Roteiro dos Sonhos: explore 5 dos melhores pontos turísticos da Espanha!

Surpreenda-se com 5 dos melhores pontos turísticos da Espanha e aproveite dicas e descontos para você planejar a sua próxima viagem para o território espanhol

Imagina só se nós, duas cuscas, que flertam com o turismo, deixaríamos passar batido um dos países mais visitados no mundo! Aqui vai: Os 5 melhores pontos turísticos da Espanha! E acredite, temos muito o que te contar sobre o território espanhol para você ir e voltar de lá repleto de memórias.

E vamos começar por uma lista de milhões. 

Aproveita e já abre o seu bloco de notas para anotar algumas dicas de produtos e serviços para você planejar a sua próxima viagem para a Espanha.

Conheça a Espanha

Conheça a Espanha - pontos turísticos da espanha - BVML

Se alguém te contasse que a Espanha está entre os Top 3 países mais visitados da Europa, você acreditaria?! No ano de 2023 foi o segundo país mais visitado no mundo, perdendo apenas para a França. E não podemos deixar de ressaltar um big number: São cerca de 70.8 milhões de visitantes segundo um estudo do WTM – Global Travel Report.

“Queridos, eu quando li me surpreendi.” Não pelo fato que o país não seja lindo de morrer e detentor de muitos pontos turísticos das nossas Wishlists de viagens mas 70 milhões é gente demais turistando em território espanhol!

Há aquelas belas praias mediterrâneas ou não nas costas espanholas, há ilhas paradisíacas que não perdem em nada para as tão faladas Maldivas como Ibiza, Maiorca e Tenerife que ganhou até música do Ed Sheeran associando a beleza do lugar. E saindo do assunto de ilhas e costas, você não pode esquecer das cidades que vão muito além de Barcelona, Madrid e que são dignas de roteiro de filmes.

Se falarmos sobre gastronomia então, vou apostar que a baba vai escorrer por aí, do outro lado da tela já que tem muita diversidade na culinária. Tem Paella para você experimentar, tapas, Jamóns, Gaspachos e tem os típicos churros com chocolate que é bom em qualquer hora e lugar! E tudo isso sem engolir em seco, até porque a Sidra espanhola tem lá o seu lugar o Tinto de verano segue no pódio!

Em resumo: É uma cultura riquíssima em sua totalidade e que vale o seu tempo e “din din”. Porém, hoje vamos começar a instigar você a conhecer mais sobre a Espanha e para isso, que tal descobrir os 4 Pontos turísticos mais populares na Espanha?

Bora conhecer quais são com a gente?!

Pontos Turísticos da Espanha

Vamos começar com uma dica: Não se limite a essa lista, pesquise mais em outros portais de turismo, redes sociais e até o Youtube para descobrir mais experiências incríveis para você viver por lá, fechado?!

Segundo o TripAdvisor e seus usuários, há mais de 60.000 experiências turísticas listadas em território espanhol. Por isso, explore bastante, leia comentários de quem já foi, assista conteúdos em redes sociais e depois analise se as experiências pesquisadas, fazem sentido para a sua próxima viagem à Espanha.

Te garanto que apesar dos euros gastos e o cartão de crédito possivelmente estourado, você voltará com a bagagem cheia de memórias sensacionais. 😉 

Confere só alguns dos pontos turísticos da Espanha mais visitados pelos turistas.

1. Basílica Sagrada Família – Barcelona

Vamos começar pelo óbvio? Pelo menos algum dia da sua vida de turista, você já pode ter ouvido falar sobre ela, a Basílica Sagrada Família

Basílica Sagrada Família - pontos turísticos da espanha - BVML

Fizemos até questão de colocar a foto com os equipamentos de obra, afinal, esse monumento está em reforma (Há anos!). Para nós turistas, parece que não termina nunca, porém, não se deixe enganar por um status do ponto turístico espanhol. Ela é bonita na mesma e o melhor, está aberta para visitação. E a obra tem previsão para acabar: 2026!

Você pode até se perguntar o porquê você deveria pagar para visitar uma “Igreja”, talvez a melhor pergunta seria porque não visitar a famosa Sagrada Família, pelo menos uma vez na vida?!

