Dia do profissional do Marketing e dicas de emprego em Portugal

Um dos temas mais recorrentes na cabeça de todo imigrante é: Tem emprego na minha área de formação? E é sobre o setor de comunicação, marketing e publicidade que eu vou falar dessa vez. Afinal, é a minha área de escolha, paixão e … sofrência. E parabéns para todos os profissionais de Marketing hoje ( Até porque marketing engloba muita coisa, inclusive milagres).

Um dos temas mais recorrentes na cabeça de todo imigrante é: Tem emprego em Portugal na minha área de formação? E é sobre o setor de comunicação, marketing e publicidade que eu vou falar dessa vez.  Afinal, é a minha área de escolha, paixão e … sofrência

E parabéns para todos os profissionais de Marketing hoje ( Até porque marketing engloba muita coisa, inclusive milagres). 

Como é o mercado de emprego em Portugal

Já falei por aqui sobre o mercado de trabalho em Portugal de modo geral e acho que ficou bem claro que não é o paraíso na terra, infelizmente. 

O salário base não é alto, o custo de vida – principalmente na capital está arrancando o coro e alguns setores caminham a passos de formiga. Embora as formigas sejam muito organizadas e inteligentes! 

E um desses setores, adivinha qual é? é o marketing e seus familiares. ( Porque eu adoro um desafio e escolhi uma área bem concorrida e saturada.)

Mas existe uma teoria de que dois corpos não ocupam o mesmo espaço e que um corpo por norma não está em dois lugares ao mesmo tempo, pelo menos fisicamente. Logo, você só precisa de uma vaga. Nada mais que isso! 

Apesar de não ser fácil encontrar uma vaga em condições e quando digo condições é: Um contrato de trabalho aceitável e não recibos verdes, um salário justo – muitas vezes acaba não sendo não é?! Uma função bacana que não vá de faxineiro a redator e tirador de café e voilá e o mínimo de benefícios a níveis de experiência. Não é impossível.

Exige paciência e estratégia. Vou começar indicando escolas e cursos.

Escolas e cursos 

  • EDIT. – Disruptive Digital Education

A Edit tem vários tipos de cursos e pockets de fim de semana dentro da área de comunicação voltada para o digital: Ux Design, marketing digital, estratégia, . Ainda não fiz nenhum curso lá mas tenho boas referências. Está na minha lista. Há unidades de ensino em Lisboa, Porto, Madrid e a promessa era a abertura de uma filial em São Paulo em 2020. Aguardamos! 

A LDS é bem recente, me lembro quando abriram e fizeram uma série de apresentações e mini workshops presenciais para mostrarem um pouco para o que vieram. Há cursos online e a há cursos presenciais em vários formatos, ou seja, várias durações distintas.

Há cursos sobre influencers digitais, relatórios e métricas, brand, gestão, LinkedIn e outros temas dentro das redes sociais e da busca por resultados e vendas nesse mercado de modo geral. 

A Flag é antiga e foi lá que fiz meu primeiro curso presencial de Web Copywriter em 2016. Basicamente eles oferecem cursos de design, criatividade e inovação e dentro disso cabe tanta coisa que até custa pensar. O diferencial da Flag é que eles oferecem MBAs e pós graduação, todos certificados

Bons Ventos me Levam - Dia do profissional de marketing 2

O que eu alerto aqui é para estarem atentos aos professores, porque pode variar muito de um para outro. Conheço pessoas que dão aula lá agora e são excelentes e já ouvi comentários sobre outros da minha época que não dão com nada. 

Outro ponto muito legal da Flag são as parcerias para vagas de estágio e trabalho em grandes agências de publicidade e grandes empresas como a Olgivy e a Leroy Merlin. 

Eu tenho um carinho muito grande em falar desse casal maravilhoso. Não apenas pelo exemplo profissional mas pelo carinho que tiveram comigo em uma fase difícil da minha vida e onde o curso deles alavancou o meu currículo e as minhas oportunidades. 

Mais do que um certificado, fazer um curso com pessoas boas assim significa ver oportunidades e abrir os olhos para novos horizontes. 

Eles tem vários cursos no Brasil e em Portugal de marketing digital. O que fiz com eles foi o marketing de afiliados, já que para Marketing digital meu objetivo é aprofundar mais e fazer a pós graduação que eles têm em Aveiro, na Aveiro Digital School.

