Padarias Portuguesas: Pão português e café!

Conhecer Portugal e não ir em uma das infinitas opções de padarias portuguesas existentes, é um crime, digno de proibição de retorno ao país! Confira tudo sobre essa padaria aqui.

Conhecer Portugal e não ir em uma das infinitas opções de padarias portuguesas existentes, é um crime, digno de proibição de retorno ao país! 

Aviso já que vai ter muito doce, muita coisa feita com ovo e café. O clássico dos clássicos!

Posso até contar para vocês que meu lanche preferido é Pão de Deus misto com manteiga. 

Esse pãozinho amarelinho com coco à direita na foto! Desse jeitinho aí mesmo. 

Sandes - A Padaria Portuguesa - BVML
Sandes em croissant e Pão de Deus

Sem mais conversas, vamos começar falando sobre as padarias portuguesas e um pouco sobre história, que tal? 

Um pouco sobre a história das padarias portuguesas 

Falar sobre padaria e não conectar com a sua memória afetiva é quase impossível. Quando criança, ir à padaria na esperança de comprar um pão fresco e quentinho sempre foi o desejo de muitos, para a gente por aqui, vem logo aquele cheiro de pão recém assado com café coado e a mesa posta de vó.

Café da manhã - A Padaria Portuguesa -  BVML

A mesa que por sinal tem de tudo e se encontra parte dessas delícias em padarias portuguesas: Bolos, biscoitos, queijos e muitos pães.

É algo cultural na nossa geração, mas não pense que o hábito de comer pães e as mais diversas delícias de padarias começou na geração de sua avó, a história da civilização com os pães começou a mais tempo do que podemos imaginar, é papo 4.000 anos antes de Cristo quando os pães foram responsáveis pelo centro da civilização de Uruk.

 Após essa época vocês podem imaginar, não é?! As receitas de pães com o passar dos tempos se espalharam pelos 4 cantos da terra. E como já disse o autor William Rubel do Livro Bread, “Pão é um conceito… Como uma invenção da cultura, o conceito de pão pode mudar..Não tenho uma vírgula sequer a adicionar nessa afirmativa, podemos ver e experimentar isso nas mais diversas culturas e padarias, mundo afora.

Quanto à diversidade das receitas de pães e o começo de uma era de pães que são famosos até os dias atuais, se você parar para procurar irá encontrar informações sobre o começo do período moderno, dentre 1500 – 1800 um pouco antes da revolução industrial.

Você deve estar se perguntando quais eram essas receitas, certo?

Nós contamos. Foram encontradas receitas neste período de pão de sanduíche branco, baguetes – pães e pãezinhos, brioche e pão rústico francês.

Tipos de Pães - A Padaria Portuguesa - BVML

E quem nunca experimentou algum desses pães, já passou dá hora meu querido, corre na padaria da esquina, que alguma dessas opções deve ter para você experimentar. Dá um Break na dieta e corre lá.

Agora…E o comércio de pães, ou melhor dizendo, as padarias, quando foi que começou esse movimento?!

Se é um movimento eu não sei, mas que foi revolucionário, isso foi! Quando começou exatamente não sabemos, mas houve altos e baixos no período da história com relação a arte de fazer pães.

Dizem as más línguas que após o colapso do Império romano, cozinhar de forma profissional quase foi extinto e apenas no final da idade média, a panificação e a pastelaria retornou como uma profissão importante em serviço da nobreza. ( thanks, nobreza!) 

A ideia de padaria já era replicada naquele tempo, havia profissionais produzindo pães e não dentro das dependências da realeza da época, geralmente, todo o processo de panificação era feito fora da cidade, por conta do risco de incêndio, separando assim a operação de fabricação de pães da comercialização deles.

Daí para a frente, produzir pães tornou-se cada vez mais profissional, com direito a regulamentações, certificações de culinária para os interessados na profissão e avanços consideráveis na arte de fazer pão.

Você já se perguntou se… Padaria é tudo igual?

É uma dúvida válida, mas estou para te dizer que cada parte da gastronomia de igual não tem nada, principalmente tratando-se de outras culturas que neste caso, estamos a citar uma parte específica da gastronomia, padarias portuguesas.

