O que é Kombucha? Saiba mais sobre essa bebida e seus benefícios

Você já ouviu falar sobre a Kombucha?! Se você é pró alimentação saudável e ama experimentar novos sabores, você não pode perder essa dica!

Calma, não se assuste. Não sou mestre em Kombucha mas, sou curiosa e vou compartilhar com vocês um pouco de conhecimento que como boa cusca que sou, fui atrás. Depois de de umas valentes pesquisas e de uma visita que fiz a fábrica de Kombucha OH K, pertinho de Lisboa, tive a certeza que precisava compartilhar o que vi e aprendi.

Nossos livros queridinhos, são:

Todo boa falação, tem que ter uma boa teoria. Esse é o lema! 

 Para começar: O que é Fermentação?

 Nosso ponto de partida é começar falando um pouco sobre a bebida e seus benefícios. Depois de ler alguns livros sobre este assunto, decidi fugir um pouco da teoria dos intermináveis livros didáticos e explicar através das palavras de Holly Davis, autora do livro “Ferment” parte do processo técnico de produção da Kombucha.

 Fermentação é uma força da natureza, que sempre esteve presente transformando ingredientes de todas as maneiras, em adições vitais na nossa dieta, através dos micro-organismos benéficos.

Em outras palavras, quando o alimento é fermentado, os microrganismos presentes na fermentação digerem os ingredientes presentes, transformando o sabor, textura e os nutrientes que antes estavam indisponíveis para absorção do nosso organismo.

E mais, ainda que seja, super saboroso os alimentos fermentados, há mais sobre o que falar sobre esse processo. Como Diz Davis, alimentos fermentados estão totalmente incluídos na nossa identidade cultural. E eu, concordo completamente, até nos exemplos em que ela nos conta. Você consegue imaginar um francês sem Vinhos, pães ou Queijos? Se eu que sou brasileira não consigo imaginar me sem, quem dirá eles que são tão sérios com esses alimentos quanto brasileiro é com futebol.  

Tratando-se da nossa alimentação, os probióticos invisíveis,  provenientes da fermentação realçam nossa digestão, imunidade, função cerebral, níveis de nutrientes e muito mais

Aposto, que você não pensa muito nos benefícios de um Iogurte, Queijo, Kefir, Kombucha (já já Falamos dela) ou outras infinidades de alimentos fermentados quando está comendo , não é?! ( Eu também não, só quando passo mal).

Agora você pode ficar de olho. Comer saudável literalmente é vida!

O que é KOMBUCHA?

Lendas da Kombucha

A kombucha é uma bebida tão antiga que eu nem sei explicar o que é que andava sobre a terra naquela época! 

 Para falar sobre a história da sua origem, precisamos discutir “Teorias da Conspiração”- Adoro essa parte.

 Brincadeiras a parte, a realidade é que não existe registros históricos sobre a sua origem mas, existem algumas possibilidades comentadas por aí. Se é verdade? Eu não sei. Vamos a primeira e mais plausível:

Lenda Tibetana. 

De acordo com a lenda,  um monge adormecido ( Adorei essa parte)  esqueceu-se em uma janela uma jarra de chá destampada, logo, bactérias carregadas por insetos que infiltraram naquele recipiente, formaram uma “cultura”( um ambiente propício para a magia acontecer)  e a bebida fermentou. 

Se fosse eu deixando qualquer coisa destampada levaria um puxão de orelha da minha mãe e o inseto menos louco presente no “teste”, seria uma varejeira! 

Quando o monge descobriu, compartilhou com os demais sobre sua incrível “descoberta” e o resto meus amigos, é história.

Fábula Russa

Outra teoria envolve uma Fábula Russa, na qual um monge – Sempre eles, com poderes de cura foi convocado para curar um imperador doente.

O monge então prometeu curar a doença do imperador com uma formiga que seria jogada dentro do chá do imperador. Ele só precisava esperar a proliferação de microorganismos para então consumir. O imperador foi curado com a bebida misteriosa.

 (E eu continuo crendo, que saiu de algum conto da disney) Comentários internos da Sarah! Se você ainda não conhece ela, divirta-se!

