Os melhores Whiskys ao redor do mundo!

Curiosidades, histórias, sabores e dicas incríveis sobre os melhores whiskys para você experimentar, tudo em um só post. Nós somos assim, confere aqui! 

O fim do ano está se aproximando e com ele vem as festividades e os eventos por todos os lados, inclusive aquele amigo oculto obrigatório da empresa (coffcoff). E claro, com essa confusão toda, vem aquele banquete com opções de comidas e bebidas para fazer aquele estrago, seja na dieta, seja no fígado. (Cada um com seu drama). 

E além de adorar comer – se é a primeira vez que você está entrando nesse blog, sim a gente viaja só para comer, nós adoramos o universo das bebidas. Apesar de não beber quase nada! Juramos juradinho. 

Mas dessa vez, vamos sair do tópico vinhos apesar de Portugal pedir uma garrafinha, e pulamos para outra bebida super saborosa e que tem tudo a ver com o nosso propósito maior: Fazer com que você leitor, viva as melhores experiências durante sua viagem! (Mas se beber muito pode ter o efeito contrário.. com moderação tá?! Ainda mais Wisky… Risos)

E para embarcar no mundo das bebidas de primeira-classe, vamos te contar muitas curiosidades, histórias e quais são os tipos dos melhores whiskys, para quem sabe, você experimentar no seu próximo destino?!

E aí, bora descobrir mais sobre whisky com a gente?

Afinal, o que é Whisky?

Quando falamos que o whisky tem tudo a ver com a personalidade deste blog, não foi um exagero, a história do whisky tem mais passaporte carimbado do que muita gente! #InvejaWisky

Começando pelo nome Whisky, originário do Gaélico, (não do Latim), “Uisge Beatha” e é pronunciado como “Ooshkie bayha”. Quero ver você aí que está lendo pronunciar…

 Já no bom e velho latim (tipo trabalho de escola), ele significa Aqua Vita e pronunciado como água da vida, hahaha, provavelmente muitos vão concordar com o sentido literal em latim. Agora é só ladeira à baixo…

Apesar das diversas nacionalidades onde o Whisky adquiriu o seu lugar especial com produções famosas ao redor do mundo, você provavelmente já ouviu falar sobre a fama dos Whiskeys Irlandeses, Whisky Escoceses e Whiskeys Americanos (norte-americanos). Correção! 

Para terem uma ideia de como essa bebida é multicultural, atualmente, com exceção das produções de Whiskeys feitos na Irlanda e na América do Norte, todo o resto do mundo pronúncia “Whisky”, já os americanos e Irlandeses “Whiskey” e com isso entramos na diversidade, há Whisky para todos os gostos e nacionalidades. 

Provavelmente, há milhares de marcas de Whiskys ao redor do mundo, considerando que algumas destilarias como Heaven hill no Kentucky, EUA, produzem mais de 100 diferentes tipos de bourbons, assim como outra destilaria em Cork na Irlanda, chamada Midleton Distillery que é responsável pela produção do Whiskey Jameson e que  também produzem mais do que um Whisky, sendo 7 deles já famosos e com apreciadores por todo o planeta!

E então, a pergunta que não quer calar:  O que é Whisky?

Segundo grande parte dos especialistas, Whisky é discutivelmente a bebida alcoólica mais complexa entre as demais, tornando um desafio para os apreciadores de primeira viagem desvendarem os sabores da bebida. E a dica deles, basicamente é: Experimente e descubra.

Se você estiver curioso sobre o que mais esses especialistas estão falando, você pode conferir nos livros: 

Whiskey a Tasting course – A way to think and drink – Whiskey | Eddie Ludlow

A field Guide to Whisky – Hans Offringa

Já entrando no modo dicionário e um pouco mais científico, o Whisky é uma bebida destilada feita a partir de grãos como cevada, milho, centeio e trigo, e que ganham uma aparência escura devido ao processo de envelhecimento da bebida em tonéis de madeira.

