10 opções SENSACIONAIS de hospedagens e hotéis na Serra da Estrela

Dignos de roteiro de filme, separamos opções instagramáveis de hoteis na serra da estrela para você se hospedar, tirar fotos memoráveis e aproveitar um fim de semana na neve em Portugal!

Dignos de roteiro de filme, separamos opções instagramáveis de hotéis na Serra da Estrela para você se hospedar, tirar fotos memoráveis e aproveitar um fim de semana na neve em Portugal!

Por aqui, nós realmente pensamos em tudo e estava faltando esse super post para você completar o planning da sua trip para a Serra da Estrela. 

Já falamos como chegar, o que fazer e até onde se hospedar…

Mas já passaram alguns anos desde a primeira vez que lá pisamos. Já era tempo de dar uma dica atualizada e trend! 😉

Sem mais conversas, bora descobrir o que preparamos para vocês? 

E vamos começar a dizer que a Serra da Estrela é um dos poucos destinos com neve em Portugal. Verdade! 

Por lá o mood é um pouco diferente da costa portuguesa onde encontramos maravilhosas praias, mar e muito sol. 

Trocamos o clima de verão Europeu pelo nariz congelado e pelo skibunda (para os sem muita coordenação motora. A visão é de uma serra coberta de neve, foundees um bom vinho, e quem sabe esquiar?!

O fiim de ano, por norma inverno – sei lá né, anda tudo doido, é o período que mais atrai turistas de todo o lado. E com essa chuvalhada de turistas, curiosas, famílias e crianças, as hospedagens e reservas, voam. Se deixar para reservar muito em cima da temporada de ski que começa por volta do dia 10 de dezembro (isso em 2023, mas não foge muito a esta data),  algumas opções de Hoteis Serra da Estrela para você reservar e já garantir sua estadia em um dos lugares mais bonitos de Portugal, PODE NÃO ESTAR DISPONÍVEL! 

Por isso, recomendo ver logo as nossas sugestões, conferir com carinho e fazer a reserva.

Obs: Pelo booking é possível cancelar sem penalização! Verifique as condições de cada estabelecimento*

O parque e a Serra da Estrela

É aqui que você vai encontrar o ponto mais alto de Portugal continental com 1993 metros de altitude junto a famosa Torre da Serra!

Lembra quando falamos sobre a Gruta de Mira De Aire? Se não leu ainda, já corre lá e dá uma conferida.

A Gruta encontra-se na mesma cordilheira da Serra da Estrela dentro do sistema Montejunto-Estrela. Simplificando, esta cordilheira atravessa Portugal diagonalmente o país e encontra-se na zona centro do país. 

Torre Serra da Estrela em Portugal - Hoteis serra da estrela - BVML
Geopark estrela
 Serra da Estrela em Portugal - Hoteis serra da estrela - BVML
Geopark estrela

A serra pertence ao Parque Natural da Serra da Estrela – PNSE, que se tornou a maior área protegida de Portugal em 1976. A nível de ocupação territórial, 85% da serra pertence ao distrito da Guarda e 15% no distrito de Castelo Branco.

São 88 295 hectares considerados como reserva biogenética e que efetivamente são muito ricos em fauna e flora. Há presença de animais como lontras, lobos, raposas e javali e na fauna, elementos únicos da região. Não posso deixar de falar do Cão Serra da Estrela que já tive o prazer de conviver com um. Cão pastor, muito protetor, peludo e enorme mas muito carinhosos. Outras espécies subaquaticas na serra, só conseguem existir devido as condições existentes e conservadas neste lugar. Não existindo em lugar nenhum do mundo.

É o que os especialistas chamam de espécies e subespécies endémicas. A dificuldade de ocupação por parte dos humanos também ajuda na preservação da espécie. É triste, mas é verdade! 

animal Serra da Estrela em Portugal - Hoteis serra da estrela - BVML
Biodiversidade Serra da Estrela
Floera Serra da Estrela em Portugal - Hoteis serra da estrela - BVML
Biodiversidade Serra da Estrela

Na herança gastronômica não poderia ser diferente, o queijo da Serra da Estrela é único e típico da região. Não há quem não pense num bom queijo e não se lembre deste! 

São cerca de 375km de trilhas para percurso a pé, de cavalo ou bike. Sugiro para os aventureiros a Rota das 25 lagos ou Trilha do Viriato. Também muito conhecida! Mas recomendada no verão ou em dias mais quentes.