Aqui em baixo segue o link da Amazon do livro maravilhoso do Paulo Faustino sobre Marketing Digital. Só clicar na imagem:

q? encoding=UTF8&MarketPlace=BR&ASIN=8582892152&ServiceVersion=20070822&ID=AsinImage&WS=1&Format= SL250 &tag=blogbvml 20ir?t=blogbvml 20&l=am2&o=33&a=8582892152

Recomendo muito os cursos que costumam ser em um final de semana. Eles tem outros projetos e mentorias de tempos e temas vários. Recomendo ir acompanhando o trabalho deles e se encaixar na programação. 

O Marco Gouveia é outro nome muito falado em Portugal na área de Marketing e ele tem cursos bem interessantes nas seguintes áreas: SEO, SEM, Analitycs e Adwords. Ou seja, é bem específico. Rola também algumas pós-graduações, uma delas inclusive em parceria com a Católica-Lisbon Business School.

 O IADE é um caso de amor e ódio, sem mentira. Tive excelentes professores e tive péssimos professores na licenciatura. Já ouvi dizer muito bem da área de design, inclusive, dizem melhor do curso de design do IADE do que do meu curso de Publicidade e Marketing.

A verdade é que faz bem a bessa pro currículo e no fundo, quem faz a trajetória é o próprio aluno. Concorda? 

No IADE existem licenciaturas variadas: como de fotografia e mestrados e pós graduações específicas também, como branding voltado para moda em parceria com a universidade da Beira Interior ( lá pro Norte de Portugal). É escolher! ( E pagar bem, muito bem).

Sei que existem muitas outras opções, então se você tem a dica e experiência de alguma outra, comenta aqui embaixo para eu ficar sabendo e colocar na minha wishlist de cursos. 

Sites para procurar emprego 

Esse é um dos aspectos que vem melhorando muito ao longo dos anos mas não ache que vai encontrar vagas estruturas de pesquisa semelhantes ao Brasil. Vai não “mafriend”! 

Nós brasileiros somos mesmo bons em comunicação, publicidade e Marketing e encho a boca com todo orgulho e certeza para falar sobre isso. 

Há muitos sites para pesquisar, não tão bonitos ou “smarts” como os brasileiros mas retornam bons resultados de pesquisa de emprego em Portugal.


A chave de tudo, para mim, na minha humilde opinião é o LinkedIn

Sarah Harmon líder do LinkedIn a Península Ibérica, publicou no início de 2019, ou seja a aproximadamente um ano atrás, que são cerca de 3 milhões de usuários no Linkedin em Portugal

Parece pouco para você brasileiro com espírito de formiga multiplicadora, mas se levar em consideração que em Portugal são em torno de 11 milhões de pessoas, o número é bastante considerável. Eram em torno de 123 mil empresas representadas e 6.300 escolas ou plataformas de ensino nas declarações. 

(Dá para garimpar muita coisa nisso aí).

E se foi a 1 ano atrás, esse número já deve ser maior. 

Vejo com muita frequência vagas e oportunidades no LinkedIn e você pode criar alertas de vagas dentro da própria rede.

Segue uma listinha:

No cargas de trabalho há de tudo. Triste é só o design do site né? (Oremos) mas tirando isso, há muitas oportunidades. Claro que você precisa garimpar como em qualquer outro lugar as vagas disponíveis mas é um site exclusivo da área de comunicação. 

Se você já está em Portugal e está registrado no IEFP ( Centro de emprego), você pode procurar vagas direito no site do IEFP também. 

Mas estar registrado no centro de emprego do governo exige algumas medidas: Ter residência válida, não estar a trabalhar e sempre responder a todas as propostas que forem enviadas, mesmo que negativamente. 

Recomendo que verifique no site do IEFP todas as normas e regras “tintin por tintin.”

O Indeed é um site generalista. Então você precisa fazer o filtro por palavra-chave ou por região mas pode sem problema procurar vagas específicas de marketing no site.

O LinkedIn é mestre não é?! Eu sinceramente, não vejo outro lugar melhor para procurar vagas do que lá. É preciso atenção porque muitas vezes as empresas publicam na timeline e não nos anúncios de vaga ( porque o LinkedIn cobra das empresas para isso). 