Apesar de a Basílica ser um projeto de 1882 do arquiteto Francisco De Paula Del Villar, onde o querido pretendia implementar elementos neogóticos, ele foi logo substituído por Antoni Gaudí.

Gaudí apesar da época, projetou em meados de 1883 algo totalmente diferente do programado, com uma proposta ambiciosa para a “igreja do futuro”. Nem precisamos comentar, não é?! A basílica é uma igreja, mas também é a representação da arte de Gaudí tanto na parte interna quanto na parte externa.

Ao contrário de muitas das igrejas que são pontos turísticos em território europeu, a basílica Sagrada Família não tem uma pegada gótica muito “dark”. Eu até arriscaria em dizer que Gaudí se inspirou no divino, enquanto projetava a Sagrada Família. Os elementos são da natureza, há muitas luz, muita vida, flores, folhas e vida em cada detalhe. Conte com uma igreja iluminada com direito a vitrais e muita arte.

 

Compre aqui o seu ingresso para conhecer a Basílica Sagrada Família.

Alguns pontos importantes para saber antes de ir:

  • Não pode entrar com roupas inapropriadas. É uma igreja na mesma. Então por mais que esteja um calor do cão, vista uma roupa tapadinha. 😀
  • Compre os ingressos com antecedência. As filas podem sim virar quarteirões! Inclusive com o ingresso isso pode acontecer.
  • Tire tempo para chegar antes e observar a basílica de fora. Sua beleza é inexplicável.
  • Chegue a hora marcada e aproveite cada detalhe com tempo. Tire pelo menos uma manhã para passear por lá.
  • O ingresso não é baratinho (aliás, as atrações em Barcelona de forma geral não são). Aproveite cada segundo para ver cada detalhe. Desconecte-se do mundo e mergulhe… (isso não é sobre mergulhos)
  • Se tiver budget disponível, suba as torres. É mágico!
  • Baixe o Audo Guide e o Guia de visita com antecedência para aproveitar cada segundo.

2. Casa Batlló

Gaudí e seu legado diz oi novamente para o turista curioso em Barcelona. A Casa Batlló é outra obra imperdível e bem querida por todos os visitantes que passam por ela. 

Casa Batlló - pontos turísticos da espanha - BVML

“A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível.”

Alice no País das Maravilhas

Alguém por aí também olhou para essa belezura e deu logo um “gatilho” para a obra literária de Alice no País das Maravilhas? Nós por aqui, achamos as obras de Gaudí totalmente imperdíveis até para quem não gosta de apreciar arte e arquitetura. 

Suas obras, que se tornaram pontos turísticos famosos por Barcelona, possuem um estilo totalmente fora do padrão, seja para época que foi construído ou por agora.

É impossível não apreciar os detalhes e não se perguntar se realmente ele não entrou na toca do coelho citada na obra literária de Alice no País das Maravilhas, para se inspirar antes de ter projetado suas obras. 

A Casa Batlló é bonita e irreal ao mesmo tempo, parecendo algo saído dos livros e que anualmente atrai cerca de 1 milhão de visitantes e curiosos para conhecer mais sobre esse ponto turístico da Espanha que além de ser um ícone de Barcelona, também é um dos Patrimônios Mundiais da Unesco.

Compre aqui o seu ingresso para visitar a casa Batlló

Eu sei que alguns de vocês podem não gostar tanto de arte, mas será que vocês diriam não para uma experiência noturna no Rooftop da casa Batlló? Eu acho que não, hein?! É tentador até para quem está aqui escrevendo para vocês.

A experiência conta com um concerto, Jazz, Soul, Flamenco, Rumba, vai da sua preferência, vista panorâmica para a cidade de Barcelona, acompanhado de bebida para brindar a vida e a sua experiência em território espanhol.

Vamos combinar que o pessoal do Marketing da Casa Batlló, está no seu melhor e totalmente alinhados com os turistas! As experiências ofertadas no monumento são bem atrativas e eu diria que vale gastar os seus suados euros para viver uma dessas experiências turísticas ou quem sabe o pacote completo com tudo o que tem direito? 

Aproveite que você já está no “mood” passeios turísticos por Barcelona e já confere mais algumas opções incríveis para visitar na cidade.

