundo as melhores classificações do Tripadvisor para restaurantes em Portugal que incluem bitoques no menu.

Gostou desse cruzamento de dados? 😉 

Mas, por falar em bitoques, vamos descobrir que bagulho é essa que tanto se come em Portugal? 

O que é um Bitoque? Melhor: O que são bitoques?

Vou resumir a prosa, até porque ela é bem simples: Um bifão grelhado com um ovo estrelado por cima, acompanhado com arroz, batata-frita e uma saladinha de quebra. 

O bife pode ser grelhado ou frito, de vaca ou de porco. 

Dale carboidratos e uma salada pra disfarçar. Sinceridade acima de tudo! Eu adoro, e a minha dieta Low-carb também. A me esqueci, rola uma azeitona por cima do arroz para dar o toque MasterChef e uma fatia de limão, o limão siciliano no Brasil. 

Dizem que o tradicional bitoque vem só com o bife, ovo a batata frita caseira e muito molho. 

Sobre a origem do nome, tem várias teorias, a que gosto mais é da origem na zona da Galiza, em Espanha. Um homem galego, apaixonado por Lisboa decidiu abrir um restaurante na baixa de Lx e o nome dela era nada mais nada menos do que? Bitoque. 

Pronto, fim da história, felizes para sempre. 

Há também, a teoria do nome derivado do “ovo a cavalo”. A gema e a clara ficam tão durinhas que parece um chapéu de boiadeira. Igual o chapeuzinho usado para fazer equitação. 

Resumindo, é bom, é simples de fazer, simples de preparar e encontra-se em praticamente todo restaurante de esquina em Portugal. Mas como somos mesmo pessoas legais, ou fixes, como dizemos na terra de Camões, fizemos uma lista com os melhores restaurantes. 

Onde encontrar bitoques em Portugal?

Em toda esquina e em todo lado. Encontrar os famosos bitoques em restaurantes tradicionais ou tascas portuguesas, é mais fácil do que parece. Contudo, entretanto e todavia,  selecionar os melhores restaurantes para encontrar os melhores bitoques para o seu paladar, deixará a pesquisa mais extensa e divertida.

Como existe uma grande variedade de restaurantes servindo bitoques no menu, sugerimos as referências citadas neste texto e não menos importante, ouvir a voz do povo através dos infinitos comentários relacionados ao estabelecimento ou sobre os bitoques.

Selecionamos 8 dos melhores restaurantes classificados no tripadvisor e que servem os famosos bitoques em Portugal

Confira a lista de restaurantes portugueses que servem bitoques em Portugal:

1. Villa 6 – 1100 avaliações no Tripadvisor

Falar do Villa 6 é fácil e falo com todo carinho. Conheço um dos sócios, o João. Um rapaz novo, dedicado e que dá um banho de administração de empresa em muito doutor por aí! João, espero que leia este post depois dessa… 😀 

Agora deixando de “lamechices”, como dizemos em Portugal, vamos falar da comida. A comida do Vila tem excelentes classificações no Trip e tem excelente acesso em Sintra. Praticamente no centrinho. Tem muito gringo e vive cheio, principalmente na época do verão. Os menus são bem diversificados e os preços também.

Tem nota 4,5 em 5, de 1.099 comentários, foi vencedor do Travellers Choice 2021 e está no 14º lugar entre 247 na região de Sintra. 

A média de gastos por casal é de 30 euros, mas este valor é apenas um indicador. O Bitoque da casa por exemplo, custava 11 euros da última vez que vi e a Bifana tradicional à volta de 4,80€

Por isso, é minha recomendação TOP 1! Minha é do Trip. 😉 

Curiosidade: Sei a história do nome contada pelos sócios. Nenhum dos dois chegavam a um consenso, resultado: 6 é o número da porta, Sintra é uma Vila. Vila 6!

Fim. 

https://www.instagram.com/p/CHNnvINheXi/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

2. Solar dos bicos – 1063 avaliações no Tripadvisor

O restaurante Solar dos Bicos, é daqueles nomes tradicionais que qualquer Lisboeta alfacinha sabe. É um restaurante clássico, com muita história e que atrai muitos turistas o ano inteiro. 

