Dino Parque: Uma visita ao maior parque de dinossauros de Portugal

Quem nunca fantasiou sobre como era a era Jurássica?! Impossível não querer mergulhar de cabeça na história, depois de assistir filmes clássicos como Jurassic Park ou até mesmo, depois de uma visita a um museu de história natural, com réplicas de fósseis de dinossauros expostos. Um paraíso para nós curiosos e sonhadores.

Quem nunca fantasiou sobre como era a era Jurássica?! Impossível não querer mergulhar de cabeça na história, depois de assistir filmes clássicos como Jurassic Park ou até mesmo, depois de uma visita a um museu de história natural, com réplicas de fósseis de dinossauros expostos. Um paraíso para nós curiosos e sonhadores.

Agora, você já imaginou visitar um lugar onde literalmente foi morada dos dinossauros no passado?! É real, não é mito. Portugal tem uma longa história envolvendo as mais diversas espécies e  em diferentes regiões… E muitos fosséis para contar a história que podem ser vistos através de réplicas no Dino parque.

Dinossauros em Portugal

A presença dos dinossauros em Portugal foi registrada pela primeira vez em 20 de Junho de 1863 por Carlos Ribeiro, pioneiro da geologia portuguesa, reconhecendo dentes de terópodes após análise de uma prospecção na região do Jurássico superior do conselho da Lourinhã.

O registro geológico é tido como processos geológicos que aconteceram na terra ao longo da sua história a qual são investigados e analisados por especialistas os materiais e estruturas que os constituem. Em Portugal, segundo a Sociedade de História Natural, através das pesquisas realizadas ao longo dos anos foi possível identificar representantes de quase todos os grandes grupos de dinossauros (Ornitópodes, Tireóforos, Terópodes e Saurópodes). As zonas de Portugal que vêm apresentando maior incidência de registros de fósseis nos últimos anos são: Torres Vedras, Batalha, Pombal e Lourinhã, essa última o foco do nosso destino e responsável por alimentar nossa imaginação no mundo dos dinossauros.

?c=27395&m=1245698&a=313537&r=&t=html

Dino parque da Lourinhã

Poder visitar museus, com réplicas de diferentes fósseis de dinossauros já é incrível, mas será que dá para ir mais além?! E a resposta é sim. 

O Dino Parque da Lourinhã oferece uma experiência completa e única. Isso porque, o parque traz como conceito a história dos dinossauros apresentada ao ar livre com reproduções de dinossauros à escala real e cientificamente provados.

Dino Parque Lourinhã Portugal - Blog Bons Ventos me Levam

Em toda extensão territorial do parque, há diversos percursos para explorar e aprender um pouco mais sobre os dinossauros. As trilhas são classificadas de acordo com o período da história e da terra, São eles:

O Paleozoico o qual possui diversos animais que habitaram a terra antes dos dinossauros. 

O Triásico período que surgiram os dinossauros.

O Jurássico a qual podemos frisar a região de Lourinhã devido a grande quantidade de fósseis de espécies únicas de dinossauros descobertas ao longo dos anos.

O Cretácico – Período o qual surgiu as espécies mais famosas de dinossauros como o Tyrannussauros rex.

E por fim e não menos importante, os Monstros Marinhos, animais de mares e lagos com mais de 450 milhões de anos.

Informações gerais sobre o Dino Parque

  • Aos fumantes de plantão, fiquem atentos é proibido fumar em toda a área do parque;
  • É permitida a entrada de cães, com exceção da área interior de restauração;
  • O parque possui medidas de segurança com relação ao COVID-19. Confira as regras e procedimentos para uma visita segura ao parque;
IMG 2549 min
  • Os preços dos bilhetes para ter acesso ao parque variam entre gratuito á 13 euros por pessoa. Confira aqui a tabela de valores de bilhetes;
  • O dino parque está localizado, a cerca de 5 minutos do centro da Lourinhã e aproximadamente 45 minutos de Lisboa;
  • O parque possui diversas áreas disponíveis para fazer piquenique, ou se preferir, as áreas de restauração do parque possuem diversas opções para alimentação, incluindo vegetarianas;
  • O parque possui uma loja para comprar personalizados para levar de recordação, vale a pena conferir;

Minha experiência no Dino Parque da Lourinhã

Foi incrível! Eu sou uma criança para parques ( o post sobre a minha viagem para Disney Paris comprova isso!).