Agora vamos falar de sabor e de como experimentar. Próximo tópico…

Sabores e tipos de Whisky

Descobrir com precisão os sabores que um whisky tem, é uma tarefa árdua para quem tem pouco conhecimento. Entretanto, dentre os mais diversos sabores que podem ser encontrados em uma dose de Whisky, existem 6 principais tipos de sabores dos melhores whisky. Derivado deles, posteriormente surgem outros sabores derivados destas categorias. Para você entender melhor: 

  • Whisky Amadeirado
  • Whisky frutado
  • Whisky apimentado
  • Whisky com predominância no sabor de cereal
  • Whisky com predominância no Sabor floral
  • Whisky Defumado
Gráfico, Gráfico de explosão solar

Descrição gerada automaticamente
Fonte: Ludlow, Eddie. Whiskey’s main Flavors. 43 pg. Whisky a tasting Course: A new way to think and drink whiskey.

Passando para o lado da preferência pessoal, dificilmente você poderá chegar em alguma loja e pedir apenas uma garrafa de whisky ou uma dose de whisky. Provavelmente, o atendente vai querer saber qual o tipo de whisky você gosta, ou qual tipo já experimentou e até mesmo qual experiência gastronômica você quer ter com aquela bebida. Muito doido não é?

Por isso, resolvemos também incluir os principais tipos dos melhores whisky, para você analisar e decidir qual deles dá mais match com o seu paladar. Como diria minha avó, mata a cobra e mosta o pau (no bom sentido)!

Whiskies no mundo

Whisky feito na Escócia

 Falar sobre whiskys produzido na Escócia e não associá-los aos famosos Single Malt whisky, malte puro em bom português, é um erro que não cometeremos por aqui! A qualidade deste estilo de whisky na Escócia é reverenciado por muitos apreciadores da bebida ao redor do mundo. 

Curiosidade extra para os curiosos sobre Whisky Escoceses

As destilarias na Escócia são aproximadamente 127 produtoras

Destilarias produtoras de whisky conhecidas para você visitar: Glenkinchie, Auchentoshan, Glenmorangie, Glendronach, Lagavulin, Bowmore, Glen Scotia, The Glenlivet distillery, Springbank, The Macallan e Glenfiddich.

Conhece alguma?

Já procuramos alguns videos de pessoas que assim como nós, amam turistar e compartilhar suas dicas. Confere só esta tour na the Glenlivet distillery, veja se não bate aquela vontade de arrumar as malas e partir para um tour na Escócia

Se você assim como nós, não pode ver alguém falar “Vi..” que já tá logo completando e dizendo viajar aproveita o gancho do whisky e já confere essas opções de tour na Escócia, para você conferir de perto toda a história e claro, desgustar whisky escoces.

Tipos de Whisky

Single Malt Whisky

Mas afinal, o que é Single Malt whisky?

O famoso single malt whisky é um tipo de whisky feito com 100% de cevada maltada que pode ser envasado com diferentes lotes de produção. Mas os whiskies devem ser de apenas uma destilaria. Logo, o single descrito no nome Single Malt Whisky, é atribuído a questão da destilaria.

Normalmente, os Single Malt whisky são produzidos em cinco regiões principais na Escócia:

  • Highlands and Islands: Maior região escocesa produtora de whisky
  • Lowlands: Região com crescimento acelerado de destilarias de Single malt.
  • Islay: Região famosa pelos seus whiskeys trufados.
  • Campbeltown: Conhecida como cidade do Whisky
  • Speyside: região com quase 50% de produção de todo single malt whisky da Escócia

A dúvida agora é:  A que se deve toda essa fama, o que há de especial?

Segundo os apreciadores da bebida, o single malt whiskies recebe este status por várias razões. A principal delas, é a forma original como o whisky é produzido, dando à bebida ainda o mesmo sabor e aparência de uma histórica linhagem de whisky. Tradição e consistência! 

Aos românticos incuráveis e amantes de arte, dizem que a localização de grande parte das destilarias de single malt na Escócia, são lugares de perder o fôlego com belezas paradisíacas que podem influenciar no sabor da bebida. Achei um argumento “too much’’ mas… (Eu acho fofo, by Sabrina).

Será que podemos contestar? Depois dessas fotos, acho que não né?!

Outro argumento bem interessante e que com toda a certeza é um ponto marcado, é sobre a diversidade de sabores. 

Atualmente, existem mais de 100 destilarias na Escócia, produtoras de Single malt Whisky, que apesar de usarem a mesma técnica de produção, utilizam diferentes métodos de inovação para produzir um whisky único. 

Seja através da variação na matéria prima, seja através de equipamentos de destilação diferentes, ou até mesmo, alterações no processo de fermentação da bebida. Mudanças simples no processo, podem garantir uma infinidade de possibilidades no mercado de whisky.

