Comidas Portuguesas: O Fast Food de bacalhau mais fixe!

A fome bateu e não tem tempo de preparar uma refeição?! Que tal experimentar um Fast Food de comidas portuguesas? Confere este post completo para saber onde e porquê.

Bateu aquela fome e você não tem tempo de preparar uma refeição?! Que tal experimentar um Fast Food com um dos elementos mais simbólico das comidas portuguesas? Confere este post completo para saber onde e porquê. 

Falar sobre comidas portuguesas, é pedir para salivar… a parte ruim, é que nem sempre (quase nunca), temos tempo suficiente para prepará-las ou para esperar pelo prato em um restaurante tradicional. E perder tempo, meus queridos, é um erro que não cometemos – tentamos, neste blog.

Com a correria do dia a dia, cada vez mais tarefas e compromissos, meros mortais, muitas vezes assalariados (esquema contrato por conta de outro ou CLT), o tempo é um dos recursos cada vez mais finito e escasso.

O que não significa que paramos de desejar, experimentar e saborear coisas novas, muito pelo contrário, quando não podemos, aí sim é que queremos! (Escorpião!!) 

Sem mais blábláblá, trouxemos um bate-papo daqueles, de dar água na boca, para apresentar para vocês leitores deste blog (de gente estranha e comilona), uma nova cadeia de fast food que mistura uma tradição portuguesa muito antiga e um tipo de comida daquelas práticos até mandar parar. 

O famoso bacalhau feito de forma prática, rápida e saborosa! (Nem tudo que é rápido é ruim, ok?!) 😀 

?c=30795&m=1984702&a=313537&r=&t=html

Comidas portuguesas 

Seja turista, imigrante ou um autêntico lusitano das beiras, sejamos sinceros, experimentar a gastronomia portuguesa é das melhores coisas da vida! 

E em Portugal, no quesito gastronomia as opções são diversas. Não há como não encontrar um estilo de comida que possa te agradar.

As opções de comidas portuguesas são tão diversas, que viajam pela história do país e cruza com muitos elementos culturais, desde as comidas inspiradas no centro de Portugal com carnes de veado, javali e porcos, ambos saborosos, até o tão tradicional Bacalhau.

Aliás, eu sou suspeita quando o assunto é bacalhau. Respiro a história e o cheiro do bacalhau, literalmente. Um dia ainda escrevo com detalhes sobre ele por aqui. <3

Bacalhau

Vamos lá falar sobre o bacalhau de forma resumida. Vou tentar ser breve, porque meus queridos, a história é longa viu. Como vocês sabem, toda história tem vários lados e várias versões.

O peixe dos peixes, chamado de “Fiel amigo” começou seu percurso com os Vikings, em terras geladíssimas. Eles pescavam, abriam o peixe e estendiam o amigo para secar. Inclusive, em Portugal, chegamos a fazer isso durante muitos anos com as famosas secas a céu aberto. 

Os bascos, já mais pertinho e dentro da península ibérica, manjavam do comércio e da salga. O bacalhau entrou com força total no comércio através da região do Porto que fica no Norte e bem pertinho da Galiza e do país basco. 

Caiu na rede é peixe!:D 

As grandes navegações também ajudaram muito a expandir o potencial desse peixe especial. O bacalhau levava sal e durava muito tempo nas embarcações, ou seja, o processo do sal, adiciona sabor ao colega e também conserva. 

Depois de dessalgado, ou demolhado, ele rende bastante. Imagina alimentar aquele tanto de marmanjo num navio.. Haja bacalhau! 

?c=35096&m=1963991&a=313537&r=&t=html

E os anos passaram… o bacalhau era servido aos mais pobres e aos mais ryycos. Por isso o nome, fiel amigo. Em qualquer mesa, ele estava presente. 

Chegamos a ter mais de 70 barcos portugueses pescando diretamente nos mares do Atlântico, no que era conhecido como Terra nova, atualmente Canadá e na Groenlândia. Um dos mais famosos, o barco Creoula, hoje é parte da frota da Marinha portuguesa e é usado para treinamento militar. 

Já na altura do Estado Novo, Portugal viveu uma loucura chamada ditadura, e muitos homens portugueses eram “convidados” a irem para os mares gelados no Norte do planeta. Ou pesca, ou serviço militar… Excelentes escolhas, aliás! Muitos morriam e a família padecia… enfim… O estado controlava as cotas, os preços, a distribuição e a paciência da galera que começou a ficar de saco cheio do “trabalho voluntário”. 

Como bem sabemos, tudo que dá dinheiro, o estado lá está para “regular”, com os anos as leis de cotas, preservação, consumo… foram sendo implementadas e as coisas foram ficando diferentes. Até o que temos hoje. 

Um consumo absurdo de bacalhau por parte dos portugueses. Aliás, são toneladas sem fim nos meses de outubro, novembro e dezembro. 

Gostaram? 

Depois desta bela tentativa de introduzir vocês na história do bacalhau, que tal conhecer mais sobre o restaurante de fast food Codfixe?

Codfish em inglês, singnifica bacalhau e Fixe em PT-PT significa legal. Agora sim, vamos ao que interessa, comida! 

Codfixe 

Restaurante de comidas portuguesas - codfixe

Partindo de uma ideia do Chef Francis Monteiro em desenvolver uma loja de “Fish e chips”, o restaurante Codfixe se materializou como mais que uma cadeia de fast food. Trouxe enraizado em seu DNA a tradição portuguesa, o bacalhau considerado por muitos uma paixão nacional. 

