Hospedagens e hotéis no Minho para não esquecer!

Tem dica de turismo, gastronomia, “hacks” para economizar e muitas opções de hospedagens e hotéis no Minho para você reservar e planejar uma viagem para o norte de Portugal! Daquelas, para não esquecer NUNCA MAIS. 😀

Compartilhamos nossas dicas e descobertas desde a famosa região metropolitana de Lisboa até a neve que cai lá na Serra da Estrela. E desta vez, nossa bússola viajante apontou para o Norte. Achamos que deveríamos trazer esse guião aqui, para você explorar a região do norte vivendo experiências de tirar o fôlego, tudo dentro do seu orçamento!

Yeahhh!!!

Sabemos bem que quem viaja gosta de viver experiências novas, cada euro conta e claramente precisa ser bem gasto, afinal, no final da trip você terá experiências memoráveis para recordar, umas tantas fotos para compartilhar com os amigos… Ou não. 

Se o planning der errado, a dívida sempre sobra no cartão de crédito para contar outra história na próxima fatura, não é?!

Então bora com a gente, descobrir opções e uns bons hacks de viagem para aproveitar o Norte de Portugal gastando pouco? Ah… Se você que ir direto para as opções de hotéis, é só conferir o menu abaixo, clicar na sua opção e ir direto para o seu conteúdo.

P.s: Fica de olho no decorrer do texto, compartilharemos links de promoções para ajudar no planejamento da sua trip.

Minho 

Se você gosta de história, Portugal é definitivamente o seu destino!

Por aqui é fácil de se ver Castelos mergulhados em histórias de reis e rainhas, imperadores, marcos de batalhas que ficaram para a história, além de uns tantos mistérios da natureza envolvendo o período dos dinossauros. 

Saindo de um passado um tanto turbulento, mas que faz parte do que Portugal representa nos dias de hoje, para os residentes ou turistas, você encontrará a história conservada para apreciar em cada região de Portugal, adicionando belezas naturais que irão tirar o seu fôlego, literalmente. As belezas naturais em Portugal são realmente um entretenimento à parte, representadas pelas mais diversas Serras, fauna e flora, muitas vezes raros e específicos de diferentes regiões e muitas praias e rios que fazem jus à fama do Verão Europeu.

Confere só esse reels da fotógrafa Isabel de Almeida e diz lá se não dá uma vontadezinha de pegar o próximo voo para Portugal

O porquê estamos te contando tudo isso? É simples. O Minho é uma das regiões mais antigas em Portugal e que você, como turista ou residente, deveria explorar. 

A história da região do Minho começou a muitos anos atrás, por volta dos séculos I e II a.C., período o qual, os povos romanos ocuparam a região e começaram a construir cidades, o nome das cidades não era lá muito autêntico, a primeira e que claro entrou para a história, foi a cidade nomeada como Bracara Augusta, uma homenagem ao imperador Augusto, trazendo para os dias de hoje esta cidade representa Braga, a cidade mais antiga de Portugal e uma das mais importantes do Império Romano em território português. 

Mais importante do que a construção de cidades foi o começo da cultura portuguesa se formando, neste tempo, já começaram com as plantações de uvas e as produções de vinhos, que trazendo para os dias atuais nem preciso comentar, certo?! Vinho em Portugal é tradição. Já lá no século IV, o Cristianismo foi decretado pelo império Romano como a religião oficial e desde então, ocorreram muitos desdobramentos na história, mas claro, foi deixado muitos marcos, escrituras, mosteiros e castelos para que os historiadores contassem a história para os curiosos como nós aqui deste site de turismo e experiências.  

E por falar em experiências, bora dar um overview na região do Minho?

Já começo o fifi dizendo o que falam por aí… Dizem as más línguas, que grande parte dos colonizadores portugueses do nosso Brasilzão vieram da região do Minho. 

Não duvido, até porque a região do Minho não é das menores regiões de Portugal, atualmente, a região do Minho integra 23 concelhos, estando eles divididos entre os distritos de Braga, também conhecido como baixo Minho, e Viana do Castelo, também chamado de Alto Minho

Agora, o que pega mesmo todo turista curioso é: O que vou visitar e descobrir por lá?

O “lá” meus queridos, têm muitas opções. Por isso, vamos destrinchar as possibilidades por distritos.

Se você ficou entusiasmado com uma viagem para Portugal, já da uma olhada neste buscador de passagens e confira a passagem que cabe no seu orçamento.

Booking.com Search FlightsImage

Viana do Castelo 

O distrito de Viana do Castelo, também conhecido como Alto Minho, está localizado a Noroeste de Portugal, distribuído em uma área com 2210 Km2 com cerca de 250.000 habitantes. 

Pensando nos arredores do distrito, você poderá identificar ao Norte e Leste da região o território espanhol, ao Sul encontrará o Baixo Minho com o distrito de Braga e a oeste mar aberto, ou melhor dizendo Oceano Atlântico.

Quanto aos concelhos e as possibilidades de se explorar, há várias opções, como: Arcos de Valdavez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Aproveita e confere esse reels que por sinal está lindo de doer de uma das cidades do Alto Minho, Viana do Castelo.

Saindo do modo enciclopédia geográfica e partindo para o que realmente nos interessa, tentarei fazer jus a beleza dessa região e saciar nosso querido leitor curioso, com informações e dicas para o seu bloco de notas, certo?! Então bora lá.

Nós começamos a falar sobre o Minho, descrevendo a história e até contamos sobre a conexão com o Império Romano, e claro, que para nós turistas nos dias de hoje é um prato cheio. Houve muitos desdobramentos, os quais deixaram construções e muitas histórias para acompanhar de perto. E quando cito muitas histórias, não é mero exagero. 

Por aqui, gostamos de falar com apoio de números e segundo estatísticas e o IGESPAR– Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (arte rupestre, povoados castrejos, antas, mamoas, necrópole, miliários, vestígios diversos) são mais de 871 sítios arqueológicos identificados e intervencionados sem contar os 173 imóveis de interesse público e monumentos nacionais (castelos, igrejas, palacetes, torres, mosteiros …)

Em números você poderá contemplar a diversidade da cultura portuguesa com toda a certeza, em relação a experiência, provavelmente você preencherá espaços vazios na sua memória sobre uma nova cultura.

Viana do Castelo: O que visitar?

É claro que descrever todos esses pontos turísticos por aqui seria bem surreal, mas, nós somos lá bem cuscas e trouxemos os lugares e ou destinos na região do Alto Minho, que estão constantemente na boca do povo para vocês analisarem se, também são boas opções para vocês visitarem na sua próxima viagem ao Alto Minho.

Já falei que gostamos de números?! Pois é porque gostamos de comprovar nossas teorias da conspiração hahahaha. Brincadeiras à parte, buscamos sempre checar nossas informações e validá-las com dados reais, e como não somos pessoas de esconder segredo, já anota no bloco de notas: TRIPADVISOR

Neste site, você encontrará diversas pessoas opinando sobre determinado destino ou serviços em diferentes países. Se você está com dúvida para onde ir ou se compensa visitar determinado local, dá um google aí e busca lá dentro da plataforma o que os visitantes estão falando sobre o seu destino.

Nós fomos lá, pesquisar e ler os comentários sobre o que visitar em Viana do Castelo, de acordo com as preferências dos turistas, o resultado foi no mínimo curioso. Confere só:

  1. Santuário de Santa Luzia 

Com um pouco mais de 2.400 reviews de visitantes, o santuário de Santa Luzia recebeu avaliações de 4.5/5, sendo mais de 50% delas tido como um excelente local para se visitar.

Além de receber comentários como: “Para mim o santuário mais bonito de Portugal!! A paisagem é maravilhosa, de visita obrigatória! Grande parque de estacionamento à disposição e mesas de piquenique.” Rossana Silva

Vista aérea de uma cidade

Descrição gerada automaticamente
Santuário de Santa Luzia

Podemos concordar com o comentário dessa turista, certo? É bonito e vale a visita!

  1. Quinta do Soalheiro

Localizada no concelho de Melgaço e com mais de 323 avaliações positivas de turistas, a quinta do Soalheiro é uma das incríveis belezas de Portugal. 

São produtores de vinhos Portugueses Alvarinhos, que conquistaram o público para além da experiência gastronômica com os vinhos e o enoturismo, mas também pela simpatia descrita por vários usuários na plataforma do TripAdvisor.

Para completar, esse reels da Quinta do Soalheiro. Bateu aquela vontade de visitar, não é?!

O que vocês acham, já colocamos na nossa Wishlist, sim ou claro?!

  1. Fortaleza de Valença

Popular entre os turistas e residentes, a Fortaleza de Valença situada em Valença na Região do Minho, obteve mais de 1000 avaliações positivas de usuários da plataforma TripAdvisor, além de ser considerada a atração turística número um, apontada pelos usuários sobre o que fazer em Valença.

O segredo disso? Gostaria de apostar na história da Fortaleza e o que ela representa para o povo português. Como bem disse em um dos comentários feitos pela Casañas Pires: “Esta fortaleza construída no século XII é possivelmente o mais importante património arquitetónico do norte de Portugal. Situa-se nas margens do rio Minho. A entrada é gratuita e no interior existem muitas lojas de souvenirs e restaurantes. Muito recomendável.”

Na dúvida, sobre visitar ou não vale checar mais alguns comentários, certo?! 

  1. Navio Gil Eannes

Uma viagem ao tempo de volta aos anos 60, através do Navio Hospital Gil Eannes. Hoje, considerado como um museu aberto ao público por um preço simbólico, para aqueles que têm interesse em mergulhar na história sobre o navio hospital que durante décadas apoiou a frota bacalhoeira Portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Groenlândia.

Quanto às repercussões do Navio Gil Eannes na Plataforma da TripAdvisor está bem positiva, atualmente é classificado como a segunda atração entre as 71 disponíveis para se visitar no concelho de Viana do Castelo, além de receber mais de 860 comentários positivos dos usuários narrando suas experiências.

Te convenci a dar um pulo lá?! 

Tem mais opções listadas por viajantes? Claro que sim! São mais de 423 lugares listados no distrito de Viana do Castelo, por viajantes ao redor do mundo. Aproveita e vai lá checar as demais opções e depois conta para a gente a que mais gostou, fechado?!

Let’s Travel!_____________________________________________________________

Brown Simple Elegant Minimalist Digital Crafts Etsy Shop Icon

Passagens Portugal e Europa a partir de

€ 2.99

booking.com

Diária no Minho a partir

€ 36,00

Civitatis 1 1

Experiências no Minho a partir

€ 5,00

vueling

Diária de aluguel de carro a partir de

€ 19,08

Braga

Chegamos para falar sobre o baixo Minho, também conhecido como distrito de Braga ou região de Cavado e Ave.

 Como você vai nomear essa belezura de região fica a seu critério, por aqui vamos nos apegar aos detalhes suculentos e interessantes para a sua próxima viagem ao baixo minho, certo?!

Com uma base populacional em torno de 847 mil habitantes e um pouco mais de 2.700 km2 de extensão territorial, o Distrito de Braga está localizado ao norte de Portugal, sendo mais precisa, você poderá situar-se posicionando alguns pontos de referência no mapa que, imagino eu, você está desenhando na sua cabeça. Logo ao norte do distrito de Braga você encontrará o Alto Minho e território espanhol, ao leste está posicionado o Distrito de Vila Real, ao sul você poderá encontrar a região do Porto e ao oeste temos mar aberto, ou melhor dizendo, oceano Atlântico.

Trazendo isso para a realidade dos viajantes, vamos desmembrar essa região em concelhos, para facilitar a sua pesquisa e descoberta da região do Minho. Basicamente, estamos falando do 15 maior distrito português, composto por 14 concelhos, são eles:  Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde e Vizela.

Com essa diversidade de concelhos, você já pode imaginar a variedade de atividades e locais para visitar no baixo Minho, não é?! E não é pouco não, na plataforma do tripadvisor os turistas e residentes já mapearam mais de 697 locais para se visitar na região.

 São experiências que não acabam mais e com toda a certeza, repleto de história de tempos passados, umas tantas paisagens dignas de pedido de casamento regados a muito vinho verde da região para comemorar e experimentar as delícias da região.

Confere esse vídeo de uma das cidades do baixo Minho, a famosa Braga e veja o que vem por aí…

Como não somos muito básicas, já trouxemos a lista dos lugares mais procurados por turistas na região do baixo minho para você conferir se faz sentido para sua viagem também.

Braga: O que visitar?

  • Bom Jesus Funicular

Com mais de 6.900 avaliações positivas na plataforma do Tripadvisor com classificações tidas como excelente, o Santuário De bom Jesus de Braga é um lugar para você já pensar em colocar na sua wishlist de lugares para se visitar em Braga. 

Dentre os mais de 3000 comentários deixados por turistas concordamos com o comentário feito pelo Gustavo: Obrigatório numa visita à Cidade de Braga…! A História deste Funicular/Elevador e aquilo que representa para a Cidade são de elevada importância e significado. É super giro e divertido subir e descer no mesmo para ir ver um Belíssimo Monumento como é o Bom Jesus do Monte – Património da Humanidade.”

Já a influencer Bia_Oliveira, foi mais além e postou alguns detalhes do passeio, confere só:

E aí bateu a curiosidade de visitar o santuário de Bom Jesus em Braga?

Experiência gastronômica em menos de 5km do local: Check-in Brewpub, Friends Food & Drinks, O quinto Império, Pizza D’artista.

  • Centro Histórico de Guimarães

Considerada a atração número 1, apontada por turistas sobre o que fazer em Guimarães, o Centro Histórico de Guimarães também é uma das opções prediletas dos turistas quando se trata de turismo na região do baixo Minho. 

Encontramos a influencer ana_isaround que assim como nós compartilha sobre viagens e Portugal, confere só a seleção de foto dela sobre o centro Histórico de Guimarães desse post.

Além de fotos e vídeos que facilmente você encontrará de turistas nas redes sociais, há também os comentários que pesam na hora de selecionarmos nosso destino, não é?!

 Por isso fomos conferir e com mais de 3.100 avaliações positivas, na  plataforma do tripadvisor você também encontrará  comentários como o da turista Cacau:  Linda e muito bem cuidada cidade com raízes medievais e ” Onde Nasceu Portugal” . Tem lindo castelo , boas lojas , Universidade do Minho e povo acolhedor . E não se esqueçam do doce típico Toucinho do Céu !”.

E aí bateu a curiosidade de visitar o Centro Histórico de Guimarães?

Experiência gastronômica em menos de 5km do local: Hool Restaurante, Buxa, Restaurante Virtudes, República do Polvo.

  • Catedral da Sé de Braga

Catedral meus caros, Portugal e seu turismo religioso é algo para se admirar. E em Braga a referência é a Catedral da Sé, considerada pelos turistas como o quinto lugar que você deveria visitar em Braga, já para todo o distrito de Braga é considerado a terceira opção entre as atrações mais buscadas pelos turistas.

Para completar o review você poderá encontrar mais de 1500 avaliações no tripadvisor como a da regiani: “Linda! Está catedral vale a pena visitar, fotografar e também visitar o museu anexo à catedral. Fica bem no centro de Braga”.

Experiência gastronômica em menos de 5km do local: pPlace – Restaurante e Cocktail bar, O Filho da Mãe, Kartilho, Restaurante Cozinha da Sé.

Tem muito mais opções e lugares para se explorar por lá, encorajamos vocês fortemente a pesquisar mais em sites, redes sociais e fóruns sobre esses mais de 800 locais que citamos aí para cima. 

Ah, não esquece de voltar aqui e contar para a gente como foi a sua experiência, ok?!

Hotéis Minho

Finalmente, depois de muito blábláblá (com amor, claro), vamos às dicas mesmo de onde repousar, dormir, descansar e outras coisas mais que o horário não permite falar! 

Hotel Minho Vila Nova da Cerveira 

Em plena Vila Nova da Cerveira, com uma piscina interna gostosa para o inverno, um teto de madeirinha e um lugar bem fofo e romântico, este hotel é daqueles que convida a fazer as pazes com o mozão. Tem até quarto com banheira e vista bonita!

Situado ali à beira do Rio Minho, logo do outro lado do rio já é Espanha. Ou seja, dá pra namorar, curtir com a família e dar um pulinho em outro país que fica logo ali. E as fronteiras são abertas – pelo menos por enquanto.

Para você ter uma noção da estrutura desse hotel, são 60 quartos no estilo simples e funcional, uma linha mais minimalista e de conforto. Tem café da manhã incluído e caprichado, piscina interior com jatos, jacuzzi com cama oxigenada (seja lá o que isso significa, está no site do hotel), sauna, banho turco e duche sensações (Também fiquei curiosa para entender quais as sensações). 

Há inclusive regras de uso e tranquilidade, por exemplo, crianças menores de 12 anos quando acompanhadas de adultos são autorizadas a frequentar a zona do SPA até as 17h. Concordando ou não, prova que o hotel tem organização e preza pelo bem estar de todos. 

Tem até acesso a quadra de tênis, raquete e equipamento dependendo do tempo e para fechar a dica, tem estacionamento gratuito para hóspedes. 

Os comentários no Tripadvisor também não deixa a desejar. Acho mesmo que é uma boa escolha para uma escapadinha romântica de fim de semana, ou um descanso em família. 

Bem pertinho há o Cerveira Park para caminhar beira Rio, tem a cascata da Grova – recomendo no verão e mesmo assim, a água do norte de Portugal é geladinha, os miradouros do Cervo e o Porta do Espiríto Santo, que já são mais centrais da Vila nova da Cerveira.

E tem até o AquaMuseu do Rio Minho para adultos e crianças. Tem programa para os dois! 

Se a sua dúvida é como chegar ao Hotel Minho, no próprio site do hotel há um guião bem completo.

Monte prado Hotel & Spa, Melgaço

Posso começar dizendo que este hotel tem uma vista privilegiada (como quase todo o Minho na verdade) e que muito próximo (coisa de 1km), há uma empresa que promove aventura e muita adrenalina, o Melgaço Radical. Por lá dá pra fazer rafting, canoagem, percurso pedreste, rapel suspenso e outras ideias loucas do tipo que eu sou muito fã. Com preços acessíveis, por exemplo, o rafting custa a volta dos 35 euros. Nada mal para atividade que é! 

Seria impossível começar a falar dessa hospedagem sem falar do que tem a volta, e tem mais coisas. O passadiço do Melgaço, campo de tênis e basquete, piscinas municipais (no hotel também tem, mas vai que você quer mais né?), Castelo de Melgaço, trilho das pesqueiras e alguns restaurantes bem típicos que levam bem à sério as tradições da gastronomia minhota.

Outro evento turístico que acontece bem perto do hotel e que você consegue apanhar no mês de abril, por norma,  é a Festa do Alvarinho  e do Fumeiro. Vou ter que explicar, não vai ter jeito. Estas festas começaram lá em 1995, como uma forma de promover os produtos locais, inclusive existe o vinho do alvarinho que é conhecido em Portugal de norte a sul. Tem Showcooking, degustação, tasca… e olha, por experiência própria, estas feiras regionais em Portugal é das melhores coisas que esse país tem. Comida boa e vinho bom

Finalmente, depois de 1001 motivos para se hospedar aqui, vamos finalmente falar do hotel. A localização é sensacional, entre o Rio minho, o Gerês e as montanhas da galiza

Tem duas piscinas, uma externas e outra interna com uma jacuzzi e uma área de descanso bem gostosa com vista para o que parece um passadiço. 

Pode ser uma opção de hospedagem para o inverno e para o verão, lembrando que o Gerês fica próximo, coisa de 10km dependendo do ponto que você quer conhecer. Tem quartos confortáveis, tem lounge-bar e restaurante (internacional, e bem comentado) e quartos com vista. 

Monte Prado Hotel & Spa - Hotéis Minho - BVML
Monte Prado Hotel & Spa – Hotéis Minho
Piscina Monte Prado Hotel & Spa - Hotéis Minho - BVML
Monte Prado Hotel & Spa – Hotéis Minho

Hotel Fábrica do Chocolate, Viana do Castelo 

Hotel, restaurante, museu, chocoterapia e chocolate. Muito chocolate. Tudo temático e que vai do Willy Wonka a clássica marca de chocolates portuguesa Regina. Este é mesmo daqueles hotéis que você sentir seus níveis de dopamina no máximo!

Este hotel é uma atração por si só em Viana do Castelo. Fora tantas outras coisas que há para conhecer por lá, como o Museu Navio Hospital Gil Eanes, que acompanhava as frotas bacalhoeiras nas idas à pesca do Bacalhau, dando apoio às tripulações. 

No hotel fábrica de chocolate, os quartos são temáticos e tem várias opções de decoração. Chocolate branco, chocolate ao leite, Arcádia,  cinema, Salvador Dalí… e para os aborrecidos também tem um quarto sem tema nenhum! 😝

Suíte temática Hotel Fabrica de Chocolate - Hotéis Minho - BVML
Hotel Fabrica de Chocolate
Suíte Hotel Fabrica de Chocolate - Hotéis   Minho - BVML
Hotel Fabrica de Chocolate
Quarto Hotel Fabrica de Chocolate - Hotéis Minho - BVML
Hotel Fabrica de Chocolate

Este hotel, ocupa o edifício onde foi durante 90 anos uma das mais antigas fábricas de chocolates de Portugal: A Vianenses, fábrica de chocolate, Felgueiras & Lima. 

O pequeno-almoço, café da manhã, é servido aos hóspedes e também pode ser servido a pessoas externas mediante consulta. Regado a chocolate, claro.

Dentro da estrutura do Hotel tem um museu que conta a história do chocolate e do cacau e é interativo, sendo aberto para visitas de estudo inclusive. o museu está dividido em circuitos com 5 etapas diferentes da história. O mapa é esse aqui em baixo: 

Mapa do Museu do Chocolate

imKVri1640eiOai51DpqFkQqN 3YuKRfvsqRIEkaeGdwJJdBCobqgq9KiuoEN5PtxOFejMor7INeuAn7SNwn1Uqf sp3sCFXuywOtWiMNCnqaFtP7695DilIAqI eDyLW5MGlUf1X4Va

Dependendo do dia que você for se hospedar ou visitar, pode haver crianças eufóricas e dopaminérgicas a saltitar por lá. Se você tiver uma criança, é uma boa pedida essa hospedagem! Os preços da visita guiada não ultrapassam os 7,50 e quem se hospeda pode ir lá dar uma visitada. Legal né?!

Quer mais motivos para se hospedar aqui? Chocoterapia. Isso mesmo! O chocolate tem benefícios cardiocirculatórios e até psicológicos ( esse a gente sabe bem!!). 

No menu de opções tem esfoliação corporal com grué (sementes de cacau torradas e trituradas), massagens com manteiga de cacau, cacau e óleos de amêndoas, massagem com vela de chocolate, com cacau em pó e até massagem kids para dar uma relaxada nada criança. (Quem dera durasse umas horas…)

Tem como fazer festa de aniversário, tem loja online de produtos e tem até escape room com o tema.  

Viana do Castelo fica mais ou menos a 70 km do Porto, na foz do Rio Lima. E o hotel fica muito central, perto de vários restaurantes e opções turísticas. Caminhe pela orla do Rio, visite o navio, beba uns copos à beira rio, veja o forte Santiago da Barra e aproveite a hospedagem.  Chocolate não vai faltar! 

Hotel Do Parque, Viana do Castelo

Não muito longe da Fábrica de Chocolate, o Hotel do Parque é outra opção para conhecer essa cidade linda que é Viana do Castelo. Há mais ou menos 700m do centro da cidade, essa opção de hospedagem tem fácil acesso para quem vem de qualquer direção, já que fica logo a saída da Ponte Eiffel. Ponte que liga as duas margens do Rio Lima.

Atrás do hotel, fica nada mais nada menos do que o Parque da Cidade de Viana, talvez seja essa a origem do nome. Ouvi dizer das más línguas. 😛

E vou já dizer o ponto alto deste hotel: Um café da manhã ou pequeno-almoço (para brasileiros e portugueses à moda do freguês), com vista para a ponte e para o Rio Lima. Eu sou suspeita, uma bela vista me ganha quase sempre.

Refeitório Hotel do Parque - Hotéis Minho - BVML
Hotel do Parque – Hotéis Minho

Tem opção de quartos com Jacuzzi e tem jacuzzi para o público em geral. Tem parque infantil e piscina infantil, piscinas externas com cascatinha e espaços confortáveis e bonitos. 

