Via Michelin Portugal: Já viu o que tem de bom e imperdível por lá? Itinerários, mapas e mais!

Já pensou em ser o guia turístico  da sua viagem com os amigos? Se você é daqueles turistas que não sabe o que fazer e como fazer durante a viagem, mas gosta de aproveitar cada minuto, você não pode deixar de conhecer a Via Michelin.

Viajar é muito prazeroso e satisfatório quando temos tempo, dinheiro ( mesmo que seja um pouquinho) e sede de aventura, disponíveis na nossa agenda. 

Claro que nem tudo são flores, os perrengues durante a viagem são os nossos testes de paciência e também responsáveis pelos nossos “bucks” indo pelo ralo. 

Às vezes, encontramos um guia vendendo um passeio superfaturado, ou um hotel 5 estrelas que não sabe nem o “princípio da estrela”, problemas de locomoção e às vezes, o problema está em nós. Pasmem, também podemos considerar nós mesmos como um perrengue, se lembrarmos todas as vezes que perdemos tempo tentando encontrar o nosso local de destino porque não estávamos preparados ou porque não entramos no Mood daquela viagem. 

Como boas blogueiras que somos e pós-graduadas em perrengue, vamos compartilhar uma dica sobre a Via Michelin para você usar e abusar por toda a Europa. 

O programa  ajuda a otimizar sua viagem, economizar dinheiro e claro, ter aqueles momentos inesquecíveis que todo viajante sonha quando está preparando um roteiro. 

Se o seu objetivo é planejar a viagem de forma segura e sempre bem informado, aqui vai!

O que é o Via Michelin?

Por onde começar?! Que tal voltarmos lá na história para entender e credibilizar, ainda mais, o pneuzinho? haha 

Tenho a certeza de que no final desse texto, você vai entrar no site da Via Michelin planejando e programando a sua próxima aventura pela Europa. Nem que seja para matar a curiosidade. 

Provavelmente, em algum momento da sua vida você, assim como eu, já ouviu falar sobre a companhia Michelin. Eu, particularmente não esqueço das aulas na faculdade e os exemplos do professor de Economia, claro, a Michelin foi um exemplo citado pelo professor tratando-se sobre a história da marca. ( By Sarah Patrício em dicussão sobre o tema. Porque aqui no Blog é assim, a gente mata a cobra e mostra o pau!) 

Idealizada no centro da França por dois irmãos, André e Edouard Michelin, a marca Michelin entrou para o mercado em 1889, com o foco para a indústria automobilística, essa não consolidada no país com pouco menos de 3 mil carros. Uma empresa cujo carro chefe era oferecer aos seus promissores clientes um produto fundamental para carros: Os pneus

?c=33659&m=1825260&a=313537&r=&t=html

A marca Michelin foi alvo dos meus professores e discussões em grupo, devido ao pensamento e às ações empreendedoras e estratégicas que a empresa empregava e hoje podemos dar como sucesso, devido ao renome da marca e dos produtos. Umas das estratégias aplicadas, que na minha opinião foram geniais, são os guias desenvolvidos pela companhia. Os guias continham informações úteis para os viajantes, como mapas, tutorial como trocar o pneu, onde encontrar posto de gasolina, dicas de hotéis e restaurantes. O objetivo deles com o guia era proporcionar uma melhor comodidade para os viajantes, incentivando assim as vendas de carro e por sua vez a compra de pneus.

A ideia e a finalidade dos guias foram ótimas: Um guia gratuito e informativo. Entretanto, o comportamento de todo ser humano, tende a não valorizar serviços ou produtos gratuitos e com o guia Michelin não foi diferente, um dos sócios desistiu de oferecer os guias gratuitos quando se deparou com seus guias sendo utilizados para sustentar a bancada de trabalho alheia.

Para resumir a história, os guias não caíram no esquecimento para os donos da marca, muito pelo contrário, foram reestruturados e vendidos. Hoje, podemos identificar o guia Michelin como um dos mais respeitáveis guias no setor alimentício em todo o mundo. Presente em mais de 30 territórios e mais de 30 mil estabelecimentos avaliados pelo guia. A empresa soma mais de 30 milhões de exemplares vendidos em todo mundo. (Claro, quem não ama uma boa dica de restaurante?!)

Depois do sucesso com os pneus do grupo Michelin, o renomado guia Michelin de avaliação de restaurantes, o grupo Michelin agrega mais uma empresa a sua linha de serviços, a Via Michelin.

Com o propósito de tornar a condução, o turismo e a busca de experiências inesquecíveis disponíveis para todos, o grupo Michelin fundou em dezembro de 2001 uma subsidiária com a finalidade de projetar, desenvolver e comercializar produtos e serviços de assistência em viagem digital para usuários das estradas na Europa. Traduzindo para o linguajar do viajante, tudo o que você gostaria e precisa saber para planejar a sua viagem pela Europa em um app ou no Website da Via Michelin.

Depois de dois sucessos garantidos pelo grupo Michelin, vale a pena ler e aprender mais sobre o programa Via Michelin, não é?! 

Como funciona o via Michelin em Portugal

 A Via Michelin pode ser encontrada através do app ou do site da companhia. O primeiro contato com a ferramenta pode te lembrar do Google Maps ou outras das diversas marcas de GPS disponíveis no mercado, mas, calma, que para um bom viajante a ferramenta oferece mais que um serviço de GPS.

Ao entrar no site da companhia você verá um mapa de Portugal no centro da página, opções para escolha do usuário na parte superior do mapa, como: Hotéis, restaurantes, turismo e tráfego.

Cada uma das opções mencionadas dispõe de uma seleção de estabelecimentos da categoria dispostos por toda Portugal. Um breve resumo das informações irá aparecer no canto esquerdo da página, informando localização, preços, a qualidade do estabelecimento que pode ser descrito para os restaurantes como as estrelas Michelin.

 

Restaurantes - Via Michelin

A minha dica é seja curioso mas, como não sei se gosta da dica, darei spoiler. Ao selecionar uma das opções, o programa irá te redirecionar para uma outra página com as informações mais detalhadas correspondentes a suas escolhas, como: Informações gerais do estabelecimentos, sugestão do prato Michelin caso seja um restaurante a sua escolha, localização, como também, indica outras sugestões para visitar próximo ao estabelecimento de sua escolha. Se você não tem muito conhecimento sobre o destino, vale a pena bisbilhotar as sugestões do programa que são divididas em: Onde comer, onde dormir e o que fazer próximo a essa localização.

Se você quer conhecer mais lugares em Portugal, conheça algumas das nossas dicas aqui.

Quais vantagens de usar a via Michelin para planejar uma viagem

Vou resumir: 

  • É de graça
  • Dá para registrar qual carro você tem e ele calcula com mais precisão o consumo
  • Inclui restaurantes premiados Michelin pelo caminho
  • Dá dicas de hotéis ao longo do percurso 
  • Mostra os postos de abastecimento ao redor
  • Mostra o fluxo do trânsito
  • Dá para ver a meteorologia 
  • A melhor rota com os detalhes, por exemplo: se é pago ou não e onde, 
  • Dá dicas para economizar combustível e outras boas práticas de condução
  • Tem um aplicativo para baixar!
?c=33043&m=1782667&a=313537&r=&t=html

Qual a diferença do Via Michelin do Google Maps?

Sinceramente? Não vejo tantas diferenças assim, mas alguns pontos vale a pena destacar pontos se destacaram para mim: 

  • Consigo personalizar o consumo de combustível de acordo com o meu carro. Nunca vi isso no Google, se tiver, por favor alguém me mostra. De verdade! 
  • Eu gosto muito de experimentar restaurantes. Então, as dicas dos restaurantes premiados Michelin, logo ali no serviço é muito interessante. 
  • Tem dicas para economizar de acordo com questões técnicas do carro, como forma correta de calibrar os pneus e maneira de conduzir. 
  • Um dos modos de roteiro é o Descobertas: “Este itinerário promove rotas pitorescas de interesse turístico.” Enjoy!

Recomendo ir ao site, explorar e fazer uma viagem mesmo que seja curta com o serviço. Depois, você avalia se gosta ou não! 

*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

image 101035113 14583617

E não se esqueça do Seguro viagem!!

Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!

Vai de ônibus? Experimente a Flixbus.

Se no final, a ideia for alugar um carro? Nós indicamos a Rentcars!

Mais algumas dicas