Apesar da Escócia ser líder e referência na produção deste tipo de whisky, você poderá encontrar boas produções ao redor do mundo. Japoneses single malt são um exemplo, inclusive algumas produções têm ganhado destaque nos últimos anos, assim como single malt whisky feitos na Índia, Taiwan, Europa, América do Norte, África do Sul e Austrália. 

Single Grain Whisky

 Desenvolvido com cevada maltada e outros cereais como o milho, centeio e trigo, o processo de destilação contínua é feito apenas por uma destilaria e tem como resultado whiskies do tipo Single grain whisky.

Esse tipo de Whisky é fundamental para a produção dos famosos blended Scotch escoceses. 

Blended Scotch Whisky

Quando se fala em whiskies escoceses, não há dúvidas sobre a grande preferência por blended Scotch whisky. Essa categoria nada mais é, do que uma combinação perfeita de um mix de um ou mais tipos de single malt whisky com outro mix de um ou mais tipos de Single Grain whiskies. 

E claro, junto a esse blend, alguns outros processos são fundamentais para obter este tipo de blended. E nisso, entram os requisitos de maturação do whisky por no mínimo 3 anos na Escócia com uma saída de de um produto com no mínimo 40% ABV (Alcohol by Volume), cocentração de álcool. 

P.s: Depois de ver esse vídeo promocional feito pelo influencer Mr. London para a Johnnie Walker, preciso concordar que a paisagem e o ambiente ao redor das destilarias… É realmente de tirar o fôlego, no mínimo lembra um episódio a parte de sua série medieval predileta.

Let’s drink!_________________________________________________________________

Whisky Black Label

Whisky Johnnie Walker Black Label 12 Anos 1L

R$ 159,90

Buchanans

Whisky Buchanan’s Deluxe Aged 12 Years 1L

R$ 173,68

the Glenlivet whisky

The Glenlivet Whisky Single Malt 15 anos Escocês 750ml

R$ 384,66

Glenkinchie

Garrafa de Whisky Glenkinchie 12 Anos 750ml

R$ 199,00

Whisky feitos na Irlanda

Os whiskies Irlandeses ganharam espaço no cenário mundial de whiskies através de suas produções de “Single pot still whisky”, o que no bom português é o mesmo que uísque simples de alambique. E apesar do nome, o processo de produção é um pouco similar ao Whisky escocês com algumas mudanças chaves. 

Já agora, nas mudanças que dão o toque especial na bebida temos a variação da cevada, e ela precisa ter no mínimo 30% do grão de cevada maltado + 30 % do grão de cevada não maltado. Além de ser permitido a adição de mais de 5% de outros grãos como milho, trigo e centeio. Com essa diversidade de matéria prima, você leitor, pode imaginar a infinidade de sabores que podem ser produzidos através dos whiskies irlandeses? 

Para os amantes de whiskies irlandeses, muitos descrevem o sabor como: “LUXUOSAMENTE DOCE E OLEOSO”.

Destilaria de whiskey Jameson Irlanda - Melhores whiskys - BVML

Info extra para os curiosos sobre Whiskeys Irlandeses

As Destilarias na Irlanda são Aproximadamente 21 produtoras

Destilarias produtoras de whiskey conhecidas: Jameson (Cork), Bushmills (Antrim), Cooley (Louth), Teeling (Dublin), Dingle (Kerry)

Claro que não poderíamos deixar de separar algumas opções para você comer, beber & viajar para a Irlanda e aprender mais sobre o whiskey. Confira algumas opções:

Whisky feitos na América do Norte

Os Whiskies americanos são bebidas com uma forte veia na inovação. E falando sobre inovação, você pode esperar uma infinidade de sabores e categorias dentro do nosso tema central: Whisky. 

São mais de 300 anos produzindo diferentes estilos de whiskies em território americano e que foram precursores do tão famoso Bourbon whiskey, e claro, as demais categorias que também ganharam espaço entre os apreciadores, rye whiskies, wheat whiskey, Malted Rye Whiskey e Corn Whiskey.

Aos curiosos de plantão, a produção de whiskeys americanos gira em torno de 444 milhões de garrafas por ano, ainda menor do que a produção dos whiskies escoceses, que gira em torno de 1,2 bilhões de garrafas por ano, entretanto, a produção do whiskeys americanos vem aumentando devido a demanda de apreciadores. 

