Conheça o Baloiço da Lousã: Um dos maiores Baloiços de Portugal na Cordilheira Central

Fotos incríveis e uma vista de babar na Cordilheira Central de Portugal?! Como assim? A gente explica e ainda te dá a dica ideal para o próximo passeio. Confira aqui tudo sobre o Baloiço da Lousã!

As viciadas em descobertas, atacam novamente. Uma dica que você definitivamente precisa anotar no caderninho, diário ou versão digital disso, para se lembrar: O Baloiço da Lousã.

?c=27844&m=1615981&a=313537&r=&t=html

Baloiços gigantes 

Falar em baloiços gigantes e não lembrar dos vídeos e imagens ícones de Bali na Indonésia, é o mesmo que ir em Portugal e não experimentar os famosos pastéis de Belém ou um bom bacalhau. Sorry, tive que dizer!

Não tem jeito, os baloiços gigantes são uma das marcas registradas e que nós amantes de viagens, sempre temos em conta na nossa lista de desejos para conhecer. 

Para aqueles que desconhecem a fama, nós damos spoiler mesmo. Adoramos incentivar nossos leitores a dar uma chance para o desconhecido!  Os baloiços gigantes geralmente estão situados em pontos de alta altitude, em meio a natureza com uma “vista paradisíaca”. 

Eu amo uma paisagem. Agora, imagina: Uma vista impecável, feliz,  tipo criança em um baloiço. É essa a experiência que o baloiço oferece e eu definiria como: Liberdade! 

Além do que, você pode registrar sua experiência com fotos ou vídeos muito instagramáveis. 

As filmagens e fotos viralizaram nas redes sociais com muita frequência. Um estilo de registro recorrente e famoso são mulheres vestidas com um vestido longo indo de encontro ao abismo na natureza, sentada em um baloiço, direto da Indonésia.  

Queria ser eu com vestido vermelho a balançar!  O turismo ao redor do mundo agradeceu as partilhas, e deu origem a uma onda que só multiplica. Vários países implementaram algum  baloiço gigante ou deram destaque na mídia para eles atraindo os turistas. 

E claro, Portugal está nessa lista com o Baloiço de Lousã. ( Mas este é só um deles!)

A Serra da Lousã

A Serra da Lousã é extremamente importante na cultura e no turismo português. Por lá, encontramos várias aldeias construídas com as famosas pedras de Xisto, sendo que são ao todo 27 Aldeias do Xisto registradas. Quando falamos em diversidade na fauna e flora da região encontramos: veados, javalis e corços que foram inseridos através de um projeto de requalificação da Serra, há alguns anos atrás.

Para quem adora uma árvore e gosta de saber o nome de tudo, como eu, nessa região encontramos o famoso carvalho português o medronheiro ( os portugueses fazem uma bebida caseira alcoólica chamada, medronho, feita com o fruto dessa árvore e que levanta até defunto!). Com sorte, você consegue avistar aves de rapina, doninhas ( tão fofa e tão “texas”), corujas, uma cobra-cornuda ( soltei uma risada histérica quando li esse nome) ou tartarugas. 

Percurso serra da lousã para o baloiço da lousã -bvml
estrada serra da Lousã para o baloiço da lousã - bvml

O ponto mais alto da Serra tem 1205 metros de altitude, na zona do Trevim, exatamente onde fica o baloiço. Por isso, fique atento a época do ano que vai, pode inclusive, nevar. 

A Serra da Lousã, juntamente com a Serra da Estrela e a Serra do Açor, forma a cordilheira mais importante de Portugal, chamada Cordilheira Central

Minha sugestão: 

  1. Faça uma seleção dos pontos turísticos da Serra da Lousã que quer conhecer
  2. Alugue um carro se não tiver um.
  3. Arranje uma hospedagem na região da Serra da Lousã  
Booking.com

4. Planeje a rota para conhecer os lugares escolhidos tendo em conta a proximidade. Subindo por um lado da Serra da Lousã e saindo por outro. 

Aqui você consegue ver um guia da Região da Lousã toda:

1594151903

Baloiço de Lousã ou do Alto do Trevim

Quando resolvi ir ao Baloiço da Lousã, estava retornando do Hotel Parque serra da Lousã, contei sobre ele aqui.

Tinha muita curiosidade em visitar um balanço, como falamos no Brasil mas confesso que não tinha tanta expectativa. Quando avistei ele de longe, também não tive total noção do que era.

Agora, quando eu me sentei e balancei, meu Deus, quase me desceu uma lágrima. O vento não era exagerado, a vista é incrível e dá vontade de voltar a ser criança e ficar ali o dia todo, como se não houvesse mais nada para fazer na vida. 

A sensação é de voltar realmente a ser criança. Nem preciso dizer que as fotos ficam maravilhosas. Cogitei ficar até o fim do Sol, mas não queria pegar estrada à noite. Então aproveitei o fim do dia, peguei o Sol ligeiramente mais baixo e consegui tirar fotos incríveis. 

Se tiver um tempinho extra, dê uma voltinha e passe pelo passadiço da Ribeira das Quelha. Tem o percurso pedestre feito em madeira e cachoeiras ( queda de água). Procure pelo nome na zona do Coentral grande. 

foto do baloiço da lousã - bvml
vista do baloiço da lousã - bvml
vista da natureza na serra da lousã no baloiço da Lousã - bvml

Há muitas opções do que fazer nessa região: Praias fluviais, mirantes, cachoeiras… Conheci a região do Talasnal há alguns anos e simplesmente amei. Valeu cada minuto subindo a serra. 

?c=27395&m=1245698&a=313537&r=&t=html

Como chegar no Baloiço de Lousã

O caminho é muito lindo, mas muito perigoso também. Não recomendo ir de noite ou se não tiver experiência para conduzir. São curvas bem fechadas e a estrada não é propriamente bem sinalizada.  Se vier da Lousã ou de Miranda do Corvo, como eu vim, o caminho é bem estreito. Se fizer o percurso sentido Castanheira de Pêra, a estrada é um pouco melhor e tem trechos novos. 

Se você colocar no GPS, ele te dá a localização exata sem problema. Dá para parar em alguns trechos da estrada e observar a paisagem. Vale a pena.

Quando chegar próximo ao ponto do baloiço, não se preocupe, tem uma estrada boa, bem esticadinha com alcatrão/asfalto, e uma parte de terra para estacionar o carro. 

Entrada baloiço da Lousã - bvml
baloiço isto é lousã - bvml

Essa zona é mais plana e sem muitas curvas. Vai notar logo a diferença do restante da Serra. 

Na entrada há uma placa e você consegue ver o baloiço um pouco mais abaixo. Coloque no GPS: Baloiço Alto do Trevim. Esse é o nome oficial. 

Se quiser saber mais detalhes sobre o percurso, confira aqui nosso texto sobre a ferramenta da Via Michelin para te ajudar

Quer saber uma coisa engraçada? Nessa parte da estrada você estará em dois distritos diferentes de Portugal. Do lado esquerdo Coimbra e do lado direito Leiria!  

estacionamento baloiço da lousã - bvml

Gostou? Boa. Marca aí na agenda e boa viagem!

Fica aqui minha recomendação! 

*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

E não se esqueça do Seguro viagem!!

Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!

Vai de ônibus? Experimente a Flixbus.

Mais algumas dicas