IMG 2572

O parque dos dinossauros não era um passeio que estava “tão na minha vontade” mas como passo um bom tempo da minha vida na zona Oeste, em Torres Vedras, eu ouvia falar muito dele.  O preço me parecia muito atrativo e a viagem também, já que eu amo dirigir e a estrada é bem tranquila ( apesar de paga uma boa parte) e a outra é por dentro da Lourinhã. 

Dino parque desconto - BVML

Faça conta de gastar mais ou menos 1 hora até o parque, um pouco mais dependendo do trânsito e das obras. Vale a pena ir cedo e com calma! 

Logo na entrada você avista de longe um super dinossauro na entrada, a entrada parece a casa dos Flintstones. Há sinalizações muito bem feitas sobre as melhores práticas de segurança tendo em conta o raio do Covid-19. Inclusive, a visita precisa ser feita com máscara! 

Entrada do Dino Parque - BVML

A minha sorte: estava bem vazio no dia então consegui fazer o percurso tranquilamente. 

Logo que cheguei recebi vários materiais para acompanhar a visita: Um guia sobre dinossauros, um ticket gratuito para visitar o museu da Lourinhã, uma raspadinha que dava direito a uma surpresa para Letícia, um ticket para entrar no museu sobre a batalha do Vimeiro, uma pulseira bem bonita que eu ainda guardo no mural das minhas lembranças e outros materiais bem legais.

Não tenha vergonha de pedir caso veja! Alguns têm custos, outros não. É a vida! 

Um dos materiais que é indispensável é o mapa do percurso. Foi meu guia durante a visita. Existe uma lógica que vai de acordo com as datas e os períodos. 

Na entrada havia uma exposição, que provavelmente era temporária e provavelmente, também haverá outras quando for visitar. 

Mapa do Dino Parque Portugal - BVML

Não comece pelo pavilhão das atividades! 

Comece pelo mural que tem logo à entrada e que faz uma boa contextualização da história e dos períodos. Dúvido que você vai conseguir ler alguma coisa com uma criança do lado, correndo e gritando ( ou chorando dependendo da sua) porque uma das coisas mais legais do parque, são os efeitos sonoros de dinossauros em todo o caminho.

Entrada do Dino Parque

Muito louco e muito legal! 😀  Parece mesmo o Jurassic Park

Siga pelas eras, das mais antigas para a mais nova…

Logo na entrada, à esquerda, você encontra um parquinho para as crianças brincarem e uma zona de refeição e picnic com mesinhas. É bem convidativo! Tem também aquelas casinhas com máquinas de comida rápida ( não saudáveis – Azar, eu gosto!). 

Dá para ir bebendo alguma coisa pelo caminho ou um sorvete se o sol estiver ardendo. O que habitualmente está no verão. 

Restaurante no Dino parque - BVML

A qualidade dos dinossauros é muito incrível e muito detalhada. Parece mesmo de verdade. Incluindo as dimensões em altura, a aparência da pele, dos olhos, das feições… é muito legal! Ou giro, como falamos tanto por aqui. 

Outra coisa que  achei super acessível e bem pensado foi a estrutura de sinalização do parque. Você encontra em 4 idiomas: Português, espanhol, inglês e francês. Normalmente, pela minha percepção de alguns anos de Portugal, esses quatro atendem bem a maior parte dos turistas. 

Réplica de dinossauro no Dino Parque - BMVL

Selfie Point! 

Ao longo do percurso, você encontra algumas placas com o símbolo do Instagram escrito “Selfie Point”. Esses locais são estratégicos e dão fotos incríveis. Pare, aproveite a vista, observe tudo ao lado depois publique com a #dinoparque. 😀 

Já que estamos falando de placas e points especiais, existe uma plaquinha sagrada e interessante: Não fumar! E o símbolo é bem claro: Você será recolhido por um dinossauro e será jogado lá fora! ( Nós agradecemos dinossauro). 

