As 10 cervejas menos calóricas para você beber mesmo de dieta! 

Se você ama uma cervejinha mas aderiu a vida fitness, você precisa conferir a nossa lista com as 10 cervejas menos calóricas do mercado! (Algumas no Brasil e outras em Portugal).

O fim de semana chegou e parece que tudo coopera para um dia relax, perfeito para beber uma cervejinha com os amigos, não é?! 

Os dias até parecem mais ensolarado, as notificações no whatsapp com os convites para os bares, restaurantes, pubs e  resenhas em casa começam logo cedo…A  conta bancária às vezes não está bem de saúde, rsrs, mas o cartão de crédito sempre salva na hora de pagar a conta.  (Vocês não estão prontos para essa conversa)

O que não tem mesmo salvação são as calorias da cervejinha…  e depois é somar na conta dos gastos calóricos diários. Resolvemos então, trazer esse super post e algumas dicas para você que é, amante de cerveja mas é fitness, avaliar qual cerveja comprar. Ou não!

Cerveja engorda?

Na verdade, se pararmos para analisar todo e qualquer alimento ou bebida com calorias ao serem ingeridos, contribuirão com o seu consumo de calorias diário. E no final, a diferença entre o consumo de calorias ingeridos e o gasto calórico influenciará no ganho ou na perda de peso a longo prazo. 

Entretanto, vale a consulta a um nutricionista para avaliar precisamente suas condições físicas e uma dieta adequada. Nenhuma dica alimentar substítui a recomendação de um profissional! 

Mas, a questão aqui é: A cerveja engorda?

Provavelmente, o ganho de peso relacionado ao consumo de cerveja está diretamente relacionado a quantidade de cerveja consumida. Ou seja, a frequência com que você consome é diretamente proporcional a quantidade de calorias, que depende também da marca que você está consumindo.

Segundo a Healthline, empresa digital que aborda os mais diversos temas sobre bem estar e saúde e tem cerca de 150 milhões de leitores, existem três causas principais para que os consumidores de cervejas adquiram alguns quilos a mais na balança, a famosa barriguinha de Chopp, são eles:

Razões para a cerveja engordar

1. Aumento da ingestão de calorias

Se você é daquelas pessoas que contam calorias, “beber umas” poderá aumentar consideravelmente a sua contagem de Kcal ingeridos diariamente. Quando marcamos um happy hour com os amigos, raramente, consumimos apenas um drink ou uma cerveja. O probleminha começa aí, na saídeira! 

Sem falar que cerveja sem petisco é o mesmo que  bochecha sem Claudinho, é tipo avião sem asa, fogueira sem brasa… é sofrimento! 

Alguns estudos científicos mostram que o consumo alcoólico pode aumentar o apetite a curto prazo, logo, você provavelmente irá ingerir mais calorias através de alimentos que acompanham a breja..

cerveja com os amigos - cervejas menos calóricas - BVML

2. O consumo de cerveja pode interferir na queima de gordura

Aqui nós temos duas teorias sobre esta razão, uma boa e uma ruim. E vamos começar pela ruim para a notícia boa amenizar. (A gente começa logo batendo para depois soprar)

Durante o consumo de álcool, a bebida poderá impedir que o seu corpo queime gordura e isso se deve ao fato de que o seu “body” priorizará a quebra do álcool ao invés de outras fontes de combustível para o corpo, como a gordura armazenada. Bicho esperto! 

Então, se você parar e analisar, em teoria beber regularmente poderá contribuir para o aumento de gordura corporal.

A notícia boa é que graças aos curiosos e também aos maravilhosos cientistas, o tema já foi alvo de pesquisas anteriormente e os resultados apontaram que o consumo moderado de cerveja em porções equivalentes a menos de 500 ml por dia, não parece levar a um aumento no peso corporal ou na gordura da barriga.

500ml viu bebâdo de buteco de esquina! 500ml. Leva o medidor.

3. A cerveja contém fitoestrógenos. Mas é o queeeeeeê? 

Não é um fato, mas é uma dúvida válida.

O lúpulo, (pelo amor de Deus, lúpulo. Não lúpus.)  um dos componentes presentes na cerveja e que também é responsável por dar sabor a ela, possui um composto vegetal chamado fitoestrógenos que podem imitar a ação do hormônio sexual feminino estrogênio. (Isso explica muita coisa, você deve estar pensando….)

