Por que você precisa conhecer o Museu nacional do Teatro e da Dança de Lisboa!

Há datas que são especiais e fazem parte da nossa vida e da nossa história: O Dia mundial da Dança é um desses dias. Sempre me envolvi com a música, com o teatro e a com a dança, desde muito pequena. 

Então vai aqui uma homenagem e uma dica de visita para conhecer um pouco mais sobre esse universo em Portugal: O Museu do Teatro e da Dança em Lisboa. 

Dia Mundial da Dança

O dia mundial ou internacional da dança foi criado pelo Comitê Internacional da Dança – CID da UNESCO em 1982, ou seja, há 28 anos atrás. 

Quanto ao porquê da escolha da data, vou resumir literalmente o que encontrei no amigo Google: “ A UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.”

( Eu não saberia explicar isso tão bem. Parabéns a quem escreveu no Wikipedia). 

Explicar a importância da dança no contexto sociocultural brasileiro e ao redor do mundo eu sei explicar com propriedade.

Sou filha de professora e enteada de bibliotecário. Cresci mergulhada em museus, festivais de música, de teatro e de dança. 

Foram incontáveis as apresentações que fui em família, as apresentações que participei com minha mãe coordenando e ensaiando e participei de inúmeras aulas onde a música e a dança foram usadas para debater temas como violência e sonhos. 

WhatsApp Image 2020 04 26 at 17.40.31

A dança para mim, sem nenhuma teoria ou base acadêmica, significa a expressão mais sincera da alma, dos sentimentos e daquilo que está latejando dentro de nós. 

Nunca me esqueci das minhas primeiras apresentações de teatro e de dança, eu me sentia tímida. Acredite se quiser!

Hoje me lembro com carinho de cada apresentação, de cada ensaio, de cada canção de cada emoção que era ouvir a música tocar, decorar os movimentos, sentir meu corpo livre. 

Sou uma defensora da dança e das artes com toda as minhas forças. 

Museu Nacional do Teatro e da Dança de Lisboa

O Museu nacional do Teatro e da Dança estão juntos e ficam na freguesia do Lumiar. Tem metrô lá pertinho e dá para ir à quinta das conchas depois – Ou antes. Como preferir!

Ao lado MDTDD – Apelidei assim mas não sei se realmente usam a sigla, está o Museu do Traje

IMG 0204 1 scaled

O que acontece é simples, ambos os museus ficam dentro de uma antiga propriedade de veraneio do século XVIII: o Palácio Monteiro-Mor que pegou fogo há alguns anos e depois da reforma deu lugar aos museus.  Entre os museus você encontra os Jardins do Parque Botânico do Monteiro-mor que tem, inclusive, uma cafeteria. 

Confesso que nunca fui nesse café mas no dia que fui a primeira vez ao Museu do Traje, vi uma festa de batizado sendo realizada lá. Então, suponho que seja bom. Além do mais, a vista de lá é linda. 

Segundo informações oficiais, a coleção do museu começou a ser construída em 1979 e tem mais ou menos 250.000 peças no acervo geral. 


A grande questão aqui é que o museu está misturado em duas temáticas: Teatro e Dança. 

Você encontra por lá artigos de cenários, camarins montados, história de grupos de dança nacionais e internacionais, joias usadas pela cantora famosa e de Fado, Amália Rodrigues, cartazes anunciando concertos, discos, pinturas…

Sendo muito sincera, o acervo é interessante mas ainda é muito pequeno e sinto falta de mais detalhes e mais curadorias dedicadas apenas à dança.

Por exemplo, gostaria de chegar no Museu e conhecer muito sobre rancho folclórico português. Acompanhei um grupo típico de Leiria em apresentações cerca de 1 ano por Portugal e aprendi muito sobre as raízes da cultura portuguesa através da “dança do rancho”

A verdade é que o museu até Janeiro de 2015 era apenas museu do teatro, ou seja, foi anexado o acervo sobre a dança muito depois da abertura do Museu – que foi em 1985.

Das informações que coletei também, o museu é especializado em artes do espetáculo

Há uma parte bem legal e que recomendo sobre a companhia Ballet Russes, que desembarcou em Lisboa em dezembro de 1917 vindos de Madrid. A sede da companhia era em Paris mas de origem Russa. 

A companhia é considerada um marco para o ballet contemporâneo. 

Outros destinos em >>> Portugal <<< Bem aqui ohoo!!

Dicas e Informações

  • Preço: 4 Euros 

Para residentes em Portugal o Museu Nacional do Teatro e da Dança de Lisboa é de graça todo domingo até às 14h.

Confere aqui outras opções de desconto

  • Bilhetes Circuito

Monteiro-Mor: Museu Nacional do Teatro, Museu Nacional do Traje e Parque do Monteiro-Mor – 6,00 €

  • Horários 

Museu: Terça a domingo, das 10h00 às 18h00.

Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 10 às 17.00h, primeiro e terceiro sábado do mês das 10.00 às 13.00h.

Encerrado à segunda-feira, e nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro

  • Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida

Rampas de acesso, elevador e instalações sanitárias adaptadas.

  • Como chegar

Você pode pegar o ônibus 703 que para mesmo pertinho, ou então pegar qualquer ônibus que pare próximo à Quinta das Conchas ou na Alameda das Linhas de Torres, próximo ao Centro Comercial do Lumiar e andar um pouquinho a pé. 

  • Metro: Estação do Lumiar (linha amarela)

Não poderia deixar de citar no meu texto um comentário muito rico de uma das nossas seguidoras do Instagram que comentou sobre o projeto dela relacionado à dança e sobre outras referências importantes de museus e projetos. Confere aí: 

@portalmud – O projeto da seguidora Talita Bretas que divulga a dança e a beleza que existe nela. Vale a pena ir dar uma fuçadinha! 

@museodedanza – Um Acervo digital no instagram que mistura arte e dança com legendas que contextualizam cada postagem e demonstram a beleza de cada movimento do nosso corpo. 

 @dansmuseet –  Coleções exclusivas de roupas, artes visuais e objetos relacionados à dança e teatro de todo o mundo. Exposições, programas, lojas e bistrôs. Em Sueco! 

@phlpmd – Museu de Dança da Filadélfia

 @dancemuseum – Página oficial do Museu Nacional de Dança, New York! 

 @museum_of_dance – Lançamento do primeiro museu interativo, arquivístico e de dança ao vivo do mundo em São Francisco.

 @museomexicanodeladanza – Museu Mexicano de Dança, Museu Virtual, dedicado à conservação e difusão da dança no México.


E não se esqueça do Seguro viagem!!

Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!

Vai de ônibus? Experimente a Flixbus.

*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Quer viajar mais? Cadastre-se aqui e não perca nenhuma dica:

Por que você precisa conhecer o Museu nacional do Teatro e da Dança de Lisboa

Mais algumas dicas