Não menos importante, três dos principais rios portugueses nascem na Serra da Estrela: O Mondego, o Zêzere e o Alva. (O mondego tem muita história na minha vida quando morei em Coimbra <3). 

Se quiser mais informações técnicas, eu sou dessas curiosas, veja aqui no site oficial do ICNF –  Instituto de Conservação da Natureza e das florestas.

No mapa abaixo você encontra as bolinhas numeradas com os pontos turísticos habituais recomendados e outras informações importantes para a deslocação pela serra. Atenção as estradas e percursos de terra batida no inverno.

Mapa Serra da Estrela em Portugal - Hoteis serra da estrela - BVML

E para ficarem com um gostinho de quero mais, no mês de junho acontece a Festa da Cereja do Fundão que é muitooooooo famosa. Mas nessa época não tem neve, é natureza, sol gostoso e e cerejas.

Geopark Estrela 

Diferente do PNSE – Parque nacional da Serra da Estrela, o Geopark é uma nomeação da UNESCO e classifica zonas de importância geológica que contribuem para o estudo, devem e são preservadas pelos países e pela própria entidade. 

Atualmente existem 195 Geoparks no mundo em 48 países e pasmem, em Portugal são 5: Serra da Estrela, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Naturtejo

A zona do Estrela Geoparque é mais ampla que a região oficial do Parque natural da Serra da Estrela, considerando 9 municipios ao entorno da Serra:  Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia

Por isso, é comum as pessoas se hospedarem e até mesmo considerarem todo este entorno como sendo parte integrante da própria serra. 

No site oficial do Geopark tem inclusive um guia completo do que fazer, experimentar, meteorologia. Fiquei surpresa quando encontrei o site e comecei a explorar.  

Aproveite para montar a sua viagem. É só fazer o login no site e montar o plano.

Estrela Geopark Serra da Estrela em Portugal - Hoteis serra da estrela - BVML
Mapa Geopark Serra da Estrela em Portugal - Hoteis serra da estrela - BVML
App Geopark Serra da Estrela em Portugal - Hoteis serra da estrela - BVML

Hotéis na Serra da Estrela

Luna hotel serra da estrela

  • Hotel luna
  • restaurante hotel Luna
  • piscina hotel luna

O hotel Luna está numa excelente localização. Quase na divisa entre o distrito da Guarda e o distrito de Castelo Branco, o hotel tem um perfil rústico com pequenas casinhas, áreas com estilo da montanha, lareira, piscina aquecida e uma vista privilegiada da neve. 

No booking, há bons comentários sobre o espaço, sobre o staff ser muito simpático e sobre a excelente localização. Fica próximo ao Miradouro do Sanátorio, Lago do Viriato, da Pedra do Cão e do Urso de um restaurante muito conhecido na região, O Varanda da Estrela

Gosto muito da ideia de ter piscina aquecida dentro do hotel (hotéis na Serra da Estrela com piscina ? Claro que sim! Queremos). Imagina que está nevando muito e você não quer sair, ou quer descansar com um pouco mais de conforto ou até mesmo está com criança e quer ficar mais abrigado ou protegido, a piscina aquecida é para relaxar e aproveitar mesmo com a neve caindo lá fora. 

Há alguns nos atrás quando fui para a Serra pela primeira vez, lembro-me de ficar presa no Hotel porque a estrada estava fechada devido a neve, e isso acontece com frequência. Com a piscina à disposição, eu torcia para nunca mais abrirem a estrada! 😂

YCtfdFQw u45LbkRX4H42IaEYGu201smK3Vv0Cd1FHRBG4ZZkBxuQKGJM UghZQIbbRnT4gq1jkAOg1mA 3jD1WDuzcSTQ8JYZUMdnMFl6nWM
Hotel Luna

Lam Hotel Serra da Estrela 

O Lam Hotel dos Carqueijais, também chamado desta forma e acredito eu que pela proximidade do Miradouro da Varanda dos Carqueijais, é outra opção acessível de hotéis na Serra da Estrela. 

Ele fica mais próximo ao centro da Covilhã, já mais na descida da Serra e aparenta muito conforto em todos as instalações, claro, de acordo com a categoria. Mas de forma geral, aconchegante. 

vista Lan hotel serra da estrela -  hoteis serra da estrela - BVML
Lam Hotel Serra da Estrela

Quando estou com criança, penso sempre em hotéis como o lã devido a acessibilidade à farmácias, hospitais ou algum tipo de recurso urgente. Quem tem filhos sabe o que é isso! É uma boa opção a considera, mas atenção,  nesta opção há piscina, mas é externa. 

