Agriturismo na Toscana ou como se hospedar no paraíso na Itália

Eu nunca tinha ouvido nada sobre agriturismo, até começar a planejar minha viagem pela Toscana.

Mas uma coisa eu sabia: eu queria mesmo era mergulhar por aquelas cidadezinhas dos sonhos, repletas de construções medievais, vinhedos a perder de vista, iluminado por aquele pôr do sol incrível que eu via nos filmes principalmente Sob o Sol da Toscana. Foi então que eu fui descobrindo que a região da Toscana é enorme, com centenas de cidades idílicas e diversas regiões produtoras de vinho.

Agroturismo

Afinal de contas, o que é o agroturismo? Poderíamos destrinchar a palavra e definir como um turismo agrícola ou turismo rural. Mas isso não seria suficiente.

Agriturismo é uma imersão na cultura italiana, é um mergulho num universo familiar, daqueles que a gente acha que só existe nos filmes mesmo. É se hospedar num casarão de fazenda rústico e confortável.

É sentar numa mesa grande e compartilhá-la com todos os outros hóspedes, como se fôssemos todos da mesma família. É se deliciar com a melhor comida italiana da vida, preparada ali na hora, bem na sua frente, com direito a entrada, infinitos pratos principais (incluindo aquela massa caseira fresca regada àquele molho de tomate caseiro que você não vai encontrar em nenhum outro lugar do universo) e sobremesas divinas.

É saborear tudo isso com os melhores vinhos da região, que por sinal também foram produzidos ali naquela fazenda onde você está hospedado. É ouvir da anfitriã como esse vinhos se harmonizam tão perfeitamente com o que iremos comer. É bater papo com gente do mundo todo, que você nunca viu na vida, e que depois de todo esse vinho vira melhor amigo “forever“.

É abrir a janela pela manhã e se deparar com aquela vista. Sim, aquela que você tinha visto nos filmes, repleta de ciprestes italianos exibindo sua beleza imponente e vinhas que se debruçam sobre a montanha. É realizar um sonho!

Confesso que toda vez que eu imaginava uma viagem pela Itália, era isso que eu queria vivenciar. Hoje posso dizer que construí deliciosas memórias que são recontadas quase todos os dias aqui em casa.

Veja também:

Transporte

Os hotéis de agriturismo costumam ficar em áreas mais isoladas, com pouca opção de transporte.

Por conta disso, estar de carro facilita muito, mas se você não puder alugar um não se preocupe. Eu também estava sem carro e tudo correu muito bem.

É óbvio que ficamos mais limitados pra nos deslocarmos, mas isso não impediu que aproveitássemos muito a experiência. Na chegada e na saída, usamos o táxi, que não passou de 10 euros cada trajeto.

Além disso, o hotel ficava numa posição privilegiada e a caminhada de ida ou volta do centro de Siena era uma delícia. Levava em torno de 50 minutos, mas foi um dos pontos altos do nosso passeio.

Se estivéssemos de carro, provavelmente não teríamos nos permitido fazer todo o caminho a pé e aproveitar essa experiência. Por isso é importante perguntar ao hotel antes de concluir a reserva quais são as possibilidades de deslocamento até a área mais central.

Como escolher um bom agriturismo

Agriturismo na Toscana - Itália

Eu uso o Booking pra reservar quase todas as minhas hospedagens. No entanto, o hotel em que fiquei, chamado Agriturismo Marciano, não estava disponível no Booking.

Eu o encontrei no Tripadvisor, que uso muito também, e estava rankeado em primeiro lugar na cidade de Siena. A maioria das avaliações eram muito positivas e o preço da diária tinha um bom custo-benefício.

Em 2016 paguei 105 euros pra duas pessoas, incluído o café da manhã. O jantar ficava em 35 euros por pessoa, com bebida incluída. Para reservar, é preciso entrar em contato diretamente com o hotel.

Curso de culinária italiana

Alguns agriturismos ainda oferecem a possibilidade de o hóspede aprender um pouco da culinária italiana por lá. Esse era o caso do Agriturismo Marciano, onde ficamos.