O que visitar em Barcelona

pontos turísiticos Barcelona - pontos turísticos da espanha - BVML

Voltando para a nossa lista dos pontos turísticos na Espanha…

Vamos mudar a localização para falar sobre o próximo ponto que nada tem a ver com Gaudí ou Barcelona, mas diz muito sobre a diversidade no país.

3. Alhambra

Um conto de Alhambra? Temos. Com direito a passado que envolve fortaleza militar, palácio real e definitivamente um tesouro cultural espanhol. Aos curiosos, aposto que o tique já disparou sobre esse lugar, não é?!

Alhambra - pontos turísticos da espanha - BVML

Não somos Indiana Jones nem Carmen Sandiego para investigar a fundo as teorias e curiosidades desse mundão, mas cá para nós, uma fofoquinha de turismo totalmente cultural, não faz mal a ninguém, certo?!

Pois então, trouxemos Alhambra para vocês colocarem na wishlist de viagem da Espanha.

O ponto turístico e a região, tem um “Q” de mistério que vale a pena desbravar. Estamos falando da região de Granada na região da Andaluzia, que promete entregar histórias e um legado de um tempo ‘tão tão distante’ como nos contos de fadas que lemos em livros.

O site turístico oficial da Espanha descreve “The Alhambra” como o esplendor da era Nasrid. Para entender um pouco mais e explorar, chegando ao ponto turístico você encontrará um complexo de edifícios e Jardins, que em outrora foi o maior centro político e aristocrático do ocidente Muçulmano.

O monumento recebe 3 milhões de pessoas por ano e já foi um forte militar – Fortaleza vermelha, já que Al – Hambra “em árabe” é “a vermelha” e foi também uma medina – pequena cidade.

Por essa você não esperava, não?! Cultura dentro de cultura, a gente vê por aqui…

Ainda assim, isso é só uma pequena parte do que encontrará por lá. Há detalhes que fazem toda a diferença na hora de explorar o Palácio de Alhambra.

Se você se perguntar se vale o seu tempo, pense em mais essa informação: o palácio de Alhambra também é um dos Patrimônios Mundiais da Unesco. Sem contar com a cultura espanhola ao redor, na região de Granada que dá para colocar no roteiro e aproveitar. Um show de Flamenco, talvez? É uma opção!

E as dicas para essa atração não foge muito as outras:

  • Compre o ingresso com antecedência e no máximo 2h antes
  • Chegue cedo e separe pelo menos 2 ou 3 horas para conhecer o complexo. Pelo menos!
  • Não pode entrar com mochilas com dimensões maiores do que 40cmx40cm.
  • Faça a visita noturna. Os pacotes não passam de 30 euros! Escolha a sua melhor opção.
  • Vista roupas confortáveis, tênis e tenha atenção se tiver mobilidade reduzida. Muitos monumentos ainda não estão totalmente preparados para receber pessoas com necessidades especiais de mobilidade. Infelizmente!
  • Se puder, faça também uma visita guiada!
  • O Palácio Nazaríes tem horário próprio de entrada! Compre o bilhete e respeite esse horário. A chance de perder o passeio se atrasar é gigante. Este tipo de atração costuma ser bem rigorosa com estas situações.
  • É OBRIGATÓRIO levar o passaporte ou documento espanhol para entrar. Não faz graça, LEVE O PASSAPORTE!

Segundo o Spain.info, é aconselhável começar o percurso pelos maravilhosos jardins do Generalife, a residência de veraneio dos sultões. Depois, passa-se pelos majestosos palácios mouriscos até chegar ao fotogênico Pátio dos Leões e sua sonora fonte, uma das mais famosas do mundo. E se você quiser ampliar o passeio, vá até a Alcazaba, a parte mais antiga do conjunto.

Aproveite e confira uma lista de passeio e atrações turísticas diferentes para você conferir na região de Granada

O que visitar em Granada

pontos turísiticos Granada - pontos turísticos da espanha - BVML

4. Mesquita-Catedral de Córdoba 

Uma mesquita e uma Catedral ao mesmo tempo? E a resposta é um sim, com destino certo: “Mezquita Cathedral de Córdoba”. Das coisas mais lindas que já vi na minha vida!