O Lam tem uma vista muito bonita da cidade da Covilhã, diferente do Luna que sugerimos acima que está mais entranhado na Serra e numa envolvente mais montanhosa, o Lam aponta no horizonte as luzes da cidade. 

No inverno, tenho minhas dúvidas! 🫠

Neste hótel que é considerado um resort, também há um restaurante, o Cova da Beira, e sendo sinceros, as opiniões são um pouco unanimes: custo-benéficio não muito positivo! Mas… dizemos sempre aos nossos amigos e leitores, experimentem. Cada cabeça uma sentença. 

Nesse caso, cada boca uma sentença. 

TEM PROMOÇÃO PARA O LAN HOTEL SERRA DA ESTRELA A PARTIR DE 67 EUROS PARA 2 PESSOAS. ❄️ (* Considerar data da publicação do texto)

Abrigo da Montanha

O Abrigo da Montanha é um hotel que já fica do outro lado da Serra ou seja, apontado para a cidade de Seia.  Perto dele fica o Museu do Pão, O museu Natural da Eletricidade de Seia, a Cascata da Sena e não muito longe a vista panorâmica da Lagoa Comprida.

A fachada do hotel, me lembra muito hospedagens típicas de destinos de neve como Andorra e Sierra Nevada, no Sul da Espanha. Começo já dizendo que tem piscina interior aquecida com vista para Serra. Eu e as piscinas, em outra vida devo ter sido uma sereia! (Desabafo)

Outra coisa que este hotel tem de diferente é o próprio design dos quartos. São mais modernos, mais atuais e parecem recentes. Confesso que também valorizo esse aspeto em uma hospedagem quando vou para um destino diferente. 

O pequeno almoço é super bem servido e variado. Há comentários no próprio Booking que confirmam.

E o melhor, há preços de 69 euros por casal. Dependendo da temporada, claro. Está é daquelas opções que esgotam rápido. Corre!  

OBS IMPORTANTE: Tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida! Precisamos falar mais sobre este tema. Cada vez mais 🙂 

TEM PROMOÇÃO PARA HOTEL ABRIGO DA MONTANHA PARA 2 PESSOAS. ❄️ (* Considerar data da publicação do texto)

Puralã – Wool Valley Hotel & SPA

Esse é dos meus queridinhos. Com cara de futuro, com uma pitada de romance e de rural. Sei lá o que isso significa, mas esse hotel faz eu me derreter toda! 

O Puralã faz parte do grupo do H2otel, um grande Hotel de Termas SPA , não muito longe da Serra da Estrela inclusive, fica em Unhais da Serra, Castelo Branco, e que é muito conhecido em Portugal. (Os preços não são a coisa mais acessível do mundo, mas vale a pena o esforço). 

Este hótel tem um registro muito pessoal, uma assinatura de marca e de decoração que acompanha o nome e o conceito. Os móveis, a decoração e os detalhes acompanham tons terrosos, branco e lã. Meu lado decoradora de interiores gritou agora! 

quarto hotel Purlalã - hoteis serra da estrela - BVML
Quarto de hospede hotel Puralalã - hoteis serra da estrela - BVML

Por ser um Spa ele tem tratamentos, terapias, piscina interna e externa. Há opções de experiência em casal, sensoriais e toda uma panoplia de fofurices e mimices. 

Outra coisa que me ganha num hótel é um restaurante bom. E esse, meus amigos, além da comida o ambiente já ganha o freguês. Tem bistrô bar e tem o buffet de pequeno almoço para quem já está lá hospedado. Só vi elogios sobre esse lugar! 

gastronomia hotel Puralalã - hoteis serra da estrela - BVML

Agora vou precisar te tirar aqui um sonho de princesa… o Puralã não fica no meio da Serra, ele fica um pouco a sul do centro da cidade de Covilhã. Ou seja, você vai ver a Serra de baixo para cima.

 Se o seu objetivo é ver a neve cair no meio da Serra, mergulhado na natureza, longe da civilização, não é esta sua opção. Mas se isso não for o foco da sua viagem, é das melhores opções que a região pode te oferecer. 

