Viaje com Segurança: Como escolher o melhor seguro viagem internacional!

Quem aí gosta de perrengue chique? Nós não, mas acontece muito! E o tema é seguro viagem internacional. Vem que tem história…

Não sei vocês, mas meu olho até treme quando ouço perrengue durante uma viagem, e para ser bem sincera, desconheço o viajante que não treme nas bases quando durante a tão sonhada viagem, começam a aparecer problemas inesperados. 

Por isso, hoje aparecemos por aqui para falar de algumas questões básicas quando se trata de perrengue de viajante. 

O “core” dos problemas de uma viagem internacional (e nacional), muitas vezes mal planejada começa com o famoso: “Ah… é só uma viagem rápida. O que pode acontecer?” 

Acontece! Não seja esse viajante. Parece até a próxima edição das dez mil versões do filme de terror premonição. 

Imprevistos acontecem e infelizmente acidentes também, então, o jeito é saber como evitar ou se preparar para surpresas quando o tema são as  melhores opções de seguro viagem internacional e nacional. Bora…

Seguro viagem internacional

Um exemplo muito comum e que já ouvimos de muitas pessoas é sobre os riscos de pagar uma conta absurdamente cara em um hospital nos EUA por exemplo, devido a acidentes ou surpresas relacionadas a saúde. E acredita, não são poucos os casos. 

Precisamos que você faça um exercício e se imagine fora do seu país de origem.

 Tudo é diferente, desde a cultura ao idioma, da política à economia. É uma realidade nova! Não existe SUS para você correr caso adoeça, cartão de crédito para você dividir em 1000 parcelas pode não ser uma possibilidade já que em outras culturas dividir no cartão, pode não ser usual. E por aí segue o fio com muitas diversidades e poucas similaridades. Às vezes até dentro do próprio país pode haver diferenças na forma como abordam as questões de saúde, como nos EUA. 

 A maneira que você pode se resguardar e ter um pouco mais de tranquilidade financeira para aproveitar a sua viagem, é garantir o seu seguro-viagem internacional para o seu próximo destino.

O Seguro na verdade é uma espécie de “contrato” entre você e uma empresa do setor que garante a cobertura em casos específicos. Se você pensar por uma linha muito ténue, os moradores e residentes de um país fazem descontos para terem acesso ao serviço de saúde (sem ir à realidade e às questões políticas). Você supostamente, é um custo extra que tem que ser coberto por alguém. Ou você vai pagar do seu bolso ou uma empresa, no caso a seguradora. 

Há seguros que não cobrem por exemplo doenças crônicas e tratamentos. Porque? Porque já existe uma doença pré-existente e que não deveria ser coberta por um seguro de viagem. Da mesma forma, uma gravidez ou questões relacionadas. Fica já o alerta. 

Leia com atenção as linhas pequenas do seguro, pontue o que você acha essencial e converse com o seguro. Coloque na mesa as necessidades básicas. Se você tem diabetes, por exemplo, pode precisar de alguns cuidados específicos. Garanta que há hospitais, clínicas e coberturas necessárias para casos de emergências.

 Anote e deixe claro que precisa de cobertura para aquela situação e não só, verifique o valor disponível para esse fim. Há sempre um teto máximo. 

 E para facilitar o seu entendimento dá só uma olhada o que geralmente o seguro viagem internacional contratado pode te assegurar em um outro país:

Cobertura seguro viagem internacional

  • Despesas médicas e hospitalares:

 Acidentes, imprevistos, falta de sorte, chame como quiser. O fato é que pode acontecer em uma simples caminhada às margens do Rio Sena. Um tropeção, uma queda, um braço quebrado, uma ferida aberta… qualquer uma delas vai te exigir uma consulta médica, provavelmente de emergência, que por norma têm valores diferentes das consultas programadas.

 Fora isso, você terá os custos com eventuais procedimentos como curativos, gesso, exames que também tem um custo e que no somatório pode arrebentar o plafond ou o bolso. 

Confirme quais as limitações do seu seguro de viagem quanto ao valor das coberturas, o que cobre e qual o limite de consultas ou de intervenção. Imagina que você quebrou o braço e será preciso colocar um parafuso ou uma fibra? Posso lhe dar um exemplo. Uma cirurgia dos joelhos em Portugal pode custar em torno de 3.500 e 5.000 euros, dependendo do material que será usado e da intervenção necessária. 

Seu seguro contratado cobriria algo desse tipo? Qual o valor da franquia que você terá que pagar? 10%? 15%? Um valor fixo. Você não vai pagar nada na consulta mas paga os procedimentos e custos com material? Mais uma vez, sugiro imprimir e marcar de amarelo as condições. Seguro morreu de velho e essa frase nunca foi tão apropriada. 