Cientista Russa

Em outra possibilidade temos uma cientista Russa chamado Bachinskaya. Ela estudou sobre a Kombucha no século XX.

A teoria dela basicamente nos diz que moscas das frutas podem transformar um lote de vinho ou cerveja em vinagre simplesmente pousando sobre a bebida – E dizem as más línguas que mosca pousa na sopa. Sabe de nada inocente!

 Segundo Bachin, as bactérias conhecidas como acetobacter encontradas nas pernas das moscas são transferidas para as bebidas, multiplicando se rapidamente e transformando os açúcares presentes em ácidos acéticos.

Diante de todas essas possíveis histórias, fábulas e lendas, podemos apenas concluir que a Kombucha é proveniente em parte da Natureza e foi passada de geração em geração. 

A bebida

Kombucha nada mais é que um chá fermentado, produzida principalmente com 4 ingredientes básicos como: água, açúcar, SCOBY  (micro-organismos usado na Fermentação) com starter líquido (inoculante) e chá (proveniente da erva “Camellia Sinensis”, talvez você conheça como chá verde, preto, branco…). 

Para quem não gosta do sabor de chá verde por exemplo, já existem muitas outras opções com adicionais como Jasmin ( Senti o cheiro de um Jasmin a sério a na fábrica do OH Kombucha e amei) que conferem à bebida outro sabor totalmente diferente.

O Conselho dado por Crum, autora do livro “The Big Book of Kombucha” para produzir Kombucha é simples, mas, super válido: “Quanto maior a qualidade dos ingredientes maior será a qualidade do produto final”, e claro, há segredos e adicionais que conferem à bebida diversas possibilidades de sabores mas isso você sabe não é?! É segredo do produtor.

Oh Kombucha Lisboa, Portugal

Scoby

Scoby também conhecido como Biofilme, Cultura, Zooglea ou película  é o responsável por fazer a mágica acontecer durante a fermentação. O significado literal da palavra é Cultura Simbiótica da bactéria e levedura, sua finalidade é uma cooperação mútua entre as bactérias e leveduras, pois, tanto a bactéria quanto a levedura dependem uma da outra, visto que, os produtos provenientes da bactérias se alimentam da levedura e assim faz os produtos provenientes da levedura, se alimentam das bactérias.

Oh Kombucha Lisboa, Portugal

Benefícios para Saúde

Gostaria de afirmar, a infinidade de benefícios que esta bebida fornece para aqueles que a consomem, entretanto, apesar da infinidade de depoimentos positivos que li no livro Kombucha – Miracle Fungus de Harald Tietze, sobre o efeito da bebida em doenças como Câncer, HIV, Diabetes e muitas outras. Precisamos de mais estudos científicos para provar não é?! (Alô, cientistas de plantão, que tal explorar o universo da Kombucha?!) Enquanto não temos artigos para provar podemos falar sobre alguns pontos interessantes sinalizados por Krum.

Benefícios

  • Kombucha Auxilia no Sistema Digestivo

Através do aumento da acidez no intestino devido a ingestão da bebida, facilitará a digestão e  absorção de nutrientes da comida ingerida.

  • Kombucha contém Vitamina B e C

Para ser mais específica, vitaminas B1, B6 e B12, essas conhecidas por ajudar o nosso corpo a lutar contra depressão, estabilizar o humor e melhorar a concentração. A vitamina C  ajuda suprimir a liberação de Cortisol no sangue( um dos hormônios do Stress e responsável por doenças como hipertensão e depressão quando há alto nível dele no sangue) 

  • Consumo de Kombucha pode reduzir a quantidade de Cafeína e Açúcar ingerida

A substituição do café pela kombucha pela manhã, reduziria a cafeína no seu sistema. Uma substância presente no chá chamada  L- theanine, tem como função neutralizar os efeitos nocivos da cafeína, proporcionando a quem consome FOCO.

  • Ingestão de baixa quantidade de álcool, proporciona efeitos benéficos para o corpo

Não é cerveja ou vinho mas, os poucos traços alcoólicos presentes na bebida podem aumentar a sensação de bem estar e diminuir o stress.

