5 tipos de vinhos mais famosos ao redor do mundo

Descubra as principais características e como harmonizar os mais famosos tipos de vinhos ao redor do mundo. 

O Quanto você sabe sobre vinho?

tipos de vinhos - bvml

Sabemos o quão complexo pode ser, chegar em uma loja especializada em vinhos ou até mesmo supermercados e não saber qual vinho seria ideal para o seu paladar ou ocasião. Sim, ocasião. Apesar de por acaso, você já ter alguma preferência por um estilo ou tipo de vinho, nem sempre sua escolha será a melhor escolha para harmonizar em uma ocasião.

Para ajudar você a fazer as melhores escolhas sobre vinhos, e otimizar sua experiência gastronômica com vinhos, desenvolvemos esse post, bem prático mas com informações essenciais para você que está começando a aprender e desvendar o universo dos vinhos!

Ah, já estava esquecendo…

O melhor deste post são as nossas referências… 

Baseamos o conteúdo deste post incrível, no livro   Wine Folly: Magnum Edition: The Master Guide, ganhador de prêmio renomado no segmento, pela Fundação James Beard! 

livro Wine folly sobre tipos de vinhos - bvml

O livro é um guia com as principais informações relacionadas ao universo de vinhos, elaborado pelos autores Madeline Puckette e Justin Hammack, esses, considerados profissionais referências no mercado de vinhos. 

As informações do livro, estão compiladas em textos bem detalhados e infográficos interativos para auxiliar o leitor na compreensão das principais características, curiosidades e degustação dos vinhos.

Fica a dica, para os curiosos e amantes de um bom livro!

Agora, você já pode imaginar o que vem nos tópicos a seguir, não é?! Muita informação de qualidade. E claro, para otimizar o seu conhecimento, vamos compartilhar algumas dicas, descontos e outras referências para você descobrir e quem sabe experimentar novos sabores de vinhos?!

Tipos de vinhos

 Que os vinhos são bebidas milenares, posso apostar que você já sabe. 

O que talvez você não saiba é que, apesar da bebida também poder ser desenvolvida com outras frutas além da uva, foram com as uvas que a categoria de vinhos ficou bem difundida e apreciada pelos 4 cantos da terra.

As uvas ideais para produção de vinhos, também conhecidas pelo nome latino, Vitis vinífera, são consideradas por muitos o ingrediente principal durante o desenvolvimento dos vinhos. São frutos que possuem características singulares, como: tamanho menor, sabor mais adocicado, casca robusta, além de possuir sementes

Vinhedos cultivados para produção de diferentes tipos de vinhos - bvml

Dentre as variedades de uvas usadas em produções de vinhos, podemos estimar em mais de 1300 tipos de uvas, porém, falando sobre os principais vinhedos ao redor do mundo e detentores de mais de 75% da produção de vinhos, apenas 100 tipos de uvas são plantadas para esta finalidade.

E a partir desta grande variedade de uvas, surgem os melhores e mais distintos sabores de vinhos. Atualmente, você poderá encontrar mais de 1300 tipos de vinhos, a cartela de vinhos é bem ampla e particular, com sabores e características únicas presentes em cada estilo de vinho.

Para facilitar o seu conhecimento, que tal conhecer os 5 principais estilos de vinhos?!

Estilos de vinho 

Vinho tinto

tipos de vinhos - vinho tinto- bvml

Esse estilo é bem popular até entre aqueles que têm pouco ou quase nenhum conhecimento sobre vinhos. O famoso vinho tinto!

Sua aparência, basicamente, é atribuída à cor da uva utilizada no processo de fermentação do suco de uva, então, você já pode imaginar uvas com a casca bem escura, não é ?! 

Falando sobre o processo de produção de uma maneira simples e de fácil compreensão. O estilo de vinho conhecido como tinto, é distinto dos demais, ao invés de uvas claras como é aplicado no processo de produção do vinho branco, o vinhos tintos são feitos a partir do suco de uvas escuras prensado, popularmente conhecido como mosto, o qual posteriormente será macerado e fermentado com as cascas das uvas inclusas no processo, permitindo então, que as propriedades da casca agregue a bebida intitulada vinho tinto ainda mais sabor, coloração e tanino.