Descrição restaurante " O solar dos Bicos

De forma geral, o Solar dos Bicos não é uma referência em preços baixos e acessíveis, mas o bitoque é a opção de carne mais barata do Menu. Se chama Bitoque à Solar e custa atualmente 8,50 euros. Curiosidade: O mais caro é o Risotto de queijo com naco de lombo: 19,50 euros!

Tem uma nota de 4,5 para 1.064 comentários, também recebeu um prémio do Tripadvisor em 2021, fora outros tantos e é o 52º na lista dos restaurantes em Lisboa classificados, que totalizam 4701. Nada mal né?

E outra coisa boa, o restaurante fica aberto até às 23h e tem drinks incríveis. 

3. Lisboa tu e eu 2 – 1023 avaliações no Tripadvisor

Enquanto o Villa 6 tem um formato mais “Vielas da cidade de Tiradentes” ( como boa mineira a associação foi rápida) e o Solar dos Bitoques é o estilo tradicional com décadas de existência, o Lisboa Tu & Eu é alternativo, diferente, cool e jovem. 

Tem bem a cara de tasca moderna, digna de Lisboa e dos restaurantes incríveis que a cidade abriga. Cada vez mais! 

Nota? 4,5 em 1.024 comentários e está entre os 30 restaurantes mais bem avaliados do Trip! 

https://www.instagram.com/p/Cdnn9u8tqyk/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

4. Farol de santa Luzia – 963 avaliações no Tripadvisor

Localizado no Largo de Santa Luzia, em Lisboa, este restaurante fica a aproximadamente a 0.3 Km do Castelo de São Jorge.  O restaurante é premiado pelo Travellers Choice do Tripadvisor e especializado em comida mediterrânea, comida europeia, comida portuguesa e frutos do mar.

Para os que estão em busca de pratos diversificados e preço para todos os bolsos, esse restaurante é o ideal. O menu tem pratos como entradas a 3,50 euros até pratos principais como Cataplana de lombinho de porco a 33,50 euros

Os famosos bitoques portugueses, no restaurante Farol Santa Luzia são carinhosamente chamados de : “É o Bitoque! É do pojadouro! É dos Açores!”

Além do nome criativo, você também ficará satisfeito com o preço, o prato completo de bitoque é servido com arroz, salada e batatas fritas pelo preço de 8,50 euros.

Será que vale a visita no restaurante? 

Se você considerar as avaliações dadas para o restaurante no Tripadvisor, provavelmente, você vai fazer  uma reserva nos próximos minutos. O restaurante farol de santa luzia, no modo geral possui uma classificação estimada de 4.5/5 estrelas de acordo com as 963 avaliações de usuários, levando em consideração comida, serviço, preço e ambiente e que também, foram clientes e experimentaram a culinária do restaurante.

No que toca ao prato bitoques do restaurante farol santa luzia as opiniões foram desde: 

“ -Surpreendente”, “ – Melhor bitoque de sempre” até aqueles que não apreciaram tanto, deixando um comentário não tão empolgante como, “- Para todos os Gostos..”

https://www.instagram.com/p/Ca4iNp2IpnN/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

5. Restaurante Forninho Saloio – 943 avaliações no Tripadvisor

https://www.instagram.com/p/CCWFb83MofB/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

6. Tasca torta – 789 avaliações no Tripadvisor

https://www.instagram.com/p/CQx17AmD-wH/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

7. O bitoque – 67 avaliações no Tripadvisor

8. Restaurante Papo Cheio – 67 avaliações no Tripadvisor

https://www.instagram.com/p/BXoPkKiFgPI/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Sabe de mais alguma indicação de lugares para apreciar um bom bitoque em Portugal?! Deixa aqui embaixo nos comentários, vamos amar ouvir as tuas dicas!

😉

image 101035113 12119651

*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

E não se esqueça do Seguro viagem!!

Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!

Vai de ônibus? Experimente a Flixbus.

O que é um Bitoque? Bons Ventos me Levam