Há também as más línguas, que comparam a kombucha com a “panacea” (termo grego referente a Deusa da cura). Cuidado, pois não é para tanto. A bebida em si, irá ajudar no ‘detox” do seu corpo, então, o sistema imunológico poderá funcionar apropriadamente. Segundo Krum, Kombucha é um adaptógeno essa uma característica a qual é dada pelo fato de:

  •  Não ser tóxico
  •  Não específico, ou seja, os benefícios agem em todo o corpo 
  •  Ajudar o corpo a manter a homeostase (responsável por manter nosso corpo em equilíbrio. Nossos famosos quilinhos para mais ou para menos?! A kombucha pode ajudar.)

A Visita ao OH Kombucha!

A fábrica da Kombucha fica pertinho de Lisboa, em uma região metropolitana e com 40 minutos você está lá.

Logo na entrada você vê uma fachada bem bonita e fácil de identificar. Respeitando todas as normas de higiene da fábrica, entramos. 

Oh Kombucha Lisboa, Portugal

Eu era completamente leiga quando o assunto é Kombucha. Foi a fofa da sócia desse blog (Sarah, vulgo engenheira química) que me despertou para ir conhecer uma fábrica aqui tão pertinho de mim e começar a desenvolver hábitos mais saudáveis de vida: Como imigrante e como viajante. 

A visita foi feita pelo Renato, fundador da empresa e pela chefe da fábrica. Muito simpáticos e muito apaixonados pelo que fazem. Trocamos muitas ideias, muito conhecimento sobre a matéria e experimentamos. 

O projeto do Renato é fazer visitas a fábrica e no espaço que eles criaram logo a entrada, realizar degustações e outras reuniões. Inclusive, eu amei a geladeira que tem nesse espaço. 

Oh Kombucha Lisboa, Portugal

A Kombucha não propriamente uma bebida doce, ela é saudável e dá excelentes drinks.

Eu gosto de coisas doces, até pingando! Há pessoas que não. 

Eu recomendo experimentar os sabores para encontrar qual gosta mais.

A boa notícia, de fontes confiáveis, é que a empresa está realizando vários testes com novos sabores para serem lançados, inclusive uma versão mais doce. 

A empresa está trabalhando em um projeto bem divertido que é o Mestre Kombucheiro para ensinar em várias vertentes, como produzir Kombucha. Dos mais leigos, aos profissionais relacionados. 

Oh Kombucha Lisboa, Portugal

Os pontos fortes da marca Oh Kombucha

Única Kombucha de fermentação tradicional que não necessita de refrigeração para armazenamento.

Oh Kombucha Lisboa, Portugal

​ • Processo de​ fermentação tradicional que continua na garrafa;

​ • Kombucha com o​ teor de açúcar mais baixo do mercado;

​ • A marca com a​ porcentagem de álcool mais reduzida do mercado europeu (0,1%);

​ •​ Utilização de chás, plantas e frutas para atribuição de sabor, não são utilizadas essências, conservantes, ou extratos.​

​ •​ Prêmio Produto do Ano  2020​ na categoria de bebidas alternativas

​ •​ Membros​ ​ Kombucha Brewers International​ (KBI);

​ • controle de​ qualidade periódico nutricional e microbiológico realizado em parceria com o Instituto Ricardo Jorge ( Responsável por testes, acompanhamento de processos e muitas outras funções ligadas à saúde pública em Portugal) 

Onde você encontra para comprar: Miosotis, El Corte Inglês, Casa Chinesa do Porto, The Therapist, Instituto macrobiótico.​ ​

 Biofrade, Café Ele e Ela, Vegan Nata, Fromagerie Maitre Renoit​ ​ e Loja on Line. Se tiver mais dúvidas é só ir ao site deles.

A ideia é ter uma opção de bebida mais saudável durante a sua viagem! E dá até pra fazer Coquetéis.

Se você adorou a ideia, o produto e quer aprender a fazer vou deixar aqui minha indicação mais que perfeita e muito conhecida:

Curso de Produção de Kombucha com Lucas Montanari - Fermenta Com Ciência

Depois me conta se deu certo. Drinks! 


*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

O que é Kombucha? Saiba mais sobre essa bebida e seus benefícios

E não se esqueça do Seguro viagem!!

Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!

Vai de ônibus? Experimente a Flixbus.

Mais algumas dicas