Lembre-se o seguro viagem internacional precisa cobrir as despesas médicas e hospitalares (no mínimo as básicas), o atendimento e os custos de hospitalização e internação. Veja o valor da emergência também! 
  • Doenças pré- existentes: 

Alôo viajantes com casos recorrentes e patalogoia pré existentes já definidas. Já estamos dando o papo para vocês se atentar na hora da contratação, assim como vários planos de saúde no Brasil, existem vários planos de seguro viagem internacional, portanto, na hora de contratar verifique se o plano escolhido atende a doença pré-existente que você tem. 

Alguns exemplos de doenças com planos de cobertura diferentes são: Diabetes, Hipertensão, problemas do coração e reumatismo. Aliás, outras dicas importantes relacionadas a preexistência de doença são:

– Verifique quais medicações ou equipamentos você precisa para levar e as devidas autorizações se necessárias para levar no avião

– Caso você precise de novas medicações ou novos equipamentos, no lugar de destino é fácil encontrar em qualquer farmácia? Sua receita do seu país de origem é aceita no país de destino? Verifique. Em Portugal, por exemplo, são aceitas as receitas brasileiras, mas algumas farmácias implicam. Vai da boa vontade de quem está te atendendo apesar de haver uma norma que valida tal aceitação. 

– O destino onde você vai apresenta condições climáticas e de conforto para a sua viagem? Muito calor? Muito frio? Opções de lugares para comer com comidas adaptadas? As atrações são adaptadas às minhas necessidades, ou colocam minha situação de saúde em risco? 

Não queremos que você deixe de viajar, pelo contrário, queremos que a sua viagem seja o mais confortável o possível e sem riscos para sua saúde. 

  • Gravidez: 

Gravidez não é doença, todos nós sabemos, mas todo cuidado é pouco durante a gestação e o seguro de viagem internacional precisa cobrir pelo menos as necessidades mínimas e os imprevistos relativos à gestação durante a viagem

É claro que tem regras e sugiro que ao contratar leia a cobertura do plano contratado. Caso esteja próximo do parto, confira a cobertura do plano e o limite do tempo de gravidez para embarcar. 

Costuma ter um mínimo e um máximo de semanas. Atenção a isso! A maioria dos seguros não cobrem despesas como parto, despesas com recém-nascido, exames previamente agendados, eventuais necessidades com neo-natal… leia as letras pequenas! 

Aqui vão umas dicas de sobrevivência para viajar grávida.

  • Prática amadora de esportes: 

Essa cobertura é bem útil por sinal, há viajantes como nós, que costumam ser bem aventureiros quando se trata de aproveitar a viagem. 

Surgem sempre aqueles passeios como uma aula de surf, escalada, patinagem, Canoying, e alguns viajantes são até audaciosos – como nós, que vão logo ter uma aula de surf na Praia da Nazaré ( a famosa praia portuguesa das ondas gigantes), por exemplo. 

Para isso, o seguro de viagem é mesmo necessário. E claro, se você é daqueles que gostam de esportes beeeem radicais, leiam nas entrelinhas do plano escolhido para garantir a cobertura do esporte que você pretende praticar durante a viagem. 

Há seguros que não cobrem certos níveis de aventura. Há casos, que é necessário um seguro específico para a prática de algumas atividades. E sinceramente, melhor não arriscar. Você não precisa de um seguro milionário como um esportista profissional, mas se você vai praticar escalada, fé em Deus e seguro na mão. 

  • Despesas odontológicas: 

Dente não tem hora nem lugar para doer, pode acontecer durante a viagem, e nesse caso algumas modalidades de seguros de viagem internacional cobrem problemas como dente quebrado, cárie e crise causada por doença pré-existente. 

Por exemplo, uma cárie pode causar infecção e ser necessário um antibiótico, ou você ter problemas com um aparelho, ou com um protetor de bruxismo… tem que se preparar para eventuais necessidades. 

Há equipamentos, com a placa de bruxismo que é feita sob encomenda. Imagina você no Tahiti a precisar de uma placa dessa? Veja os detalhes sobre orteses e proteses dentarias. 

  • Traslado médico:

 Nós nunca sabemos a gravidade do problema que pode nos ocorrer e em caso de acidentes que necessite uma ambulância e até um helicóptero para a locomoção do acidentado, o seguro viagem internacional precisa cobrir esses custos.

 Claro, parece uma situação muito hipotética e distante, que nunca vai acontecer, mas pode acontecer.

Quer um exemplo simples? Imagina que você está numa estância de Ski lá nos Alpes e sofre um acidente lá em cima? Olha quantas variáveis existem: Seu seguro internacional cobre essa atividade? Precisa de um resgate por helicóptero, está incluído? A própria atividade tem um seguro incluído? Qual cobre o que? Parece que não, mas quando precisamos, descobrimos a necessidade de ter todas as questões claras. 