Info extra para os curiosos sobre Whiskeys americanos

As Destilarias no EUA são Aproximadamente 440 produtoras

Destilarias produtoras de whiskey conhecidas para você visitar: Heaven Hill (Bardstown), Jim Beam (Clermont), Jack Daniel’s (Lynchburg), Corsair (Nashville),  Dry Fly (WA), Clear Creek (OR), Great Lakes (Milwaukee, Wisconsin), Holladay (Weston, Missouri), Dad’s Hat (Bristol, Pennsylvania), Tuthilltown (Gardiner, NY).

Dentre as opções de Whiskeys americanos separamos algumas informações úteis para te ajudar na escolha, do seu próximo drink. Confira abaixo:

Tipos de Whisky

Corn Whiskey

Um parente próximo do famoso Whiskey Bourbon. 

Essa é uma definição próxima quanto a sabor e aparência desse estilo de whiskey americano. A bebida é feita com no mínimo 80% de milho e geralmente, 10% dedicados a outro tipo de cereal (centeio ou trigo) e os 10% restantes, compreendem na adição de cevada maltada para auxiliar no processo de fermentação, devida as enzimas contidas na cevada.

Tratando-se de sabor, apontar o paladar específico para esse estilo de whiskey é uma tarefa particularmente complicada. Segundo especialistas, Corn whiskey quando não estão em processo de envelhecimento em barris de carvalho, pode apresentar sabores direcionados para o aspeto refrescante, doce e amanteigado. (Seja lá o que isso quer dizer!)

Quando envelhecido em barris de carvalho, os Corn whiskeys podem apresentar o paladar direcionado para o apimentado, ainda assim doce. (Mais uma vez, seja lá o que isso quer dizer….)

Bourbon Whiskey

A gente já não gosta de uma prosa por aqui, mas nesse estilo de whiskey temos que estender o assunto e te contar a história do que falam por aí…

O famoso Bourbon Whiskey é um whiskey que desde 1964 foi declarado pelo Congresso Norte- Americano, como um tipo de bebida nativa produzida apenas na América (doNorte).(Americacentrismo risos)

Neste caso, é como outras bebidas e sua representatividade. Rola uma apropriação. A cachaça é considerada uma bebida brasileira e só é produzida em solo brasileiro. O Champagne e o Cognac também entram nessa classificação para o frances, só que só são considerados bebidas autênticas, as produzidas na região de champagne e cognac na França.

Para entender um pouco mais sobre como começou esse novo estilo de whiskey, voltaremos uns bons anos atrás… Dizem as más línguas, que parentes da realeza francesa, os Bourbons, e que mantinham a colonização na região sul dos EUA, deixaram lá sua marca no povo. (Literalmente, mas isso é conversa para outra hora!).

Trazendo para os dias de hoje, você encontrará uma Rua chamada Bourbon Street em Nova Orleans, como também, um condado chamado Bourbon em Kentucky, que por sinal foi onde surgiu os primeiros Bourbon whiskeys, no final do século XIX.

Tratando-se da receita dessa bebida é semelhante ao tipo Corn Whiskey. Para se fazer Bourbon whiskey, será necessário que a bebida contenha no mínimo 51% de milho, sendo adicionado outros cereais em sua composição como o centeio e ou trigo, pode ser destilado em alambique simples ou destilação contínua e para finalizar o processo, a maturação deve ser realizada em barris de carvalho carbonizado.

O resultado desta produção de Bourbons Whiskeys são sabores com notas muito doces, ricos, picantes e sabores mais acentuados de baunilha. Para ilustrar e claro, aguçar sua curiosidade, hoje um dos maiores produtores de Bourbons nos EUA, são representados pelas destilarias Heaven Hill e a destilaria James Beam, produtora do famoso whiskey Jim Beam.

Let’s drink!_________________________________________________________________

Jim Beam

Whisky Jim Beam White, Bourbon, 1L

R$ 99,98

Jack Daniels

Whisky Jack Daniels 1000 Ml

R$ 139.17

Markers mark

Whisky Makers Mark 750ml

R$ 239,00

Buffalo Trace

Whisky Ame Buffalo Trace 750 Ml

R$ 189,00

Rye whiskey

Enquanto o Famoso Bourbon Whiskey fez história no Sul dos EUA, temos o Rye Whiskey que obteve um forte desenvolvimento e uma série de apreciadores fiéis, no Nordeste dos EUA, mais precisamente na região da Pensilvânia e de Maryland. 