Que? Vamos lá novamente tentar explicar essa parada que nem a gente tá conseguindo entender. Direto do estudo: 

“As flores femininas da planta do lúpulo são utilizadas como conservante e aromatizante na cerveja. A atividade estrogênica deste composto reflectiu-se na sua afinidade de ligação relativa aos receptores de estrogénio do útero de rato. A presença de 8-prenilnaringenina no lúpulo pode fornecer uma explicação para os relatos de distúrbios menstruais em trabalhadoras do lúpulo.”

A especulação em torno dessa informação sugere que, a ingestão da cerveja pode causar alterações hormonais em homens e aumentar o risco de armazenar gordura da barriga. 

No entanto, são suposições e para nós bebedores de cerveja, logo, sem provas, sem crime. Um alívio. (Sarah Patrício) 😉

Então…

Qual cerveja engorda menos?

Pergunta de milhões. 

Apesar de toda a teoria e evidências sobre o consumo de álcool relacionado ao aumento de peso, nem tudo na vida é uma eterna restrição. Apreciar sua bebida predileta com os amigos, moderadamente, não fará de você uma pessoa menos saudável. (Discuss)

Atualmente no mercado, existem diversas marcas e tipos de cervejas disponíveis para o consumidor. Há desde as cervejas mais caras e normalmente calóricas, cervejas lights consideradas menos calóricas ou cervejas Low Carb. Para os radicais xiitas , temos as cervejas sem álcool para quem não pode ou não gosta de ingerir bebidas alcoólicas.

Marcas de cervejas em lata - cervejas menos calóricas - BVML

E para ajudar você a buscar por cervejas menos calóricas mas, extremamente saborosas, separamos uma lista das 10 cervejas menos calóricas para consumir e controlar a ingestão de Kcal.

Cervejas menos calóricas

Cerveja Michelob Ultra Light Lager – 79 Kcal 

A cerveja do tipo lager Michelob ultra light, é uma das marcas distribuídas pela Ambev, é relativamente nova no mercado brasileiro de bebidas. Em Portugal, nunca encontrei.

A cerveja tem uma proposta ideal para quem busca cervejas menos calóricas. Na tabela nutricional da Michelob Ultra, você vai encontrar 80% menos carboidratos do que nas cervejas comuns. Ou seja, apenas 79 calorias em uma long neck de 355 ml, o que equivale em cervejas tradicionais a valores que  giram em torno de 140 Kcal para a mesma quantidade.

Por ser um marca nova no mercado, pode rolar aquela dúvida, compro ou não compro! há mais o que falar sobre essa cerveja low carb… a Michelob Ultra apesar de ter começado no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2022, já compete com marcas como Coors Light (essa tem em Portugal!!!), Miller Lite e Bud Light, isso no mercado Norte-americano

Quer mais uma? Aualmente é a cerveja oficial da liga norte americana de Basquete, também conhecida como NBA. A primeira marca parceira da liga em toda a história

De marketing eles entendem, isso é certinho! 😉

LATAS NBA Michelob Ultra - cervejas menos caloricas - BVML
Latas NBA Michelob Ultra

Deu vontade de experimentar, né?

Cerveja Verace Low Carb Lager – 60 Kcal/100 ml

Essa cerveja também tem prometido no quesito marketing. Mas já que a gente bebe cerveja e não marketing, vamos as informações que realmente interessam. 

Cerveja low carb verace - cervejas menos calóricas - BVML

A marca Verace foi fundada por 4 sócios brasileiros, que já tinham experiências na área alimentar e se uniram para montar a marca que tem outras referências no portfólio. Inclusive Gin! 

Sua harmonização recomendada são pizza de muçarela, salada de folhas, churrasco e batata frita. (Nada low carb, mas ok, foca na cerveja)

Cerveja Lager Puro Malte Sem Glúten Ultra Amstel 275ml – 72 kcal

Já começo dizendo que para quem está em Portugal, esta cerveja tem na Amazon.es. 😀 

Cerveja amstel espanha - cerveja menos calóricas - BVML

 Versão vendida na Espanha sem Alcool 

Buscando atender um público cada vez mais diverso, dentro dos apreciadores de cerveja, o grupo Heineken trouxe mais um rótulo para o seu portfólio, a Cerveja Lager Puro Malte Sem Glúten Ultra Amstel.

