Se você está em Portugal e quer ver neve no inverno (até mesmo no início da primavera), a dica é conhecer a Serra da Estrela. Não sabe como chegar lá? A gente explica!

Se você está em Portugal e quer ver neve no inverno (até mesmo no início da primavera), a dica é conhecer a Serra da Estrela. Não sabe como chegar lá? A gente explica!

Considerada a região de maior altitude, o Parque Nacional da Serra da Estrela possui a segunda maior montanha de Portugal, perdendo apenas para Montanha do Pico, nos Açores.

Fundada em julho de 1976, o parque é a maior área protegida do solo português, chegando a contabilizar 1993 metros de altitude junto a torre do parque.

Dividida por dois distritos, Castelo Branco e Guarda, a serra abriga os municípios de Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Covilhã, sendo o último o local que me hospedei (Hostel é claro!).

Veja também: 

O QUE FAZER NA SERRA DA ESTRELA

ONDE SE HOSPEDAR NA SERRA DA ESTRELA 

Como chegar a Serra da Estrela

AFINAL COMO CHEGAR?

  • De carro ou ônibus particular:

    Essas são as maneiras mais simples e ideais de ir para a Serra da Estrela. O caminho não é para motoristas inexperientes, a estrada para subida e decida é única, à beira do penhasco e muitas vezes coberta por neblina e gelo. Pede cautela e oferece um visual escandaloso de bonito!

O tempo previsto da viagem  indo de ônibus até o Parque são de aproximadamente 2 horas, mas coloque 3h  no roteiro e sorria feliz sem reclamar. Cerca de 120Km partindo da cidade de Coimbra, de onde eu parti.

Além de garantir a segurança do carro e possivelmente estar “munido” de uma corrente em caso de neve intensa, lembre-se que as chamadas Autoestradas em Portugal são pagas. E não são das mais baratas.

Você não precisa percorrer a autoestrada toda, inclusive a maioria das viagens que faço por Portugal alterno entre autoestradas (pagas) e nacionais (não pagas).



Booking.com

  • Rede Expresso:

    Saindo de Lisboa há duas opções de ônibus indo diretamente para a Covilhã. A principal é a Rede Expresso (operada nesse caso pela Citiexpress) que inclusive faz a maior parte de Portugal e proximidades.

A média é de 5 viagens por dia e tem um custo para uma rota só, ou seja IDA por 15,20 EUROS no preço normal, 7,20 meio bilhete para crianças até 12 anos e para a melhor idade, jovens até 25 anos pagam 12,80 juntamente com a categoria de militares.  São feitas paradas nas cidades de Castelo Branco e Fundão. Se você pegar o ônibus às 8:00h da manhã a previsão de chegada é às 11:42h ( Aproximadamente 4 horas de viagem).

Se você comprar Ida e Volta junto sai respectivamente: 27, 20 normal, 14,40 meio bilhete para criança, 24,00 jovem e militar e 19,20 para sênior.

  • Citi Express: 

    Embora a opção da Rede Expresso seja operada pela Citi Express as compras e os horários são normalmente diferentes. E a escala também, incluindo uma intercessão a mais no caminho na cidade de Fratel.

Quando procurar uma viagem diretamente pela Citi encontrará os horários da linha chamada L09 Guarda > Lisboa. Atenção aos horários e os preços que podem variar, mas não alteram muito com relação a Rede Expresso. Inclusive quando você consulta o site da Citi Express para compra é redirecionado para o site da Expresso.

Você também poderá ir para outros concelhos ao redor da Serra como a Seia, Gouveia ou Guarda. O que você não pode esquecer é do deslocamento até o ponto alto da serra.

Chegando a Covilhã o ideal é pedir um táxi até sua hospedagem ou até a instância da Serra.

  • Comboio:

    Ou simplesmente trem, também pode ser uma opção. A linha de comboios em Portugal chamada de CP (Comboios de Portugal) possui duas linhas que atendem a região da Serra da Estrela: A linha da Beira Alta que faz Celorico da Beira, Guarda e Nelas com ligação a rodoviária de Seias, e a linha da Beira Baixa, que atende a Covilhã, Belmonte e Guarda. De lá meu amigo, táxi. Não dá pra escapar muito!

Como chegar a Serra da Estrela
Imagens: Estância de Ski Serra da Estrela

ATENÇÃO ÀS CORRENTES: Em caso de muita neve, costuma ser recomendado e por vezes obrigatório o uso das correntes nos pneus. Vai por mim, não convém ir na alma de brasileiro e achar que é bobagem por que não é!

Seguro viagem europa 728x90

Caso queira fazer um passeio mais completo, sugerimos uma opção muito recomendada. Confira aqui nossa opção para você.

Boa viagem e aproveite!


*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Quer viajar mais? Cadastre-se aqui e não perca nenhuma dica:

Como chegar a Serra da Estrela