Há quartos inclusive mais compostos para famílias maiores, com uma estrutura de cozinha miníma. Um pouco menor, mas que dá jeito com crianças.

Diferente de outros hotéis no Minho, este é mais recomendado com crianças pelas acessibilidades e composição da hospedagem como um todo. 

Jacuzzi Hotel no Parque - Hotéis Minho - BVML
Hotel do Parque – Hotéis Minho
Parque infantil Hotel no Parque - Hotéis Minho - BVML
Hotel do Parque – Hotéis Minho
banheira de Hidromassagem - Hotel no Parque - Hotéis Minho - BVML
Hotel do Parque – Hotéis Minho

Para fechar com chave de ouro, tem estacionamento privado no local disponível e fica bem pertinho da estação de trem de Viana, caso vá de transporte público. 

Ahaaa, não tem piscina interna! Se você quer curtir o inverno, in love.. opte por um quarto com banheira de hidromassagem e namore muito <3

O hotel não aceita animais também.

Casa D’avó bina, Viana do Castelo 

No estilo alojamento local, a Casa da D´Avó Bina é uma boa opção para quem quer ir de grupo ou em família grande. 

São 3 quartos e 2 banheiros. Sendo 2 com cama de casal, 1 com cama de solteiro e 1 sofá-cama. A casa tem todo o aconchego de uma casa de família e tudo bem decorado. 

Tem piscina privada, uma mesa de matraquilhos ou totó, material para churrasco e tem até uma área com lareira e almofadinhas para se aquecer e fazer marshmallows. 

É super Petfriendly, inclusive tem umas tacinhas especiais para receber os patudos. 

A parte de boa deste tipo de hospedagem é além da privacidade, toda uma comodidade de coisas de casa: Cozinha para fazer as próprias refeições, tranquilidade em deixar as crianças brincando no jardim, utensilios e recursos como máquina de lavar roupa. Normalmente em hotéis esse tipo de serviço é pago extra

Sinceramente, se a sua ideia é estar mais sossegado com os amigos ou com a família, optaria sem dúvida por essa casa muito bem equipada e aconchegante. 

sala de estar - Casa D'avó bina - Hotéis Minho - BVML
Casa D’avó bina – Hotéis Minho
Área externa - Casa D'avó bina - Hotéis Minho - BVML
Casa D’avó bina – Hotéis Minho
Área externa pet - Casa D'avó bina - Hotéis Minho - BVML
Casa D’avó bina – Hotéis Minho
Área externa casa - Casa D'avó bina - Hotéis Minho - BVML
Casa D’avó bina – Hotéis Minho

Flôr de Sal Hotel, Viana do Castelo 

Posso começar dizendo que o Flôr de Sal Hotel tem um banho de vapor do Solinca. Que isso jovens? Basicamente é um centro Fitness com piscina interior de água salgada aquecida para natação (É tipo mar do Nordeste brasileiro, rs), piscina exterior coberta para talassoterapia com jacuzzi, sauna, banho turco e outros mimos habituais de spas.

Os quartos tem uma decoração moderna com um tom bem profissional. Inclusive o hotel tem espaço para conveções e eventos corporativos, inclusive auditório. Alguns quartos tem vista para a serra e outros para o mar. 

O Restaurante do hotel se chama Saleiro e a proposta é apresenta uma cozinha inovadora com base nas tradições culinárias do Alto Minho. 

Uma coisa curiosa do Flôr de Sal Hotel é que eu nunca vi um gym tão completo e com tantos equipamentos, parece que é mesmo feito para reuniões de times de futebol e atletas. 

Há menos de 100m tem um pista de boliche, bowling, e você pode pegar bicicletas gratuitamente na recepção para passear beira-mar num calçadão que tem 20km de extensão. 

Quarto - Hotel Flor de Sal - Hotéis Minho - BVML
Hotel Flor de Sal – Hotéis Minho
academia - Hotel Flor de Sal - Hotéis Minho - BVML
Hotel Flor de Sal – Hotéis Minho
área externa - Hotel Flor de Sal - Hotéis Minho - BVML
Hotel Flor de Sal – Hotéis Minho
piscina - Hotel Flor de Sal - Hotéis Minho - BVML
Hotel Flor de Sal – Hotéis Minho

Diferente dos outros, este hotel está virado para o mar, enquanto os outros estão a margem do Rio Lima. Outro ponto, é que este hotel tem um perfil bastante corporate, ou seja, profissional.

Pode ser que você se cruze com grandes grupos e com uma convenção. Pode não ser esse o seu objetivo. Se não for, ligue antes e pergunte, não custa!

Mas uma coisa é fato, um quarto deste com vista para o mar, acalma qualquer coração.  

Moinho de Estorãos, Ponte de Lima

Bem pertinho do centro de Ponte de Lima e com uma decoração vintage e o mais fiél possível aos original, o Moinho de Estorãos é das hospedagens mais lindas que já vi.