Tendo como diferencial uma seleção Gourmet de molhos para apreciar junto a refeição, a Codfixe possui um menu diferenciado para atender os diversos tipos de público, como  os vegetarianos, que podem pedir a opção Vegfixe. Entre as opções disponíveis no cardápio podemos citar Codfixe, salada fixe e lulafixe todos acompanhados com um molho de oferta e uma bebida não alcoólica. Com exceção da salada, todas as refeições acompanham a famosa batata “dora” em formato de barco. 

“O nome Dora veio dos barcos pequenos que eram enviados dos barcos de pesca do bacalhau no passado.” 

Os barcos originais, chamavam-se dóris e eram barcos que carregavam um homem apenas para buscar muitos peixes e trazer para o barco mãe. Desafios incríveis, homens destemidos!

Barco de pesca de bacalhau - entrevista codfixe

Comidas Portuguesas e Fastfood

Por que o nome Codfixe? 

O nome Codfixe derivou do nome codfish que é bacalhau em inglês, apenas alteramos o final para o fixe colocando assim mais uma pitada de Portugal na casa.

Qual a origem do “Fish and Chips”? Era feito com bacalhau?

A origem do “fish and chips” é inglesa, mas muitas casas oferecem a pescada simples talvez para baratear os custos, porém, o Codfixe traz na alma o bacalhau e com ele iremos até o fim.

Bacalhau empanado - comidas portuguesas do codfixe

Fast Food é um estilo de comida bem difundido ao redor do mundo, com bastante diversidade e concorrência. Quais são os desafios que vocês acreditam que a Codfixe tem em relação aos demais concorrentes da mesma categoria?

O grande desafio é mostrar ao público que o nosso fast food apesar de se encontrar nessa categoria é uma comida saudável, que preza pela qualidade, pela utilização de produtos frescos, pelo uso de óleo de girassol, pela apresentação em material biodegradável e principalmente pela produção verticalizada de nossa gama de produtos.

Codfixe - Comidas Portuguesas - Blog Bons Ventos me Levam

Pensando em gastronomia portuguesa, que outras combinações de ingredientes ou pratos vocês indicariam para compor uma refeição com produtos Codfixe?

A criação dos menus foi feita a pensar em um conjunto de produtos que combinem com o bacalhau fresco e frito portanto, desde o polme, a farinha e o sistema de fritura. Assim, o produto fica bem crocante. 

Os molhos são: o tradicional molho Codfixe, o Codpic que é picante, o Codijon que leva mostarda e mel e finalmente o ketchup de goiaba! Todos, são experiências fantásticas que têm sido aproveitadas pelo público e que muitas vezes, acompanham com um espumante ou uma taça de vinho que temos em nossa carta.

Codfixe - Comidas Portuguesas - Blog Bons Ventos me Levam

Para aqueles que desejam fazer um “Happy Hour” e pedir por Delivery, o que vocês indicariam de bebidas para acompanhar os pedidos?

No delivery, as bebidas são os refrigerantes, mas convidamos a todos a experimentarem in loco os nossos produtos que são preparados na hora e podem acompanhar com um espumante, uma cerveja artesanal ou um copo de vinho rosê, branco ou tinto.

Com paladares e preferências cada vez mais diversos, há opções para veganos e/ou vegetarianos?

Sim, nosso Vegmenu é composto por diversos vegetais, dentre eles, o feijão verde (famosos peixinhos da horta), cenoura e batata doce. E, tem sido muito bem aceito por aqueles que preferem um Menu vegetal.

Quais são as opções preferidas dos clientes?

O grande campeão é sem dúvida o menu Codfixe. É o principal da casa e que leva o nosso famoso bacalhau.

Vocês são conhecidos com uma empresa que valoriza os funcionários e o aprendizado. Como funciona o processo de seleção e o que consideram essencial quando contratam alguém? 

O nosso lema é: Fazer feliz nos faz feliz, e isso, parte de dentro para fora, pois poder proporcionar um ambiente feliz, um salário digno e um treinamento constante são os pilares de nossa gestão. Isso sem dúvida, reflete em um bom atendimento e uma energia muito positiva dentro da loja.

Quais dicas daria para brasileiros que querem imigrar e vir trabalhar em Portugal? 

Que venham preparados para trabalhar com um público exigente e que procurem falar mais de um idioma pois Portugal é um país que recebe muitos turistas. Quanto mais se prepararem, mais oportunidades encontrarão!

Há outras informações e dicas que gostariam de dar e que podem influenciar/ajudar outras pessoas?  

Que se tiverem ousadia e vontade fiquem ligados na Codfixe pois em breve haverá oportunidades tanto para novas vagas como para empreendedores!!!!!

Há planos de expansão ou alguma novidade que será implementada em breve e deseja compartilhar com o leitor? 

Já estamos a trabalhar no projeto da segunda loja que será no Porto em muito breve e posteriormente (em breve) teremos a loja de Lisboa.

Off Record: A Sabrina está muito ansiosa pela Loja de Lisboa! <3 

*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

E não se esqueça do Seguro viagem!!

Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!

Vai de ônibus? Experimente a Flixbus.

Codfixe Blog Bons Ventos me Levam

E aí, gosta de comidas portuguesas? Qual? Conta para gente!