CERVEJA PURO MALTE AMSTEL - cervejas menos calóricas - bvml

      Verão vendida no Brasil 

Algumas cracteríristicas da Amstel Ultra:

Cerveja menos calórica 

Cerveja sem Glúten

Cerveja puro malte 

Apenas 71 kcal em 269m

STELLA ARTOIS Sem Glúten 330 ml– 133,65 kcal 

Esta cerveja é forte no quesito sem glúten, mas tem álcool tá?! É fácil perceber pela quantidade de calorias quando comparada as outras sem álcool. 

Mantém o registro do sabor da Linha Stella, é amarga e refrescante, com uma intensidade muito própria. Harmonizando bem com carnes vermelhas ou frutos do mar. 

cerveja stela artois sem glutén - cervejas menos calóricas - bvml

Cerveja Albanos (life Low Carb Zero Açúcar Carbo) Lata 473ml – 160,82

Kcal

A cerveja Life Lager, zero carboidratos e zero açúcar, desenvolvida pela cervejaria Albanos (eu tenho uma história de vida com o Albanos, um dia conto)  é uma cerveja do estilo American Light Lager, e tem características principais, como:

  • Cerveja menos calórica
  • Baixa concentração de açúcares
  • Cerveja low carb

A cerveja Albanos Life lager, preencheu todos os requisitos da categoria, apresentando apenas 34 kcal a cada 100ml de cerveja, além de entregar para o consumidor uma cerveja leve e refrescante com aromas levemente frutados e cítricos. Já chegou até receber prémio! 

E eu adoro a embalagem! Transmite uma sensação de saúde incrível. risos.

Cerveja De Leve Läut Premium Beer 600mL 34 Kcal/100 ml

A cerveja De Leve, da cervejaria mineira Laut, foi desenvolvida pensando no público que não abre mão de um estilo de vida mais saudável e de apreciar uma boa cerveja. O resultado foi uma cerveja leve e refrescante, com aromas de frutas cítricas e tropicais além de outras características presentes na cerveja:

  • Cerveja menos calórica
  • Baixa concentração de açúcares
  • Cerveja low carb.
  • Cerveja estilo Hop Lager

Let’s drink!_________________________________________________________________

amstel ultra

Kit Com 6 Unid. Cerveja Sem Glúten Amstel Ultra 269 Ml

R$ 26,34

Stela pure gold sem gluten

06un Cerveja Stella Sem Glúten Low Carb – 330ml

R$ 69.90

cerveja Kud Low carb

CERVEJA JUMP SEM GLÚTEN (LOW CARB) – 600 ml

R$ 31,17

jogo de tacas cerveja

Jogo de Taças Cerveja Royal Beer Vidro 330ml 6 Pcs

R$ 129,90

Cervejas menos calóricas e cervejas sem álcool

Cervejas  saudáveis em Portugal 

Achou que a gente tinha esquecido das marcas portuguesas? Claro que não! hehe

A famosa marca portuguesa Super Bock que pertence a Super Bock Group, lançou a linha Sky que promete entregar 30% menos de calorias e 3,3% de álcool feita a base de trigo.. Dizem que são  a 1.ª cerveja portuguesa com essas características. 

(Sobre a campanha de comunicação… cair do céu,blablaba… debatemos um dia desses aí!)

cerveja super bock sky - cervejas menos calóricas - bvml

A concorrente invicta, Sagres, que pertence ao grupo Central das Cervejas, outra grande jogadora da categoria no território português, tem a linha Sagres 0,0%, 25kcal/100ml. 

Nesta linha, há também a versão  cerveja preta 0.0.

cerveja sagres sem álcool - cervejas menos calóricas - bvml
cerveja sagres - cervejas menos calóricas - bvml

E aí, depois das nossas dicas, já vale perguntar para o “nutri” se pode encaixar cervejas menos calóricas na dieta?! Depois conta pra gente qual dessas cervejas você mais gosta.

Claro que há infinitas marcas e opções a mais no mercado, mas estas valeram uma seleção especial. Gostou? 

P.s:  Ahhh, já ia esquecendo…Aprecie com moderação tá?! E faz 18 anos antes. 😀 

Precisa alugar um carro? Rentalcars

Hospedagem perfeita? Excelentes opções aqui

E não se esqueça do Seguro viagem!!

*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Mais algumas dicas