 Ao lado do curso do rio e com uma janela que vê a ponte, é uma opção perfeita para um passeio romântico ou com um penduricalho. É o máximo que a hospedagem comporta!

Tem aquecimento, estacionamento privado e acesso ao Rio. Dependendo da estação do ano claro. Sinceramente, não é a melhor opção para crianças. É mesmo uma pedida para casais. E se forem friorentos então, é preciso ter cuidado. O norte de Portugal já é um pouco mais frio por natureza, na beiradinha do rio então.. 

Mas se nada disso te incomoda e a ideia é uma escapadinha romântica, não vejo porque não. Escolhe, experimenta e só alegria. As fotos vão ficar lindas. Isso é certinho!

sala de estar - Moinho de Estorãos - Hotéis Minho - BVML
Moinho de Estorãos – Hotéis Minho
área externa - Moinho de Estorãos - Hotéis Minho - BVML
Moinho de Estorãos – Hotéis Minho

Portugal Active Armadas Lodge , Caminha

Não tenho muito o que falar dessa Vila. É literalmente, puro luxo. Ela comporta 8 pessoas, tem piscina privada, estacionamento e tudo o que os hospedes precisam para se sentir no paraíso. 

A decoração mistura o clássico da região com o que há de mais moderno na decoração de ambientes e soluções domésticas. Sinceramente? Fiquei apaixonada.

Fica a 66km do aeroporto de Vigo, ou seja, dá para dar um super pulo na Espanha e conhecer a Galiza. 

área externa - Portugal Active Armadas Lodge - Hotéis Minho - BVML
Portugal Active Armadas Lodge – Hotéis do Minho
área interna - Portugal Active Armadas Lodge - Hotéis Minho - BVML
Portugal Active Armadas Lodge – Hotéis do Minho
Sala de estar - Portugal Active Armadas Lodge - Hotéis Minho - BVML
Portugal Active Armadas Lodge – Hotéis do Minho

Hotéis Braga

Melia Braga Hotel & Spa, Calçada, Braga

Ouço suspiros profundos quando penso no Melia. É outro hotel que pertence a uma rede que tem hospedagem muito confortáveis e bonitas.  São 5 estrelas distribuídas em muita estrutura e beleza. 

Piscina interna e externa, jacuzzi, um pequeno-almoço muito completo e bem servido, quartos com banheiras, instalações muito modernas e grandes e vista para a cidade. 

Aqui no Melia Braga, há serviço de recepção 24h, são aceitos animais e dois parques de estacionamento, sendo o externo gratuito e o interno custa 7 euros a diária. 

O resturante do hotel, o El Oliva, apresenta pratos de muita qualidade e sofisticação, acompanhando o restante da hospedagem e o que a maioria dos hospedes dizem é que o staff é muito simpático. 

Sendo sinceras, porque aqui neste querido portal de notícias e cusquices não mentimos aos nossos leitores. Não é barato! Mas quando procuramos um hotel nesta categoria, temos que ter em conta que qualidade e diferenciação, paga-se. E vai por mim, não é dos 5* mais caros da rede Melia, longe disso. Pese na balança o sue custo-benefício, cada viagem é única, assim como os requisitos que te fazem classificar ou não uma experiência, como boa. 

Recomendações não faltam, agora é ir!

Piscina - Melia Braga Hotel & Spa - Hotéis Minho - BVML
Melia Braga Hotel & Spa – Hotéis Minho
área externa - Melia Braga Hotel & Spa - Hotéis Minho - BVML
Melia Braga Hotel & Spa – Hotéis Minho

Encosta do Gerês Village – Ventosa, Braga

Eu amo uma vista, um rio passando e um pôr-do-sol bonito. Eu já sou apaixonada pelo Gerês, é um dos locais mais lindos e apaixonantes  que já vi em Portugal e essa hospedagem vem unir tudo que eu mais gosto. E ainda no distrito de Braga! 

Esta vila muito charmosa, que fica literalmente numa encosta, não fica na região central de Braga mas sim na Ventosa, muito pertinho ao centrinho do Gerês, ou a 10km das Termas. 

A hospedagem que é privada tem 600m2 e é toda equipada para receber em média, 6 pessoas. Sendo 2 camas de casais e um sofá-cama.

Tem cozinha completa, máquina de café e até máquina de lavar roupa. É uma opção que apela muito a um passeio em família ou com amigos. 

O rio que fica de frente é o Cávado, um dos que banha o Gerês. É ir e aproveitar! 

Dica: Compre tudo que precisa, faça o jantar em casa e aproveite o pôr do sol tomando um vinho português.

vista - Encosta do Gerês Village - Hotéis Minho - BVML
Encosta do Gerês Village – Hotéis Minho
fim de tarde - Encosta do Gerês Village - Hotéis Minho - BVML
Encosta do Gerês Village – Hotéis Minho

Vila Galé Collection Braga, Centro de Braga

Luxo e romance. Acho que resumo o Vila Galé assim. Mas de forma geral, já que é o Vila Galé é uma rede e há hotéis em vários locais, inclusive no nordeste brasileiro.