Assim como temos inúmeras receitas e dobradinhas famosas pelo mundo como, o famoso pão de queijo com café no Brasil, o Croissant com chocolate quente na França ou os famosos Mochi, um bolinho de arroz típico da culinária Japonesa, em Portugal não é diferente.

 A cultura Portuguesa está presente em cada ingrediente adicionado nas receitas de padarias portuguesas e o que podemos dizer é que você encontrará tradição e receitas únicas a lá Portugal.E por falar em único, em padarias portuguesas você encontrará diversos tipos de bolos, pães, tortas, doces e salgados além de bebidas como o famoso cafezinho passado na hora. 

Aproveita que você já está curioso pela cultura portuguesa e já reserve experiências para sua proxima viagem ou um dia off em Lisboa!

Receitas centenárias para dizer o mínimo, temos o pão de ló que é bem conhecido em muitas pastelarias no mundo e em Portugal é replicada e servida em lares portugueses desde meados de 1700, há também as receitas religiosas por assim dizer, os monastérios e a cultura religiosa também foram precursores de doces famosos da gastronomia portuguesa, alguns bem conhecidos por sinal, como o Toucinho do céu e Jesuítas, a arte da pastelaria já estava em uso entre as freiras e monges desde o século XV.

O que encontramos hoje nas padarias a portuguesas ou pastelarias, são produtos da tradição portuguesa somados à criatividade do chef, ou padeiro, ou cozinheiro ou empreendedores, aprendizes de cozinha com aptidão para criar tudo que há de bom!

Spoiler: Tem receita de tudo que é jeito, mas não vai faltar receita com ovo, farinha e açúcar. É típico de Portugal e é bom na mesma. 

Para fazer jus a essas informações esse post merecia a parte sensorial, para vocês sentirem o cheiro e degustar cada uma dessas receitas que estamos prestes a contar para vocês! Na falta da tecnologia avançada, vamos te dar inúmeros motivos para você visitar uma das lojas da A Padaria Portuguesa e experimentar uma ou várias das delícias do cardápio.

A Rede de Padarias Portuguesas – Nome próprio e marca registrada

Padaria é tudo igual! Mentira, em Portugal, existe uma rede (que não começou como rede mas que cresceu muito) que leva um nome muito simples e que já é conhecida por gregos e troianos, nortenhos e lisboetas: A Padaria portuguesa. Com A mesmo que é para ser bem única! 

A história dessa marca tem um toque de necessidade e oportunidade. Nascida em 2010 numa zona central de Lisboa, na Av. João XXI e hoje com mais de 65 lojas nasceu pelo olhar do CEO Nuno Carvalho.

Aqui nesse humilde portal/blog, chame do que quiser, nós adoramos ler sobre a vida de grandes empresários e pessoas que criaram grandes negócios, um padrão comum na maior parte deles, é terem trabalhado em grandes empresas durante algum tempo e em seguida, abrirem o próprio negócio. No caso do Nuno, não é diferente. 

Ele esteve por 10 anos no grupo Jerónimo Martins, grande empresa em Portugal que gere um supermercado que você deve conhecer muito bem, o Pingo Doce! (Quem trouxe, quem trouxe…é isso é …)

Com a experiência no mercado alimentar e no retalho, porque é basicamente isso que a Jerónimo faz – muito basicamente, ok? Nasce então A padaria Portuguesa

Na época, e pelo que contam e eu acredito, sinceramente, as padarias de bairro e com características bem portuguesas e típicas, estavam a desaparecer devido ao crescimento das grandes redes. O mesmo movimento que tem acontecido com outras áreas e produtos. 

O objetivo aqui, era trazer uma padaria aconchegante, “do bairro”, com a carinha da vizinhança e que preservasse as características do melhor que a pastelaria e o pequeno-almoço português tem. Confere só esse tiktok da pessoal da Four foodies, relata bem o que estamos falando.

Pronto, parto feito, a criança cresceu! E continua… 

Quando pesquisei sobre a empresa, percebi que o Chef Paulo Cardoso que trabalha na empresa desde o início dessa história toda, foi quem criou o que mais gosto de comer quando lá vou: O Pão de Deus misto. E te garanto, é bom toda vida!

Alguns anos depois, veio o Croissant Brioche com vinho do porto ( eu li a parte do vinho só, sorry Chef) que é enrolado à mão. Aliás, muito do processo das padarias ainda é artesanal.

E se você conhece Lisboa, é em Marvila que fica a fábrica e a produção central das Padarias. Será que dá para ir lá de manhã e comprar pão fresquinho? 😛 Se alguém souber se acuse. 

bolos portugueses - A Padaria Portuguesa - BVML
Vitrine bolos portugueses - A Padaria Portuguesa - bvml

Em 2018, abriram a Padaria Portuguesa LAB que, como o nome diz, é um laboratório (I&D se você gosta de desvendar as histórias por trás das estratégias), onde criam novas gamas de pães artesanais com farinha de moleiro e massa mãe. Apesar de já não ter atualmente o nome “lab” propriamente dito, é nesse espaço muito central em Lisboa inclusive, onde funciona a Academia de Formação da Padaria e os pães são feitos bem na frente dos clientes.  Resumindo, cheira pãozinho para todo lado!

Com o tempo, a padaria portuguesa foi dando pequenos retoques e personalidades em algumas lojas e localidades. Por exemplo, a loja de Setubal – Margem sul do Rio Tejo, depois das pontes, tem receitinhas com produtos típicos da região: Cachorro de Choco Frito, Croissant com calda de Moscatel e pudim de nozes conventual

E agora, em 2023, de tanto os nortenhos implorarem por um no norte ( vou apanhar depois dessa), foi aberta a primeira loja da rede nessa região que eu amo do fundo do meu coração e com ingredientes típicos também da região. 

Não posso deixar de partilhar um estudo que foi feito pela empresa em 2022, dentro da campanha de marketing e comunicação da época: Sabe o que anda a comer? 

Ingredientes pães - A Padaria Portuguesa - BVML
  • Os portugueses comem em média 5 pães e meio fora de casa, por semana, mas quase metade (46%) não sabe qual é a farinha que estes levam
  • 70% dos portugueses inquiridos não sabem o que é farinha de moleiro e 81% desconhecem os benefícios que a farinha de moleiro traz para a sua saúde;
  • Os portugueses bebem em média 8 cafés por semana, mas que 65% desconhecem a sua origem;
  • 66% dos inquiridos não sabem o que é café orgânico e 73% não conhecem os seus benefícios;
  • 84% dos portugueses não sabem exatamente o impacto ambiental daquilo que comem e mais de metade não sabe o que é a economia circular.
  • Quase metade dos portugueses inquiridos neste estudo não sabe de onde vêm os ingredientes dos produtos que consomem, mas 5 em cada 6 consideram importante serem de origem nacional;
  • 83% dos portugueses preferiam que os produtos de padaria e pastelaria fossem feitos manualmente, mas 80% não sabem como são feitos os produtos de padaria e pastelaria que consomem.

Ficha técnica do estudo aqui 

Em 2022, A Padaria Portuguesa mudou a decoração da loja. Literalmente, a ideia era trazer características de Portugal para dentro das lojas. Já que é para manter a tradição, vamos a experiência do consumidor, certo?  Esse videozinho aqui explica bem isso. 

E sabe qual é a melhor parte? Há muitas padarias portuguesas com esplanada, espalhadas por Lisboa. No verão e com bom tempo, isso é sem dúvida uma mais valia. 

Se você está se perguntando quais e onde, vou deixar algumas localidades que conheço: Telheiras – das melhores esplanadas que conheço, Lumiar, que também não fica muito longe da de Telheiras e a de Miraflores, com uma vista bem bonita para um pedacinho do Monsanto.

Let’s travel and… eat!_______________________________________________

Brown Simple Elegant Minimalist Digital Crafts Etsy Shop Icon

Passagens Portugal e Europa a partir de

€ 2.99

Lavinia 2

Vinhos Portugueses a partir de

€ 10,40

Civitatis 1

Free tour na região de Lisboa

GRATUITO

bodeboca

Vinhos Portugueses a partir de

€ 6,50

Os menus da A Padaria Portuguesa

Uma das soluções mais procuradas, pelo menos por mim, quando vou comer fora, são os famosos menus. Muita coisa, preço pequeno! 

Fora de brincadeira, os menus são uma forma mais acessível de ter uma refeição o mais completa possível. Os da Padaria Portuguesa são conhecidos e acessíveis.

Sande Pão de Deus - A Padaria Portuguesa - BVML
Pequeno almoço - A Padaria Portuguesa - BVML
Refeição portuguesa - A Padaria Portuguesa - BVML

Vão de 2.95 euros, uma fatia de bola ou tarte + um café orgânico, até 18,50 euros por um farnel de picnic (Inclui 2 metades de sandes, 2 salgados, 2 snacks, 2 bebidas.), ou seja, um saquinho para fazer uma gracinha à moda jardim.

O menu que mais gosto e costumo repetir com frequência é o menu pequeno-almoço, que vem com um tipo de pão, recheio, uma bebida e um café. Escolho o pão de Deus misto com fiambre e queijo, suco de laranja e um café cheio. Fácil e com um preço, 3.95. Deus conserva! 

Nesse mesmo menu, você pode escolher outros tipos de pães, de recheio e de bebidas. Vale sempre a pena explorar as opções. 

Tem menus mais robustos que servem bem para o almoço, como salada, hambúrguer e salgados. Ambos a volta dos 8,50 e 9,50 euros. 

Fora os menus, há tantas outras opções de pastelaria que é de louco. Croissants dos mais variados tipos e recheados, bola de berlim ( o sonho das padarias brasileiras), rolo de canela com frutos secos, brownie, doce Jesuíta, panquecas, queijada de requeijão, scone e por aí vai a lista. 

Menu padaria - A padaria Portuguesa - BVML
Croissant francês - A Padaria Portuguesa - BVML

Eu ia falar só dos menus e não me segurei. A verdade é que tem opções demais para complementar o menu que também chegam aos bolos e chocolates artesanais. Mas antes de te recomendar uma visita, vou falar sobre os tipos de pães que a Padaria Portuguesa faz. 

A Padaria portuguesa – Tipos de Pão 

Pães típicos portugueses - A Padaria Portuguesa

Como bem sabemos, pão em Portugal e no Brasil também tem seu charme e seu lugar. Seja na mesa, na mão, na bolsa.. Pão é pão!

Além dos pães mais comuns como bola de água, carcaça, brioche ou bijou, por aqui há pães diferentes e pães muito diferentes. Na primeira categoria, temos Pão de centeio, de alfarroba, com semente de sésamo, com farinha espelta, 100% de trigo e com sementes, por exemplo. Na categoria diferentona temos: Pão Artesanal de Carvão ativado e semente de sésamo, pão com azeitonas biológico, pão sem glúten de abóbora, semente de papoila e pevides, Pão sem glúten de batata doce roxa e semente de sésamos e pão com chouriço de porco preto. 

Os pães em sua maioria, já que o centro logístico é numa zona acessível e mais central de Lisboa, são feitos da forma mais artesanal possível. E fresquinhos, já que é de madrugada que a magia acontece. Tenho certeza que às 4:30 da manhã já há quem queira uma padaria aberta!

Menu pães padaria - A padaria Portuguesa - BVML

O que a padaria conta para nós é que todo o pão e pastelaria é feito com farinha de moleiro. 

Ou seja, é aquela farinha moída de forma artesanal, à moda antiga, na pedra e com alguém a girar toda a engenhoca. Os entendidos do assunto, dizem que é sempre melhor e que preserva a natureza do cereal. Não posso dizer que sim, nem que não, mas que o pãozinho deles é sensacional, é!

Além disso, há uma produção associada à massa-mãe, com fermento natural é um processo o mais puro possível a nível de compostos e ingredientes. 

Mas é claro que uma padaria tão moderna e com tantas opções tinha que ter uma oferta própria para que não se dê bem com glúten. E olha, que cada vez mais há pessoas a optarem por opções sem essa proteína.

Sim, glúten é uma proteína! Então lá vamos nós falar dessa opção que com certeza tem mercado e adeptos. 

A Padaria portuguesa – sem glúten 

O Glúten pode ser um perigo para pessoas que são celíacas, por exemplo, prejudicando a digestão e até o intestino. Sem entrar em detalhes, até porque a pessoa que vos escreve não é médica, há quem realmente precise e prefira optar por alimentos sem glúten, assim como há quem prefira sem lactose. 

Aqui na A padaria Portuguesa, há torradas e sandes sem glúten com preços acessíveis: sandes de queijo em pão de abóbora sem glúten a 2,20 euros, sandes de fiambre em pão de alfarroba sem glúten também pelo mesmo preço e torradas a 1,95 euros

Se é essa a sua necessidade ou procura, pergunte ao atendente pelas opções sem glúten, ou veja pela aplicação/aplicativo. Sim, a Padaria Portuguesa tem um. 