Hotéis Vila Galé Serra da Estrela 

Onde tem um português tem um Vila Galé. Brincadeira! (Mais ou menos…)

Portugal é recheado de Hotéis da rede Vila Galé, que também existe no Brasil. São hotéis que por norma tem boas localizações, são confortáveis e são referência na categoria da hotelaria onde existem. 

Este Vila Galé Serra da Estrela é mais ao norte, próximo a Manteigas. Fica à beira do Rio Zezerê e perto do Vale Glaciar que recebe o mesmo nome do Rio. Bem pertinho, fica a Cascata do Poço do Inferno, O Miradouro O Coração da Serra da Estrela e uma opção bem variada de restaurantes. 

vista externa Vila Galé Serra da Estrela - hoteis serra da estrela - BVML
serra Vila Galé Serra da Estrela - hoteis serra da estrela - BVML

Uma característica muito comum dos Hóteis Vila Galé, é serem porta aberta para crianças. Resumindo, child friendly. Tem parquinho e staff preparado e consciênte. Não parece que faça diferença, mas faz. Pais entendem! 

Há 3 piscinas, 2 exteriores sendo 1 infantil e 1 interior. 

piscina Vila Galé Serra da Estrela - hoteis serra da estrela - BVML
parquinho infantil Vila Galé Serra da Estrela - hoteis serra da estrela - BVML

Para famílias e para quem quer conforto e acessibilidade, é uma das melhores opções da região. Apesar do Puralã não ficar para trás, confesso, acho este hotel mais romântico e menos preparado para a criançada. 

Estamos aqui para falar a verdade não é mesmo? Então é isso. Reserva esse  se tiver 5 filhos. 

Pousadas serra da estrela

Pousada da Serra da Estrela 

Obvío demais para esse blog! 

Pensa num miradouro bonito? A Pousada da Serra da Estrela fica bem ao lado. É o Miradouro da Varanda dos Carqueijais.

VÍDEO PARA INCORPORAR 

https://youtube.com/watch?v=TUN_7wBgFaI%3Fsi%3DH1ER7msPiIqE2IbM

A Pousada fica bem perto da primeira sugestão que demos aqui no post, o Hotel Luna e apesar do nome Pousada, não perde em nada para muitos hotéis da região. 

Tem recurso para crianças, piscina interna, quartos familiares… e um design mais rebuscado. 

O que vale aqui é exatamente esse aspeto. O Espaço está bem conservado, mantiveram o aspeto antigo das instalações e apostaram num staff de qualidade e numa vista fantástica. Este hotel era nada mais nada menos que o Santuário da Serra da Estrela. 

Falando em dinheiro, diferente do Vila Galé, onde você paga 7,5 euros e meio por dia para estacionar, aqui você estaciona de graça. Faz as contas! É o que dizemos sempre. 

Detalhe muito importante, a Pousada da Serra da Estrela faz parte do Grupo Pestana, outra grande empresa da hotelaria espalhada em Portugal de norte a sul.

vista externa pousada serra da estrela - hoteis serra da estrela - BVML
Pousada Serra da Estrela
piscina pousada serra da estrela - hoteis serra da estrela - BVML
Pousada Serra da Estrela
brinquedoteca pousada serra da estrela - hoteis serra da estrela - BVML
Pousada Serra da Estrela

Pousada da Juventude 

Na mesma categoria, pelo menos no nome, temos a Pousada da Juventude. Foi onde fiquei hospedada na primeira visita à Serra da Estrela, outrora em outra vida, nos meus anos juvenis. 

Estamos falando de a partir de 13 euros por noite por pessoa. É uma economia louca e é perfeito para quem quer mesmo poupar em acomodação. 

Não recomendo para crianças, se for partilhar quarto ou buscar conforto e comodidade e não recomendo se seu objetivo for descansar e relaxar. 

Quando fui a primeira vez, havia tanto jovem e gente e barulho pela hospedagem que estranhei. E olha que não estranho barulho. Mas é normal, é mesmo essa a vibe e o objetivo. Só o meu grupo eram para aí 30 pessoas. 

A localização é boa, tem bar perto, tem piscina (a céu aberto) e está numa altitude de 1.500 metros. A experiência é mesmo outra. 

Se o objetivo é poupar é a opção das opções. 

Aliás, As pousadas da Juventude são uma rede com hospedagens acessíveis em várias cidades e paises, já me hospedei também em uma na Bélgica e foi bem bacana. 