No passado, Rye Whiskey foi considerado o estilo de whiskey preferido da nação americana, tendo nomes como Presidente George Washington, produzindo o seu próprio rye whiskey em 1797 na sua casa no estado de Virgina. E pasmem, quando seu mandato findou, o mesmo assumiu a parte comercial da sua destilação de Rye whiskey.

Como os demais tipos de whiskey, o tipo Rye whiskey precisa de seguir algumas regras para ser considerado Rye, como: possuir em sua composição no mínimo 51% de centeio e os outros cereais podendo conter milho ou cevada maltada, deve ser destilado em alambique simples ou por destilação contínua além de ser maturado em toneis de carvalho carbonizado. 

O resultado desta composição, apresenta paladar apimentado e terroso com caráter aromático estimulante. (Não sei o que isso significa, mas deve ser bom!)

Wheat Whiskey

Wheat whiskey ou whiskey de trigo no português claro, é um whiskey que ganhou mercado em território norte-americano, principalmente, mas não só, através dos produtores artesanais. Assim como as cervejas artesanais ganharam espaço e apreciadores no mundo através de pequenos produtores, o movimento também ganhou força através de whiskeys feitos de trigo.

A produção deste whiskey é bem similar ao tipo “Scottish grain whiskies”, deve conter no mínimo 51% de trigo em sua composição, pode ser destilado tanto em Alambique simples quanto em destilação contínua e envelhecido em barris de carvalho carbonizado.

Quanto a sabores podemos dizer que este estilo apresenta um paladar mais “sociável” por ser uma bebida mais leve e adocicada. Alguns apontam para características de sabor como: “Sabores suaves, frutas macias e doçura amanteigada”.

Curiosidades sobre whiskies

Comprando whisky

Olhou para a cartela de Whiskies disponíveis, mas não sabe qual escolher?! A gente também não sabia e fomos aprender para ajudar vocês. 

 Confere algumas dicas para fazer suas compras e ter uma boa experiência comprando whisky. Mas lembre-se, gosto é algo muito pessoal. 

Whiskies populares

Que tal optar por escolhas populares e tradicionais?! A seleção abaixo pertence às marcas de whiskeys mais produzidas e vendidas ao redor do mundo.

Seleção de Whiskys - Melhores Whiskys - BVML

Edições limitadas de whiskies

Para aqueles com o paladar mais apurado, já tem alguma profundidade de conhecimento na bebida e que tem o whisky como uma das bebidas prediletas, comprar um Whisky edição limitada pode ser uma boa opção, afinal, estamos falando de algumas bebidas especiais distribuídas apenas em alguns lotes ao redor do mundo. Há quem compre apenas para colecionar também! 

Se você é um apreciador e fã de Whisky, vale o investimento na compra de uma garrafa de whisky edição limitada.

Whisky bom e barato

A variedade de whiskies disponíveis no mercado é ampla, há várias marcas com diferentes sabores e preços, portanto, talvez o whisky com o menor valor pode não ser o whisky de sua preferência.

Que tal escolher alguns de acordo com preferências? Pega as dicas.

Bourbon: Jim Beam Double Oak, Marker’s mark, Eagles Rare 10 – Years – old;

Além do Bourbon: Jack Daniel’s Single Barrel, Stranahan’s Colorado Whiskey, Bulleit Rye Whiskey;

Blended Scoted Deluxe: Johnnie Walker green 15 anos, Chivas Regal 18 anos, Ballantine’s 17 anos;

Whisky Irlandês: Jameson;

Vou deixar até uma dica de receita de Trufa de Wisky 🤤

Agora que você está um expert em escolher Wisky e deu à volta em três países, conta para a gente. Qual será a sua próxima escolha de whiskey? Ou, qual a sua marca favorita?

Ahhh… Já estava me esquecendo, aprecie com moderação, ok?!

*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Vai de ônibus? Experimente a Flixbus

Hospedagem perfeita? Excelentes opções aqui

E não se esqueça do Seguro viagem!!

E não se esqueça do Seguro viagem!!

Mais algumas dicas