IMG 2567 min scaled e1621951723775IMG 2570 min scaled

Novidade: Torres de observação 360 graus! 

Não poderia deixar de falar dessa novidade que eu ameiiiiiiiiiiii. Estou sendo muito expressiva nesse post, não é?! Mas é verdade, eu amei demais.

Você consegue observar uma boa parte do parque de cima da ponte de observação e a sinalização convida a descobrir quais são os maiores dinossauros que já passaram aqui pela Terra. E eles estão em tamanho real! 

Tenha atenção à circulação de pessoas se o parque estiver muito cheio e cuidado com as escadarias. A minha mini Tiranossauro Rex não pode ficar sozinha e nem longe, se não não sobra nada para ninguém ver! Se é que me entendem…

E já que estamos falando em mini tiranossauros que amamos tanto, há parquinhos infantis pelo percurso, caso sua criança canse de ver dinossauros e queira subir em um deles, o que vai acontecer, há alguns parquinhos com mini dinossauros para eles matarem a vontade. 

Animais aquáticos ou melhor Monstros marinhos! 

Quando você chegar no final do percurso ( Se seguir os períodos do mais antigo para o mais novo) vai estar morto de cansado, quase certeza! Mas, não deixe de visitar uma pequena parte bem no cantinho, onde você encontra animais aquáticos, inclusive com barulhos reais e dimensões reais. Quer um exemplo? Um clássico das histórias e filmes da minha infância: O extinto megalodonte! O antigo parente do tubarão-branco.

Algumas pesquisas dizem que o “amigo” tinha em média 18 metros de comprimento, umas 45 toneladas, mais ou menos 4,60m de cabeça e uns 3.80cm de cauda. Deus me livre de ver um de perto! 

Atividades e Restaurante do dino parque!

Acabou a andança? mais ou menos!

Há uma tenda bem atrativa para a meninada e até para os adultos. As crianças podem escavar, pintar, achar dinossauros… Chega e pergunta quanto é (sim, é pago a parte!) e quais as atividades disponíveis e enjoy. 

MENU RESTAURANTE DINO PARQUE - BVML
Tem o restaurante a lanchonete também, logo ao lado. Não fui ao restaurante porque já tinha almoçado em casa, como sabia que estava vazio, consegui fazer o percurso tranquilamente só no período da tarde. E já que aqui, o Sol dá as caras até tarde no verão, aproveitei. 

Não resisti em comprar um combo para Letícia trazer o copo holográfico do Dinossauro. Mesmo que você não queira almoçar efetivamente, aproveite para lanchar e trazer a lembrancinha. Vale super a pena e não são caros os valores da comidinha rápida. 

?c=33659&m=1825260&a=313537&r=&t=html

Lojinha de lembrancinha

Oho coisa que eu adoro gente, lembrancinha e lojinha. Logo na saída ( ou entrada, pode escolher mas é pior levar uma criança com a bateria toda na loja logo na entrada! Dica gold!! ) você encontra a loja. Tem tanta coisa bonitinha:  Lápis, camisa, pelúcia ( pelúcia), imã de geladeira, postais, livros.. tive vontade de levar tudo, mas o budget não deu! O imã de geladeira é tradição, não é? O lápis da minha mãe também, ela faz coleção, o resto ficou para próxima visita. 

LÁPIS PERSONALIZADOS DE DINOSSAURO - BVML

Recomendo muito a visita. Então aqui vai um resuminho: 

Ahaaaa… Tem até um réptil voador que viveu na região do Ceará no Brasil! Quem diria no Nordeste, em? 

Azul Rosa e Amarelo Grafico Plano Lei de Movimento Fisica Infografico 2

Se estiver a procura de um alojamento para ficar pelas proximidades, pode ver aqui no Trivago. Eu gosto muito e encontro sempre bons preços! 😉

?c=28567&m=1393184&a=313537&r=&t=html

*Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

E não se esqueça do Seguro viagem!!

Tour gratuito, visitas, ingressos e passeios? Temos!

Vai de ônibus? Experimente a Flixbus.

Se no final, a ideia for alugar um carro? Nós indicamos a Rentcars!

Mais algumas dicas