Quarto pousada da Juventude- hoteis serra da estrela - BVML
vista externa pousada da Juventude- hoteis serra da estrela - BVML

Chalés Serra da estrela

Refúgio Trilhos e Cumes

Serra sem opção de Chalé para se hospedar não é Serra. Desculpa! 

Vou já mandar o papo reto, no Refúgio, trilhos e cumes tem churrasqueira e espaço para isso, terraço e uma localização espectacular!! (No inverno churrasco … eu faria mas entendo se me chamar de doida). 

Quando fui ver as pontuações e avaliações dessa hospedagem, só havia uma categoria que ficava abaixo de 9, o Wi-fi. Mas com essa vista e com essa imersão na natureza, não esperva uma boa conexão de rede. E sinceramente, nem você deveria esperar. Esquece as redes e aproveita. 

O Chalé é muito bem equipado, tem aquecimento e pode ter até serviço de limpeza pago e serviço de “quarto”. 

A lotação máxima é de 6 pessoas e o preço médio por noite é de 180 euros. Nada mal por pessoa. Se fizer bem as contas, vai sair a um preço semelhante a Pousada da Juventude e com a privacidade para o seu grupo de amigos. 

vista externa Chalés Refúgio Trilhos e Cumes- hoteis serra da estrela - BVML
Refúgio Trilhos e Cumes
Serra com neve Chalés Refúgio Trilhos e Cumes- hoteis serra da estrela - BVML
Refúgio Trilhos e Cumes
inverno Chalés Refúgio Trilhos e Cumes- hoteis serra da estrela - BVML
Refúgio Trilhos e Cumes

Luna Chalets da Montanha 

O pessoal gosta desse nome por aqui né?!

Sim… tem relação com o primeiro hotel que sugerimos, mas nesta opção a ideia é algo bem rústico e imersivo. Se é que me entendem. Até dá para ver o hotel nesta foto. 

Vista externa Luna Chalets da Montanha - hoteis serra da estrela - BVML
Luna Chalets da Montanha 

Estes chalés tem 3 quartos e suportam uma lotação máxima de 6 pessoas, tem desconto na estação de Esqui oficial da Serra, acesso a piscina aquecida, ao pequeno-almoço, vulgo café da manhã, do Luna Hotel e outras acessibilidades compatíveis. 

A lógica é, quero um Chalé, vista para o infinito com a comidade de um Hotel? Está aqui a solução de hospedagem na Serra da Estrela

cozinha Luna Chalets da Montanha - hoteis serra da estrela - BVML
Luna Chalets da Montanha 
 Luna Chalets da Montanha - hoteis serra da estrela - BVML
Luna Chalets da Montanha 

Chalé | Penhas da Saúde – Serra da Estrela 

Este Chalé tem dois pormenores importantes, cabem 10 pessoas e aceita animais. (Se você resolver levar seu pet para esquiar contigo. Risos). Ou seja, são 5 quartos, 3 banheiros/casas de banho, jardim com espaço para churrasco. 

Os comentários sobre as comodidades e sobre o anfitrião também incentivam a fazer uma reserva. Há todo conforto necessário e uns mimos logo quando chegam. É mais uma opção a considerar para uma viagem de grupo.

  • chales penha da saude
  • banheiro chale penha da saude
  • quarto chale penha da saude
  • Chale penha da Saude

E aí? Gostou. Que tal encontrar hospedagens e hotéis na Serra da Estrela?

Dica: Não deixe para reserva muito em cima do período de inverno em Portugal. Como é a única instância do tipo no país e as mais próximas vão bater para o lado da Espanha e lá vai, a nossa dica é realizar as reservas logo nos meados do Verão início do outono, Setembro no máximo outubro. 

Temos dicas de outras opções também: 

 

Mas a gente gosta de ver os nossos leitores, seguidores e fãns felizes. Tem mais dica do que fazer além de levar tombo na neve e ainda tem promoção com preção. Depois não digam que não vão porque tá caro, porque não gostam de neve, porque não tem muito o que fazer… 😂

(Já conhecemos vocês meus caros. Já vos conhecemos…)

Let’s travel!_____________________________________________________________

Brown Simple Elegant Minimalist Digital Crafts Etsy Shop Icon

Passagens Portugal e Europa a partir de

€ 2.99

booking.com

Diária na Serra da Estrela a partir

€ 65,00

odisseia

Experiências na Serra da Estrela a partir

€ 9,99

vueling

Diária de aluguel de carro a partir de

€ 19,08

*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)