Tipos de sandes - A padaria Portuguesa

A Padaria portuguesa – Cafés

Vamos à parte que nós mais gostamos! Café. 

Eita coisa boa. Duas mineiras, movidas à café, falando sobre café, bebendo café e pensando no mundo de ofertas que o café tem!

Muita prosa é o que diria a minha avozinha. 

Na Padaria Portuguesa, o café também é variado e não dá para não pensar nele quando o assunto é um pequeno almoço. Café da manhã para os brasileiros. 

Inclusive no menu pequeno almoço, já vem incluído um café. Mas as opções são variadas! 

Além do famoso café italiano, abatanado, carioca, garoto, galão, meia de leite e outros clássicos, aqui na padaria tem café orgânico. Com 60% variedade arábica e 40% variedade robusta, os grãos são provenientes de fazendas certificadas no Peru, Honduras, Congo e Índia. Os cafés são tirados na hora, são saborosos e bem servidos. Inclusive, tem menus que contemplam café. 

tipos de café - A padaria Portuguesa - BVML

Não posso passar para outro tema sem falar sobre a diferença do café orgânico ou biológico para o normal e conhecido também como tradicional. 

A explicação passa por aqui: 

“A agricultura biológica é definida pela IFOAM (Federação Internacional de Movimentos Agrícolas Orgânicos) da seguinte forma: “Todos os sistemas agrícolas que promovem a produção ambiental, social e economicamente segura de alimentos e fibras”. Nesse sentido, o café orgânico distingue-se do café convencional, na medida em que é cultivado sem recurso a quaisquer fertilizantes químicos e pesticidas, no solo que teve tempo suficiente para descansar, sem o auxílio de organismos geneticamente modificados.”

Acreditar ou não, eis um tema polêmico. Uma dia falamos sobre isso num podcast qualquer. Pode ser? Enquanto isso, você pode conferir um post completo sobre café em Portugal por aqui, vai lá conferir!

Refeições Prontas na A Padaria Portuguesa 

Não posso deixar de contar que há uma geladeira ou freezer, com refeições prontas da marca Brando nas lojas das padarias. Há opções de quiche custando 5 euros, folhados a 6 euros, refeições especiais do chef – Salmão com molho de miso e sésamo a 12,50 euros para 2 pessoas, Bochechas de porco com moscatel e muitas outras opções. É uma outra opção para quem quer comer uma refeição mais completa! É pegar e sair. Experimenta!

REFEIÇOES PRONTAS - A Padaria Portuguesa - BVML

Padarias portuguesas pelo mundo

Depois de rodar alguns fóruns e perguntas na internet, encontramos portugueses e brasileiros espalhados pelo mundo, procurando dicas de padarias portuguesas em algumas cidades por aí. Engraçado né? Mas como boa imigrante que sou, entendo perfeitamente e sei que bate sempre saudades de casa, principalmente no estômago. 

Então aqui vão algumas dicas de padarias portuguesas em algumas cidades do mundo: 

  • Toronto, Canadá  

Caldense Bakery

  • Luxemburgo

Padaria Pomme Cannelle

  • São Paulo,Brasil 

Padaria da esquina 

Casa Mathilde 

B.LEM Portuguese Bakery

https://www.instagram.com/reel/Cu2qbMMtv2O/?igshid=MWg3enM3MHhuY2Qycw==
  •  Suíça

Pastelaria Flor & Bela

Bessa Patisserie 

Pastelaria Renascer 

E aí, o que achou desse post? Já está programando uma visita com direito a muitas delícias no pedido em uma das lojas da A padaria Portuguesa? Depois volta aqui e nos conte como foi sua experiência, fechado?!

As melhores soluções para viajar!

➡️🟢Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!

➡️🟢 Vai de ônibus ou autocarro? Experimente a Flixbus.

➡️🟢 Hospedagem perfeita? Excelentes opções aqui!

➡️🟢 E não se esqueça do Seguro viagem. Em alguns países é obrigatório! ⚠️

“Na realidade, estou interessado em obter um roteriro personalizado.” Entre em contato com a gente 😀 [email protected]