Atendimento médico - seguro viagem internacional - BVML
  • Regresso ao país de Origem:

 Infelizmente quando estamos em outro país ficamos à mercê das situações que ali podem ocorrer. Exatamente como quando saímos de casa para trabalhar. E caso haja problemas mais graves, que tenham a necessidade do retorno do viajante ao país  de origem para continuar tratamento médico, o seguro viagem internacional cobre os custos.

 Confirme esse ponto e quais são os requisitos para que essa viagem de retorno aconteça. Há sempre condicionantes e regras a se comprir. Se não, toda a gente que torce o pé solicita regresso ao país de origem e não compra a passagem de volta. Seguro não é bobo, pelo contrário, seguro é seguro por algum motivo. 🙂 

  • Morte e invalidez: 

Infelizmente pode acontecer! Portanto, em casos de morte por acidentes ou invalidez o seguro cobrirá alguns custos do traslado e das partes processuais.

 Mas leia com atenção. Velórios e enterros são efetivamente coisas caras, ainda mais quando incluem a morte fora do território de origem. Infelizmente também, vemos muitas famílias pedindo ajuda na internet para conseguir trazer o corpo de um familiar de outro país. À toa não é. Se resguarde. E mais não falamos, esse é um assunto delicado e só quem passa sabe. 

Parte dessas coberturas para muitos são um pouco óbvias, mas não deixam de ser necessárias, entretanto, há outras poucas situações conhecidas e atendidas por alguns planos, como: 

  • Despesas farmacêuticas
  • Perda ou atraso de bagagem
  • Atrasos de voos
  • Fisioterapia
  • Assistência jurídica em casos de acidentes de trânsito
  • Convalescença em hotel
  • Repatriação de menor
  • Hospedagem de acompanhante e passagem aérea de acompanhante

É claro que existem cláusulas muito específicas para o cumprimento dessas coberturas, ainda assim não deixa de ser mais segura para você durante sua viagem. Se algum ponto destes é imprescindível para você, veja as entrelinhas e leia com atenção. 

Curiosidades sobre seguros de viagem

Nós como não gostamos de polêmica, já vimos jogar algumas sementinhas esclarecedoras da discórdia no mundo das viagens e seguro viagem internacional, confere só 😂

Seguro Saúde x Seguro de viagem

Há algumas diferenças nos serviços popularmente conhecido nesse meio que são o seguro saúde e o seguro de viagem, ambos estão relacionados com a cobertura de imprevistos e acidentes, entretanto, o seguro saúde está relacionado apenas a questões de saúde já o seguro de viagem, já tem uma cobertura mais ampla no que se trata da saúde e dos acidentes que o viajante pode sofrer enquanto está em outro país. 

Ou seja, há aqui uma conexão, por assim dizer, com uma rede de suporte, hospitais, clínicas, farmácia, provedores de serviço de seguros locais e outros que nem nos passam na cabeça. Além de cobrir outros problemas conectados ao viajante durante a viagem.

Let’s Travel!________________________________________________________________

Skyscanner 1

Buscador de passagens aéreas

rent carts

Buscador de aluguel de carro barato

booking.com

Hospedagens incríveis à sua maneira

Civitatis 1 1

Atrações turísticas no mundo todo

Seguro viagem gratuito

Meu cartão de crédito tem cobertura de seguro viagem internacional, então não preciso contratar, não é? Não é bem assim.

Agora é o momento que você precisa analisar bem as entrelinhas. Na grande maioria das vezes, os seguros de viagem disponíveis nos cartões de crédito, exigem do viajante que efetuem a compra das passagens aéreas através deste mesmo cartão, mas isso depende muito do cartão de crédito e do serviço ofertado. 

Alguns cartões como o MasterdCard Black, realizando esse mesmo processo, o viajante pode garantir uma cobertura de até 150.000 dólares em uma viagem internacional em caso de acidentes. Já o visa platinum por exemplo, em uma das coberturas no caso de despesas médicas e hospitalares poderá cobrir cerca de 50 mil dólares..

Nossa sugestão aqui é realmente fazer o trabalho chato de pesquisar, e ver se realmente optar pelo seguro do cartão de crédito é realmente interessante para o tipo de viagem que você fará, já que as vezes pode ser uma “economia porca”,  visto que se precisar de fato dos serviços no exterior sua cobertura poderá ser limitada a um budget inferior aos seguros de viagem internacional disponível no mercado.

Outra opção gratuita, porém limitada ao país de destino é o PB4! Esta oferta do governo brasileiro está disponível aos nacionais ou naturalizados que tem como destino: Portugal, Itália ou Cabo Verde, o direito à assistência médica pública nesses países, apenas com esse certificado emitido e com uma validade de 1 ano. Ele leva cerca de 30 dias para ser emitido. Às vezes sai antes, às vezes não. Faz com prazo!

Mas tem alguns requisitos para ter direito ao PB4 também chamado de CDAM ou PT-BR/13.

  • Cidadão nato / naturalizado brasileiro e seus dependentes;
  • Maiores de 18 anos (menores de idade serão inseridos como dependentes do solicitante);
  • Menor com 16 anos que possua a Declaração de Emancipação;
  • Cidadão estrangeiro residente no Brasil (desde que possua os documentos exigidos e comprove contribuição previdenciária, mesmo com destino à Portugal).

Para os servidores públicos: 

Por ser um Acordo Previdenciário, ou seja, um benefício concedido aos trabalhadores que contribuem ou contribuíram com a PREVIDÊNCIA SOCIAL (INSS), esclarecemos que este favorecimento não seria estendido ao SERVIDOR PÚBLICO, regido pela Lei 8.112/90, tendo em vista não efetuar o desconto à previdência social. Porém, é permitido ao cidadão nato / naturalizado brasileiro a obtenção do Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM, desde que efetue o pagamento individual de uma Guia de Previdência Social – GPS, adquirida no site do INSS.

 Pode assinalar o campo “Contribuinte Individual/Segurado Especial/Facultativo” e anexar a guia juntamente com o comprovante do pagamento sem atraso.

Ou seja, se você for servidor público, compare a taxa do governo a um seguro particular. Mas lembre-se, só cobre estes três países citados acima. Se você for para outra, a cobertura não te servirá de nadinha.

Seguro Viagem Internacional para estudantes 

Além do PB4, como falamos acima, há empresas que fazem seguros específicos para estudantes em intercâmbio ou Erasmus ( estudantes europeus, deslocados do seu país de origem para estudo). 

A maior parte deles cobre mais ou menos as mesmas coisas. Consultas, medicação, hospedagem do familiar, bagagem extraviada e outros seguranças comuns. Se você precisa de uma consulta específica, fale com um consultor Real Seguros e explique a sua necessidade. 

Algumas empresas muito conhecidas como a Allianz, oferece por exemplo dois tipos de seguro: Standard Upgrade e eles oferecem cada um com suas limitações, outros tipos de soluções: Adiantamento de cauções no estrangeiro, assistência jurídica no estrangeiro, artigos de primeira necessidade, bilhete de avião de ida e volta de um familiar e por aí vai. Já é um seguro mais completo! 

Inclusive, a instituição de ensino que vai te abrigar, pode te obrigar a ter um seguro para te dar uma autorização para tirar o visto ou documento para se mudar para aquele país. Confirme com essa instituição também, quais são os requisitos básicos para um seguro “obrigatório”. 

Como e onde contratar um Seguro Viagem Internacional

Somos bem curiosas e não gostamos de levar gato por lebre, então, vocês podem imaginar o quanto pesquisamos antes de entregar qualquer dica aqui para vocês, certo?!

E o nosso ponto aqui é entregar a ferramenta para vocês continuarem a busca e analisarem qual se encaixa melhor para o tipo de viagem que vocês pretendem realizar. 

Atualmente, indicamos para os nossos leitores o mecanismo de busca da Real Seguros. Isso porque a Real Seguros é parceira e conta com as melhores seguradoras do mercado e com diferentes planos e coberturas, facilitando para o viajante encontrar uma opção que realmente atende as necessidades dele. 

Seja ele um garotão de 20 anos fazendo um mochilão pela europa ou uma senhora na sua melhor idade fazendo um Tour pelo Dubai. Há opções para todos e você já pode começar a pesquisar por aqui o seu próximo seguro viagem internacional no mecanismo de busca da real.

Dicas Bônus 

Uooooool, depois de tanta informação séria para montar sua viagem já dá para respirar aliviado, não é?! Contratar seguro é rápido e fácil além de ser mais uma segurança para você. Depois conta para a gente o que achou da dica. E aproveita muito!

As melhores soluções para viajar!

➡️🟢Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!

➡️🟢 Vai de ônibus ou autocarro? Experimente a Flixbus.

➡️🟢 Hospedagem perfeita? Excelentes opções aqui!

➡️🟢 E não se esqueça do Seguro viagem. Em alguns países é obrigatório! ⚠️

“Na realidade, estou interessado em obter um roteriro personalizado.” Entre em contato com a gente 😀 [email protected]

Seguro Viagem Europa
Quem aí gosta de perrengue chique? Nós não, mas acontece muito! E o tema é seguro viagem internacional. Vem que tem história…