Agora, se você ama vivenciar uma experiencia gastronomica, você pode querer checar os tours disponíveis pelas mais famosas vinícolas portuguesas e degustar vários tipos de vinhos. Confira nossas dicas:

Indo mais além na classificação de vinhos tintos, apesar de serem feitos da fermentação do suco de uva, você poderá encontrar vários tipos de vinhos tintos com sabores e características diferentes, e isso porque, os vinhos também são avaliados considerando o quanto eles são “encorpados”, para resumir, será avaliado o nível de intensidade do vinho sendo classificados como leve, médio e encorpado.

Confira algumas características e tipos de vinhos, das três principais intensidades do vinho tinto:

Vinho tinto Leve

O vinhos tintos classificados como leve, geralmente, são vinhos perfumados com sabores mais sutis de frutas vermelhas, ideais para os apreciadores iniciantes

São servidos em temperaturas entre 12°C e 19°C, além de serem ótimas opções de harmonizações com Risoto de Cogumelos, Frango e Outras Aves.

Confira nossas dicas de algumas opções de restaurantes em Portugal com preços a partir de 15,99 euros, para você apreciar um bom vinho com harmonizações incríveis!

Quanto às características, eles apresentam menores proporções de tanino e álcool, porém, a acidez do vinho possui níveis elevados.

Tipos de vinhos tintos leve:

Vinho tinto médio

O vinho tinto médio é o estilo de vinho “meio termo”, entre o vinho tinto leve e o vinho tinto encorpado, há aqueles que consideram esse estilo de vinho como uma das melhores opções de vinhos gastronômicos.

São servidos em temperaturas entre 17°C e 21°C, além de serem ótimas opções de harmonizações com lasanha, Pizza com Molho Vermelho, Carnes Assadas e Temperadas, Sopas de Legumes Saudáveis, Hambúrgueres e Legumes Assados.

Confira nossas dicas de algumas opções de restaurantes em Portugal com preços a partir de 15,99 euros, para você apreciar um bom vinho com harmonizações incríveis!

Quanto às características, eles apresentam proporções medianas de tanino e acidez, além de sabores com predominância de frutas vermelhas.

Tipos de vinhos tintos médio:

Vinho tinto encorpado

Os vinhos tintos encorpados são vinhos, aparentemente, mais pigmentados e ousados feitos a partir de uvas com a casca bem escura, proporcionando mais sabor à bebida. Há aqueles que apontam benefícios para a saúde cardiovascular ao consumir esse estilo de vinho, devido à grande quantidade de antocianinas presentes no vinho.

São servidos em temperaturas entre 17°C e 21°C, além de serem ótimas opções de harmonizações com churrasco, comida mexicana, carnes defumadas, carnes vermelhas e bifes, pratos salgados de cogumelos.

Confira nossas dicas de algumas opções de restaurantes em Portugal com preços a partir de 15,99 euros, para você apreciar um bom vinho com harmonizações incríveis!

Quanto às características, eles apresentam altas proporções de tanino e teor alcoólico, além de sabores com predominância de frutas escuras.

Tipos de vinhos tintos encorpados:

Vinho Branco

tipos de vinhos - vinho branco - bvml

Assim como os vinhos tintos, o estilo de vinhos brancos são também classificados de acordo com outras características que o vinho apresenta para o consumidor, são elas: Vinho branco leve, vinho branco encorpado e vinho branco aromático.

E claro, separamos algumas informações para você aprender mais sobre esse estilo e fazer sua escolha de maneira assertiva, quando for em busca do seu vinho branco. Confira!

Vinho Branco leve: 

O estilo de vinhos brancos leve são bebidas refrescantes com um toque de “apimentado”, como a famosa cerveja. Para proporcionar uma melhor degustação, tais vinhos são apreciados com até dois anos depois de produzidos, dessa forma o vinho agregará ao paladar do consumidor uma explosão de sabores frutados frescos e acidez na medida.