Conte 600 metros da Catedral de Braga e aviste um prédio que parece mais uma igreja ou um mosteiro, é lá! Com 4 estrelas e bem localizado, o Collection Braga é para ficar bem hospedado, bem localizado e bem satisfeito. 

Numa mistura de clássico com moderno, as instalações são todas muito bem equipadas, deste a parte partilha como salas de reunião e espaços corporate, comos os quartos e o centro de fitness.

Uma das coisas que mais gosto nessa hospedagem é a piscina interna. Eu sou super fã de piscinas cobertas, caso chova, ou bata aquela preguiça de sair. É uma comodida logo ali, disponível e fácil. 

Outro ponto positivo dessa opção, além de ser uma solução super romântica, é ser uma solução família, já que tem parque infantil e jardim.

Sobre valores, é a opção mais barata de Braga? Definitivamente não, mas há diárias de 120, 130 euros. É uma média excelente para a localização e para a qualidade do hotel. Vale o investimento!

É minha sugestão 5*. 🥰

Praça - Vila Galé Collection - Hotéis Minho - BVML
Vila Galé Collection Braga – Hotéis Minho
Praça - Vila Galé Collection - Hotéis Minho - BVML
Vila Galé Collection Braga – Hotéis Minho
Quarto - Vila Galé Collection - Hotéis Minho - BVML
Vila Galé Collection Braga – Hotéis Minho

Hotel do Parque, Bom Jesus do Monte

Coladinho com a natureza e com muita história para contar, o Hotel do Parque também chama um romance, sejamos sinceras!

Para começo de conversa, o edíficio que abriga o hotel é do século XIX e está envolto pelo Parque Natural do Bom Jesus. Logo ao lado do hotel você vai encontra a igreja ou basílica de Bom Jesus do Monte, as escadarias enormes e com uma vista linda e o elevador.  É um ponto muito estratégico da cidade e muito visitado. 

Atrás da igreja há um lago para passear de mãozinhas dadas e um parquinho para as crianças, caso seja o seu caso. 

Na parte de baixo da escadaria, tem a capela da traição. Não recomendamos passar por lá. Brincadeira. É tudo lindo, vai sim.

Há uns minutinhos a pé do Hotel está o Sky Braga. Um bar com vista bonita e drinks!

Ainda sobre o hotel, apesar da construção ser do século XIX, os quartos estão bem decorados e modernos.  Este hotel apesar de não ter piscina, tem salão de jogos, condições para pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida, bar, restaurante e spa – massagens. E claro, estacionamento gratuito!

Sobre o pequeno-almoço, há reservas já incluídas e outras que incluem por mais 7,5 euros. Verifique com antecedência e faça a sua reserva com tudo incluído. Gosto sempre de descer do hotel e ir comer com muito sossego e muitas opções. 

Hotel do Parque
Hotel do Parque – Hotéis do Minho
quarto hotel do Parque
Hotel do Parque – Hotéis do Minho

Berço de Mordomias, Centro de Braga

O Berço das mordomias, nada mais é do que uma casa de hóspedes com quartos disponíveis bem no centro histórico de Braga. E quarto românticos, confortáveis e com preços bem acessíveis. 

Todos os quartos tem roupas de cama e toalhas. Isso costuma ser uma preocupação em alguns tipos de alojamento deste tipo. Mas sinceramente, cada vez menos. 

As hospedagens de forma geral, tem conquistado os clientes nos minímos detalhes, e os proprietários sabem disso. 

A propriedade tem 5 quartos no total, sendo que um deles tem 1 cama de casal e 2 de solteiro, ou seja, cabem bem uma família. 

Há uma zona estilo mini cozinha com mesa e TV, que podem ser usadas por todos os hóspedes. Para quem precisa cozinhar ou preparar algo, é uma mão na roda. 

Se o seu objetivo é ficar bem localizado, aproveitar a oferta de transporte sem chatices, beber uns copos e chegar na cama sem precisar pegar no carro e melhor ainda, pagar pouco, eis aqui uma boa opção. 

E os quartos tem isolamento acústico. hehehe

quarto Berco de mordomias
Berço de Mordomias – Hotéis Minho
Berco de Mordomias 1
Berço de Mordomias – Hotéis Minho

É claro que existem muitas outras opções de acomodações para se hospedar no Minho, caso você queira, pode verificar algumas outras tantas opçoes neste mapa. 😉

Booking.com

As melhores soluções para viajar!

➡️🟢Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!

➡️🟢 Vai de ônibus ou autocarro? Experimente a Flixbus.

➡️🟢 Hospedagem perfeita? Excelentes opções aqui!

➡️🟢 E não se esqueça do Seguro viagem. Em alguns países é obrigatório! ⚠️

“Na realidade, estou interessado em obter um roteriro personalizado.” Entre em contato com a gente 😀 [email protected]

creativeref:1011l108062

Mais algumas dicas