Os hóspedes que optam por realizar o curso preparam o jantar que será servido naquela noite. Infelizmente não tive a chance de aproveitar, porque era preciso chegar mais cedo ao hotel, afinal de contas o jantar começava a ser servido sempre às 20h e era preciso iniciar a preparação bem antes disso, naturalmente. Mais uma vez, procure se informar com o seu hotel quais são as atividades oferecidas para entretenimento dos hóspedes.

Visita às vinhas

No Agriturismo Marciano, há uma produção própria de vinhos e alguns dias na semana eles organizam uma visita guiada pelas vinhas e pelo local de produção dos vinhos.

É muito interessante, pois é uma apresentação bem pessoal, feita pelos próprios donos da vinícola. Dá pra ver no olhar a paixão pelo que fazem, a preocupação com a qualidade e a satisfação ao receber um elogio. É uma experiência maravilhosa!

Outros agriturismos excelentes na região da Toscana são:

Em Chianti – Chianti fica bem no coração da Toscana.

Tudo o que já falamos sobre a Toscana está ainda mais presente em Chianti, que é a região mais icônica de lá. Fica bem no centro da Toscana, entre as cidades de Florença, Siena e Arezzo. Pra quem já ouviu sobre os vinhos Chianti, sim, aqui é uma das regiões produtoras desse famoso vinho.

  • Castello La Leccia – localizado numa restaurada vila medieval, o destaque fica por conta do castelo do século XI, no topo de uma montanha, com uma vinha orgânica. O hotel possui nota 9.9 no Booking, ou seja, excepcional! O restaurante serve comida local e é possível fazer prova de vinhos e azeites de produção própria. O hotel oferece uma experiência bem luxuosa com vistas espetaculares das montanhas de Chianti.
  • Querceto Di Castellina – outra experiência luxuosa em Chianti, dessa vez um pouco mais perto de Siena. O hotel está instalado num casarão do século XIV e todos os quartos são decorados em estilo rústico. Há produção local de vinho, grapa e azeite e ainda oferece curso de culinária.
Di Castellina - agriturismo na Toscana - Itália
Foto: Booking

Florença – Art Hotel Villa Agape – este Agroturismo fica em Florença, mas um pouco afastado do centro. Por conta disso, o hotel oferece um shuttle até o burburinho da cidade. Lugar perfeito pra aproveitar os cenários românticos e sossegados da Toscana e ainda curtir as maravilhas de Florença. Neste post eu conto todas as minhas dicas de Florença!

Villa Agape - agriturismo na Toscana - Itália
Foto: Booking

Arezzo – B&B Poggio del DragoArezzo é uma cidade que ainda não tive a chance de conhecer, mas que está na minha listinha com certeza. Este hotel fica em Ponticino, na província de Arezzo.

Poggio del Drago - agriturismo na Toscana - Itália
Foto: Booking

San Gimignano – Agriturismo Il Segreto di PietrafittaSan Gimignano é  uma das cidades medievais mais lindas que já tivemos a oportunidade de conhecer. É parada obrigatória numa viagem pela Toscana!

Pietra Fitta - agriturismo na Toscana - Itália
Foto: Booking

Se for viajar de carro, super recomendo fazer a reserva pelo site da RentalCars. Nós sempre usamos e sempre encontramos os melhores preços por lá.

E nunca é demais lembrar que você vai precisar do seguro viagem para viajar pela Europa! Não se esqueça desse item imprescindível para não passar perrengue. A Real Seguros é uma excelente corretora e nós usamos e recomendamos. Aqui embaixo você pode inserir as informações da sua viagem e obter a melhor cotação pro seu seguro.

Seguro viagem geral 728x90

Salve para ler depois

agirturismo_toscana_italia_hospedagem

Quer viajar mais? Cadastre-se aqui e não perca nenhuma dica:

*Ao adquirir qualquer produto com um parceiro através dos nossos links, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Mais algumas dicas