São servidos em temperaturas entre 7°C e 14°C, além de serem ótimas opções de harmonizações com Frutos do mar, sushi, saladas verdes, pesto, alimentos fritos (como batatas fritas e frango frito), frango e outras aves.

Confira nossas dicas de algumas opções de restaurantes em Portugal com preços a partir de 15,99 euros, para você apreciar um bom vinho com harmonizações incríveis!

Tipos de vinhos branco leve:

Vinho Branco encorpado

Se servidos em taças opacas, sem possibilidades de verificar sua aparência, o estilo de vinho branco encorpado, muito provavelmente, poderá ser confundido com um vinho tinto encorpado, com relação a algumas características presentes durante a degustação.

Falando sobre características, os vinhos brancos encorpados são vinhos que passam por processos semelhantes ao vinho tinto encorpado, logo, agrega um sabor mais ousado a bebida, além de processo de envelhecimento em barris de carvalho, o qual conferirá notas de baunilha ou coco que poder ser apreciado pelo consumidor e o processo chamado “fermentação malolática”, que conferirá cremosidade à bebida.

 São servidos em temperaturas entre 7°C e 14°C, além de serem ótimas opções de harmonizações com Caranguejo e Lagosta, Macarrão com Molho branco, Frango ao Estragão, Creme de Caju, Queijos Macios, Frango e Outras Aves.

Confira nossas dicas de algumas opções de restaurantes em Portugal com preços a partir de 15,99 euros, para você apreciar um bom vinho com harmonizações incríveis!

Tipos de vinhos branco encorpado

Vinho Branco Aromático

 Os estilos de vinhos brancos aromáticos, são bebidas que com toda a certeza atrairão seus consumidores também pelo olfato, os quais aromas florais e frutas perfumadas são características presentes nesses tipos de vinhos além de ser referido muitas vezes por seus apreciadores, como um vinho “harmonicamente doce”.

Apesar de tantas características apontando para um paladar adocicado, há vinhos deste estilo que apesar de apresentarem aromas florais e frutados também podem ser secos. 

Vale experimentar e identificar se é ou não, uma boa opção para o seu paladar!

São servidos em temperaturas entre 7°C e 14°C, além de serem ótimas opções de harmonizações com cozinha indiana, comida tailandesa, pratos cítricos, queijos picantes, molho branco, bolo e sorvete.

Confira nossas dicas de algumas opções de restaurantes em Portugal com preços a partir de 15,99 euros, para você apreciar um bom vinho com harmonizações incríveis!

Tipos de vinhos branco aromáticos

Vinho Rose

tipos de vinhos - vinho rosé - bvml

 Os vinhos rosés, frequentemente produzidos na França, Espanha e Itália, são considerados o meio termo do vinho tinto e o vinho branco, tanto em aparência quanto em características, entretanto, os vinhos rosés tendem a se comportar muito mais como um vinho branco. Falando em paladar, os vinhos rosés podem apresentar sabores similares a frutas vermelhas, frutas cítricas e melão.

São servidos em temperaturas entre 12°C e 19°C, além de serem ótimas opções de harmonizações com Frango Frito, carne de porco assada, Comida Mexicana, Comida típica Libanesa, Grega e Turca.

Confira nossas dicas de algumas opções de restaurantes em Portugal com preços a partir de 15,99 euros, para você apreciar um bom vinho com harmonizações incríveis!

Tipos de vinhos rosés:

Vinho Espumante

tipos de vinhos - vinho espumante - bvml

O estilo de vinho espumante, também conhecido por champagne devido a fama do estilo de vinhos espumantes produzidos na França, é conhecido por ser a melhor opção na hora de levantar um brinde ou para consumo em ocasiões especiais. 

São servidos em temperaturas entre 5°C e 9°C, além de serem ótimas opções de harmonizações com Batatas fritas, ostras, saladas, tacos de peixe e alimentos salgados

Confira nossas dicas de algumas opções de restaurantes em Portugal com preços a partir de 15,99 euros, para você apreciar um bom vinho com harmonizações incríveis!