Então, a dica é ficar de olho na parte específica de vagas e fazer o filtro pelo que você quer dentro da área e visitar sempre as páginas das empresas que você se interessa. 

Eles se definem como uma plataforma que angaria pessoas maravilhosas como você para as áreas de marketing, comunicação, design interativo e novas tecnologias. Tem vagão tipo na Nestlé e na OLX Group

Hosco e Glassdoor

São sites também de procura menos conhecidos e aparecem oportunidades bem bacanas. Tem um ar mais gringo da parada toda. Se é que me entende.

Dia do profissional de Marketing 

Hoje comemoramos no Brasil o dia do profissional do Marketing.


Sabe lá Deus o que isso significa. Acho que nem nós, os próprios profissionais de publicidade e marketing, temos noção da dimensão e das habilidades que adquirimos com esse título. 

Na “era do digital” ainda mais.

As más línguas, dirão que para ser publicitário ou marketeer/marketeiro não é preciso diploma. (Essa discussão fica para outro dia. É complexa eu tenho uma lista de argumento que precisam ser bem explicados!!!!)

O que importa de verdade, é a responsabilidade que carregamos em cada trabalho que publicamos e produzimos. 

A publicidade, a comunicação, o jornalismo, o design… qualquer comunicação bem estruturada, segmentada, elaborada e assertiva, é uma ferramenta poderosa. Seja ela de manipulação, como a publicidade e as campanhas feitas por Hitler, seja ela de transformação: Como as campanhas cada vez mais comuns que defende minorias e quebra tabus antes nunca questionados. 

Marketing é poder. 

Marketing é estratégia.

Marketing é sentimento.

Marketing é coragem. 

“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho” (Peter Drucker).

Comecei minha trajetória com a publicidade em 2012, quando passei no vestibular para publicidade e propaganda no Brasil, em Belo Horizonte. Eu tinha a certeza de que amava minha profissão. Eu tinha a certeza que escrever era um sonho meu. 

A única coisa que eu não sabia muito bem, e as vezes acho que continuo sem saber, é exatamente o que eu poderia ser. Além de publicitária e escritora. 

Em 2014, me aventurei no Jornalismo, na Universidade de Coimbra. Muita tradição, muito nome, alguns copos e festas e boas lembranças. 

Em 2017 completei meus estudos em Marketing no IADE, em Lisboa.

Curuz, vai gostar de estudar e virar madrugada fazendo pesquisa, escrevendo, vendo vídeo de campanha e sonhando em mudar o mundo.

Agora sou, publicitária, marketeer ( seja lá o que isso significa, é melhor que marketeira) e uma pitada bem azeda e curiosa de jornalista. 

Nunca vou me esquecer dos meus primeiros passos pelos corredores da faculdade com os olhos brilhando de alegria de estar dando um passo tão importante na minha vida. 

E nunca vou me esquecer dos últimos passos na faculdade, chutando o que me aparecia a mando às favas ( Lê-se outra coisa) alguns professores (fofos) que cruzei pelo caminho. 

Parabéns aos inúmeros colegas de faculdade que tive. 


Parabéns também aos meus colegas que não terminaram o curso  porque a vidas exigiu deles maturidade e outras decisões mais dolorosas. Citava uma série de nomes. Vocês também são publicitários e fazem parte desse mercado. Publicitário é ser. É mais que diploma e tenho certeza que isso, vocês são. 

Meus parabéns aos professores maravilhosos que tive pelo caminho e que viam em mim algo diferente. Que me convidaram para eventos, feiras, apresentações, teatros e qualquer manifestação cultural que me fizeram mais criativa e reflexiva.

Parabéns, também fazemos milagres – para ficar registrado.

Dica extra:

Depois de falar, falar e falar… e compartilhar minhas experiências, ainda tenho uma dica bônus muito valiosa para os profissionais da área de comunicação que continuam em busca de conhecimento, assim como eu:

O livro do grande profissional Rafael Rez “Marketing de conteúdo – A moeda do Século XXI”:

q? encoding=UTF8&MarketPlace=BR&ASIN=8582891415&ServiceVersion=20070822&ID=AsinImage&WS=1&Format= SL250 &tag=blogbvml 20ir?t=blogbvml 20&l=am2&o=33&a=8582891415

Confere aí!

say yes to healthy 1

*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Quer viajar mais? Cadastre-se aqui e não perca nenhuma dica: