Aprenda como usar o incrível método SMART para planejar a sua próxima viagem!

Descubra aqui como começar a planejar sua próxima viagem usando o objetivo SMART. Ficou curioso? Só vem…  

Aaaah… Praia, sol, mar, Aurora Boreal, imigração, passeio de balão na Capadócia, intercâmbio, mochilão na América do Sul… 

“A blogueirinha surtou!” Só que não. Maneira estranha de começar um texto, não é?! 

A verdade é que muitas vezes quando pensamos em viajar ou imigrar, nossos pensamentos são confusos e geralmente a nossa empolgação leva o melhor de nós, deixando o planejamento e a viabilidade dessas viagens cada vez mais distantes da realidade, isso porque, estamos imersos em algo que queremos e não analisamos se podemos.

Falar em planejamento, me faz lembrar uma frase popular brasileira: “É fácil falar, difícil é fazer…”. Concordo em partes com esse ditado popular e por isso, vamos entrar no “mood” profissional e te mostrar como simplificar o planejamento e como usar o método SMART para começar a planejar a sua próxima viagem.

Como começar a planejar ( ou planear) a sua próxima viagem

Ao contrário do que muitos pensam, planejar uma viagem não começa e nem se resume a buscar preços de serviços e produtos que você acha ser necessário e, tentar enquadrar toda essa busca em um determinado orçamento. 

O primeiro passo que você precisa dar ao planejar a sua tão sonhada viagem é definir o seu objetivo. 

E não, seu objetivo não poderá ser apenas viajar, do contrário, o seu resultado muito provavelmente será uma viagem com custos altos e nada atrativa. Traçar o seu objetivo para sua viagem é entender todos os pontos necessários e importantes para você realizar “aquela viagem” sem causar dúvidas ou ambiguidades.

A dica master que dou neste tópico é: Comece a responder perguntas para entender suas necessidades, seus desejos e sua realidade. O autoconhecimento fará toda a diferença quando você precisar definir seu objetivo SMART e começar a planejar a trip!

Uma pergunta muito importante, que não pode ser esquecida é:

  • “Quem irá viajar?”. 

A pergunta pode parecer óbvia, mas na realidade não é. A resposta pode incluir mais pessoas além de você e se esta for a sua situação, você precisa levar em consideração a opinião e os desejos dos demais, afinal, eles também são “interessados” em fazer deste planejamento um sucesso. Imagina que uma das suas companhias é um bebê, uma criança ou uma grávida? Vai ter mudar o mood da viagem, sinto lhe informar.

Mas antes de tudo, vamos a um pocket teórico, prometo que é rápido!

Como usar o 5W2H para encontrar suas respostas

Para ajudar a elaborar as perguntas e te auxiliar neste processo de autoconhecimento, você pode usar uma ferramenta muito usada na gestão de processos e nos departamentos de  qualidade, e na minha opinião uma das mais úteis no quesito agilidade, conhecida como 5W2H. 

A ferramenta 5W2H é uma ferramenta ou um metódo muito aplicado na resolução de problemas e para eliminar quaisquer dúvidas na sua ideia ou projeto. Os “5W” e “2H” tem como referência a primeira letra de pronomes interrogativos da gramática americana, os quais são descritos como: 

5W – (What, Where, why, when, who)

2H – (How much, how many)

Em bom português, o significado das palavras referente às iniciais, pode ser aplicado no nosso contexto, para encontrar algumas respostas e compor o seu objetivo. 

Confira algumas ideias para te inspirar:

O que você vai fazer? 

Imigrar, fazer um intercâmbio, cursar um nível superior em outro país, um gap year ou um trabalho voluntário em Ongs no exterior… Percebe quantas opções há para essa pergunta?! Definitivamente, quando se trata de turismo ou viajar, as opções são diversas. Analise bem qual é a sua.

planejamento viagem usando objetivo SMART -bvml

Para onde você vai? 

Aqui, nós abrimos um leque de destinos, afinal o mundo é realmente grande. O importante é você ser específico e não ser vago. Afinal, ir para os EUA é uma resposta, mas as possibilidades do famoso sonho de ir para o Tio Sam, são inúmeras e quanto mais específico você for, mais controle e planejamento você vai ter. 

Por que você vai? 

Quais são seus reais motivos para viajar? Isso com certeza vai te ajudar a fazer as melhores escolhas quando começar os preparativos. Imagine que em uma situação hipotética sem covid ( eu ouvi um amém?!), você queira viajar para ir a um festival de música, estilo Tomorrowland. Pensando neste grande festival com longas horas de duração, você provavelmente não deveria reservar acomodações tão caras com diversos benefícios, afinal, você passará a maior parte do seu tempo no festival e não no hotel. Já fica aqui uma dica! 

Quando você vai viajar? 

Definir as datas e o seu cronograma poderá fazer toda a diferença para o seu planejamento, e claro, para as suas economias. Se você tem o seu cronograma definido, você pode conseguir reservar acomodações ou comprar passagens aéreas por exemplo por um preço inferior.

viagem em grupo - objetivo SMART - bvml

Quem vai viajar? Se você viajar sozinho, tudo bem, todas essas perguntas precisam ser respondidas por você, porém, se houver mais pessoas envolvidas não se esqueça de considerar a opinião do “amiguinho”, pois, pessoas e gostos são diferentes. O que você acha ideal pode não ser para o outro. E isso vale para miúdos e graúdos, como dizemos em Portugal. 

Quanto você vai gastar na viagem? 

Provavelmente, você deve ter em mente o quanto você poderá gastar ou o quanto você consegue juntar para realizar esta viagem e querendo ou não, essa é uma informação que não pode faltar, então especifique já com o máximo de detalhes possíveis. 

 Quantos dias você pretende viajar? 

7 dias, 15 dias ou um mês?! As opções são diversas e a resposta irá afetar diretamente outras variáveis, como por exemplo o custo da sua viagem e as possibilidades de completar sua lista de destinos.

Se você ainda se sentir inseguro para elaborar essas questões, você pode usar o answer the public para analisar o que as pessoas mais estão pesquisando sobre o assunto do seu interesse, neste caso viajar, caso faça sentido para você, não deixe de incluir esses questionamentos e respondê-los.

Depois deste tópico, acredito que você tenha um mini texto informativo, munido com todas as respostas necessárias para compor um objetivo SMART.  Então, que tal você entender o que é o método SMART?!

O que é o método SMART

Objetivo SMART - BVML
Objetivo Smart

Se eu pudesse definir o método SMART em minhas próprias palavras, eu descreveria como uma ferramenta chave para organizar seus planos, isso porque, ao invés de você possuir um monte de ideias e “achismos”, com o auxílio do método SMART, você será capaz de traçar metas e objetivos SMART com clareza, foco e a motivação que você precisa para alcançar seus objetivos.

Ainda melhor do que alcançar os seus tão sonhados objetivos é ser capaz de planejar e ser assertivo sem a necessidade de ferramentas especializadas ou treinamento. Com o método SMART não tem erro. É fácil de aplicar e pode ser usado por qualquer pessoa em qualquer lugar. O que você precisa é entender o que significa cada sigla do método SMART e aplicá-la quando você precisar planejar e atingir seus objetivos.

Teoria e prática. Nada melhor do que exemplos reais para fixar uma ideia, não acha?! Que tal colocar a mão na massa e aplicar o método SMART para definir seu objetivo SMART para a sua próxima viagem.?! Confira o próximo tópico, que te explico como. 😉

Como criar um objetivo SMART para planejar sua viagem

Pois então, nada é aleatório neste blog, agora é hora de você pegar as suas anotações para começar a desenvolver o seu objetivo SMART sobre a sua próxima viagem.

Específico do objetivo SMART

Para a primeira letra do método SMART, você precisa entender todas as informações que você reuniu até agora sobre a sua próxima viagem, e então responder: O que torna esse objetivo específico, ou melhor único.

 Aqui você precisa ser categórico e fornecer informações suficientes para que não haja mal interpretações, por outros que possam a vir te ajudar com o planejamento no futuro, ou até mesmo para você não se confundir durante o seu planejamento.

Mensurável do objetivo SMART

A segunda letra do método SMART, acredito ser uma das mais importantes, digna de uma atenção especial. O termo mensurável nada mais é do que uma métrica que você usa para medir alguma coisa.

Nesta etapa, você precisará identificar as métricas que são importantes para a sua finalidade, então vamos pensar: “O que faz essa suposta métrica mensurável?”, o dinheiro que será gasto para executar o planejamento, pode ser uma métrica neste caso. Indo mais além na análise das métricas, você pode ter uma métrica para medir o sucesso do seu planejamento, como por exemplo, estipular um orçamento para a sua viagem, ou seja, se você define um orçamento para a sua viagem em R$ 10.000,00, para alcançar o sucesso do seu objetivo SMART você precisa conseguir fazer a viagem de acordo com o seu planejamento e não gastar mais do que o valor informado. 

Alcançável do objetivo SMART

O termo “alcançável” do método SMART, o próprio nome já diz muito. E eu preciso reforçar. Você precisa ser realista com o seu objetivo, afinal, tem algumas situações humanamente impossíveis de se completar em um objetivo. 

Um exemplo totalmente contextualizado: Você tira 10 dias de férias, vivendo no Brasil, você decide viajar e fazer um Tour Europeu. Seu desejo é visitar no mínimo 15 países com tudo o que tem direito. Eu nem preciso dizer que isso foge da possibilidade, não é?! O bom senso é um aliado nesta etapa, não o perca.

Analisando as suas anotações iniciais sobre o autoconhecimento da sua viagem você precisará identificar: “Este é um objetivo razoável de ser alcançado?”,  “Como ele poderia ser alcançado?”.

Relevante do objetivo SMART

Neste termo “Relevante” do método SMART, você precisa identificar se faz sentido para você e se esse objetivo realmente fará alguma diferença. Um exemplo disso, caso esse objetivo SMART que você está desenvolvendo for sobre planejar realizar um curso superior no exterior, por exemplo, com certeza um diploma internacional fará diferença no seu currículo e poderá destacar você, entre milhares de outras pessoas no mercado de trabalho, logo, pode-se dizer que este seria um objetivo relevante.

Tempo limite do objetivo SMART

Nada é eterno meus caros e o tempo importa. Este termo basicamente é sobre um prazo claro. Informações como quando você irá viajar, quando precisa voltar e muitas outras que você pode definir em um cronograma no planejamento para a sua viagem, mas aqui, durante a definição do seu objetivo, estipule “quando” e “até quando” você estará viajando. Acredite irá facilitar imenso no seu planejamento.

Objetivo SMART

objetivo smart - bvml

Agora é só finalizar suas anotações, compilando essas informações em um objetivo SMART, e então você tem o seu Norte! Nós, claro, fizemos o nosso objetivo para uma viagem em 2022.

Objetivo comum: Viajar para a Capadócia.

Objetivo SMART: Fazer uma viagem de 7 dias para a Turquia entre Setembro a Outubro de 2022, para conhecer a Capadócia e passear de balão. A viagem deverá ser patrocinada pelo blog, documentada para produzir conteúdo, contemplar visitas aos pontos turísticos e a cultura turca e não ultrapassar o orçamento definido. (O ideal seria colocar um valor, porém, ainda não fizemos muitas pesquisas para saber um valor viável.)

Percebe a diferença entre os objetivos?! O objetivo SMART fornece um bom começo para um planejamento, logo, você poderá ir atrás de produtos e serviços de uma maneira certeira, isso porque, você definiu tudo o que você deseja dessa viagem

O que nos deixa o próximo tópico, nossa dica pessoal de serviços e ou produtos que podem ser do seu interesse ao planejar sua próxima viagem

Dicas de serviços para economizar na viagem

Hospedagem

  • Airbnb 
  • Booking 
  • Trivago

Agência de viagem 

  • Agência De Mochila Pronta 

 Encarar um planejamento por conta própria  de uma viagem pode parecer assustador, às vezes, nosso espírito aventureiro falha. Caso esta seja a sua situação, você pode conferir aqui um post completo de uma entrevista feita com a agência mochila Pronta e posteriormente fazer uma cotação com eles.  O seu objetivo SMART com certeza vai ajudá-los a fazer um planejamento personalizado para você.

A4oPhbwVMWEoFqqwkHDJrTIeNKi7ERRuOF3V5 yPsS4jWQBz8RD khjXE1g4IkEIG0rJdsL4wY01z1rbo1dFDublnIOsxAsKeWlQreM0pYIPHcWQ H5EFP7GSPtFLA

Passagens aéreas baratas

Antes de comprar, pesquise a melhor opção. Confira aqui, um post completo sobre como encontrar passagens aéreas baratas. 

Algumas dicas de empresas aéreas na Europa

Aluguel de carro

  • RentCars 

Dá sempre jeito ter um carro à disposição e no caso de alguns destinos então, é quase indispensável, para ser sincera.  Então aqui vai a nossa dica de parceiro que é conhecido no mundo inteiro, inclusive. 

Seguro de viagem

Se o seu destino é internacional é melhor garantir o seu seguro de viagem e evitar algumas situações desagradáveis que possam ocorrer. 

Aqui você pode conferir o post que fizemos sobre seguro de viagem.

Atrações turísticas

Eu não sei que tipo de turista você é, mas se você gosta de fazer passeios guiados durante sua viagem. Então, nossa dica é a Civitatis.

A empresa possui diversas opções de passeios turísticos ao redor do mundo, com guia  totalmente em português, ou seja, menos um problema com o idioma do país de destino. Você poderá conhecer os principais pontos turísticos e também saber mais sobre o passeio, na sua língua materna, o português.

Inclusive você pode conferir um post completo sobre uma entrevista que fizemos com a civitatis aqui. 

Spoiler: Existem tours gratuitos em várias partes do mundo! 

Produtos para viajar

O seu destino, provavelmente, vai definir a necessidade de comprar alguns produtos mais específicos. Tratando se de comprar produtos para viajar, vamos deixar aqui alguns tópicos com temas e lojas que podem ser do seu interesse.

  • Malas para viagem 
  • Produtos para acampamento ou esportes
  • Roupas térmicas
  • Casacos 
  • Cosméticos

Transporte terrestre

  • Flixbus 
?c=27395&m=1245698&a=313537&r=&t=html
  • Passe lisboa viva;

*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

E não se esqueça do Seguro viagem!!

Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!

Vai de ônibus? Experimente a Flixbus.

WhatsApp Image 2021 08 20 at 10.39.59

Mais algumas dicas