Falando sobre aparência e características da bebida, o vinho espumante é um vinho gaseificado com acidez elevada, produzido a partir de qualquer uva branca ou tinta, que podem variar de seco a doces.

Tipos de vinhos espumantes:

Vinho de sobremesa

O estilo de vinho, vinho de sobremesa, é a opção ideal para os amantes de bebidas doces, mas todo o cuidado é pouco, apesar de serem doces também são vinhos com alto teor alcoólico devido às adaptações durante o processo de produção e adições de aguardentes de uva chegando até a 20% ABV.

São servidos em temperaturas variadas, além de serem ótimas opções de harmonizações com Queijos picantes, caramelo, bolos, chocolate e tortas de frutas

Confira nossas dicas de algumas opções de restaurantes em Portugal com preços a partir de 15,99 euros, para você apreciar um bom vinho com harmonizações incríveis!

Tipos de vinhos de sobremesas:

Agora que você já sabe sobre os principais estilos de vinhos, produzidos e consumidos, ao redor do mundo, que tal descobrir os 5 tipos de vinhos mais populares entre os consumidores?!

?c=30795&m=1950042&a=313537&r=&t=html

5 tipos de vinhos mais famosos 

1. Cabernet Sauvignon

Lê-se: “Kab-er-nay Saw-vin-yawn”

Conhecido como um dos mais populares tipos de vinho ao redor do mundo, o vinho Cabernet Sauvignon e um vinho tinto encorpado, produzido a partir do fruto do cruzamento natural das uvas do tipo Cabernet Franc e Sauvignon Blanc, tendo suas primeiras produções feitas na cidade francesa Bordeaux. 

Geralmente, são servidos em temperaturas entre 15°C e 20°C, além de serem ótimas opções de harmonizações com cordeiro, carne bovina, defumados, queijos firmes como o cheddar envelhecido e queijos duros como o Pecorino.

Confira nossas dicas de algumas opções de restaurantes em Portugal com preços a partir de 15,99 euros, para você apreciar um bom vinho com harmonizações incríveis!

Falando sobre aparência e características da bebida, o vinho Cabernet Sauvignon é um vinho com concentração elevada de tanino e álcool, podendo apresentar notas de cereja preta, groselha e especiarias.

Se você gosta do vinho Cabernet Sauvignon, talvez também aprecie nossas sugestões:

2. Syrah

Lê-se: “Sear-ah”

Conhecido como um dos vinhos tintos mais escuros dentre os mais diversos tipos produzidos, o vinho Syrah é um vinho tinto encorpado, produzido a partir do fruto das uvas do tipo syrah, como também poderá ser produzido a partir de, misturas de uvas do tipo Syrah, Grenache e Mourvèdre originando o vinho syrah, típico e popular do vale do Rhône, na região do sul da frança, onde originou o então vinho do tipo Syrah.

Geralmente, são servidos em temperaturas entre 15°C e 20°C, além de serem ótimas opções de harmonizações com cordeiro, carne bovina, carnes defumadas; queijos firmes mediterrâneos, franceses e americanos como o cheddar branco e queijos duros como o espanhol Manchego.

Confira nossas dicas de algumas opções de restaurantes em Portugal com preços a partir de 15,99 euros, para você apreciar um bom vinho com harmonizações incríveis!

Falando sobre aparência e características da bebida, o vinho Syrah é um vinho o qual apresenta sabores intensos de frutas, possui concentração média de tanino, podendo apresentar notas de Mirtilo, ameixa, tabaco e pimenta preta.

Se você gosta do vinho Syrah, talvez também aprecie nossas sugestões:

3. Zinfandel

tipos de vinhos - vinho zinfandel -bvml

Lê-se: “Zin-fan-dell”

O vinho zinfandel é um vinho de origem croata e popular ao redor do mundo, produzido a partir das uvas do tipo zinfandel, as quais possuem característica singulares, conferindo diferenciais interessantes ao vinho, como a coloração da uva em tons avermelhados, porém, há também variações dessas uvas entre os tipos rosa e brancas.

Geralmente, são servidos em temperaturas entre 15°C e 20°C, além de serem ótimas opções de harmonizações com frango, porco, cordeiro, carne bovina, churrasco, culinária italiana, americana, chinesa, tailandesa, indiana, cheddar e queijos firmes como Manchego.

Confira nossas dicas de algumas opções de restaurantes em Portugal com preços a partir de 15,99 euros, para você apreciar um bom vinho com harmonizações incríveis!

Falando sobre características da bebida, o vinho Zinfandel é um vinho com sabor frutado e picantes com notas de framboesa, cereja, ameixa, mirtilo, amora e especiarias, além de possuírem concentração mediana de tanino e concentração alta de acidez e álcool.

Pensando na aparência, geralmente, os vinhos zinfandel possuem a tonalidade mais clara que os vinhos Cabernet Sauvignon e Merlot, dependendo do teor alcoólico, quanto maior o teor alcoólico presente no vinho, a textura tende a ser mais oleosa e mais encorpada.  

Se você gosta do vinho Zinfandel, talvez também aprecie nossas sugestões:

4. Pinot Noir

Lê-se: “Pee-no Nwar”

Conhecido como um dos mais populares estilo de vinho, tinto e leve, ao redor do mundo, o vinho Pinot Noir originado em Borgonha na França é um vinho tinto seco, produzido a partir das uvas do tipo Pinot noir, sendo típica, em tons avermelhados mas capaz de ser transformada em vinhos tinto, rosé, branco e espumante.

Geralmente, são servidos em temperaturas entre 12°C e 15°C, além de serem ótimas opções de harmonizações com frango, porco, vitela, pato, molhos cremosos, queijos macios, queijos de noz média-firme como Gruyère

Confira nossas dicas de algumas opções de restaurantes em Portugal com preços a partir de 15,99 euros, para você apreciar um bom vinho com harmonizações incríveis!

Falando sobre aparência e características da bebida, o vinho Pinot Noir é um vinho com concentração elevada de acidez e baixa concentração de tanino, podendo apresentar notas frutadas como a cereja e vegetais como a beterraba e cogumelo.

Se você gosta do vinho Pinot Noir, talvez também aprecie nossas sugestões:

5. Chardonnay

Lê-se: “Shar-dun-nay”

Os vinhos do tipo chardonnay são vinhos do estilo branco e encorpados, os quais as primeiras produções começaram através de uvas do tipo Chardonnay na região de Borgonha na França. As uvas chardonnay são responsáveis por uma grande variedade de estilos de vinhos, dentre eles estão estilos de vinhos populares, como alguns tipos de vinhos brancos e espumantes.

Geralmente, são servidos em temperaturas entre 7°C e 12°C, além de serem ótimas opções de harmonizações com lagosta, caranguejo, camarão, frango, porco, cogumelos, molhos cremosos, queijos macios, como triplo cream brie, queijos de consistência média, como Gruyère.

Confira nossas dicas de algumas opções de restaurantes em Portugal com preços a partir de 15,99 euros, para você apreciar um bom vinho com harmonizações incríveis!

Falando sobre aparência e características da bebida, o vinho Chardonnay é um vinho que poderá apresentar sabores de maçã e cítrico com notas picantes, além de possuir concentração mediana de tanino e altas concentrações de álcool.

Se você gosta do vinho Chardonnay, talvez também aprecie nossas sugestões:

tipos de vinhos em adega -bvml

Agora que você já descobriu algumas informações básicas sobre alguns estilos e tipos de vinhos, que tal ir às compras?Para auxiliar você na sua próxima compra, voce podera aproveitar a promoção abaixo e escolher a opção de vinho ideal para você.

Para comprar no Brasil, segue dicas aqui de vinhos!

VinhoPiriquita Bonsventosmelevam compra
VinhoCasalGarcia Bonsventosmelevam compra edited
VinhoSanPedro Bonsventosmelevam compra edited

*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

E não se esqueça do Seguro viagem!!

Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!

Vai de ônibus? Experimente a Flixbus.

Mais algumas dicas