Mezquita Catedral - pontos turísticos da espanha - BVML

Pensando na história meus caros, o turismo religioso tem lá o seu lugar na Espanha- e no mundo, e olha que nem falamos sobre o caminho de Santiago de Compostela, bem famoso por sinal, em território espanhol. (Ainda não falamos…)

Aproveita e já se inscreve na nossa newsletter, para receber um aviso sempre que houver conteúdo novo por aqui! Prometemos mais dicas boas e textos leves da Espanha logo logo! 😉 

Voltando à “Mezquita Cathedral de Córdoba” …

Saímos de Granada, mas não de Andaluzia, nossa próxima sugestão de ponto turístico da Espanha está localizada em Córdoba. Uma província no centro de Andaluzia e que também é considerada a capital da “Espanha Muçulmana”. Logo na estrada você vai se deparar com placas em arábe e o clima já começa a cheirar o Saara.

Córdoba tem uma longa e interessante história com o povo muçulmano, inclusive, a província foi fundada pelos romanos no século II antes de Cristo. Porém, foi no século VIII que Córdoba começou a receber um destaque maior, já que neste período tornou-se a capital do emirado Dependente de Damasco e começou o que a Unesco descreve como:

“... O maior período de glória após a Conquista Moura que representou um momento em que cerca de 300 mesquitas e incontáveis ​​palácios e edifícios públicos foram construídos para rivalizar com o esplendor de Constantinopla, Damasco e Bagdá.”

Já adiante na linha do tempo da história de Córdoba, mais precisamente no século XIII, a Grande Mesquita de Córdoba foi transformada em Catedral e foram construídas novas estruturas, o que faz com que encontremos diferentes culturas num mesmo lugar.

Na história da província passaram diferentes grupos culturais como os romanos, visigodos, islâmicos, judaicos e cristãos, que deixaram marcas e histórias para você explorar.

Já a famosa Mesquita Cathedral de Córdoba já foi a maior mesquista do mundo, acredite se quiser e é hoje Patrimônio Mundial da Unesco. A construção da mesquita começou em 786 por cima de uma básilica visigoda e com a mistura da presença de cristãos e mulçumanos na região, havia um espaço para os cristãos adorarem (pagando impostos, claro!).

Em 1236 a mesquita passa a ser o que? Cristã. Dalê reforma! Foram construídas dentro da mesquita, agora catedral, altares, capelas e elementos que remetiam ao culto cristão. E aí foi um tomá lá dá cá.

Hoje é isso, a Mesquita-Catedral de Córdoba, que mistura os estilos omíada, gótico, plateresco, renascentista e barroco.

São 23.400 m2 de superfície, 1.300 colunas de várias épocas e 365 arcos de ferradura. Além disso, é a única mesquita do mundo que abriga uma catedral no seu interior.

Na medida em que fui andando pela catedral meus olhos brilhavam. Era uma mistura de encanto com surpresa, em cada detalhe um toque arábe, mulçumano e logo ao lado cristão, europeu, romano… O resumo é uma visita bem passada de um dia todo com muita história.

Recomendo fazer o passeio com muita calma. Se possível, tire um dia para isso para fazer com calma, parar, observar, ler e até fazer uma visita guiada.

Compre aqui o ingresso para você visitar a Mezquita Catedral de Córdoba.

Para você montar um roteiro bem interessante com destino a Córdoba, confira mais alguns passeios e atrações turísticas para conhecer por lá. 

O que visitar em Córdoba

pontos turísiticos Córdoba - pontos turísticos da espanha - BVML

5. Palácio Real de Madrid

Palácio Real de Madrid - pontos turísticos da espanha - BVML

Quem pensa apenas no famoso time de futebol Real Madrid quando se fala na famosa capital espanhola, precisamos te dizer umas coisinhas: Você está turistando errado. rs

Madrid é muito mais que bola rolando e podemos te provar isso com um dos pontos turísticos da Espanha mais popular entre os turistas e não só, o Palácio Real de Madrid.

Estamos falando de um monumento de 135.000 metros quadrados e mais de 3.000 quartos que testemunhou séculos de história espanhola. Para os curiosos, um fato bem cusco é que o Palácio Real de Madrid é o maior da Europa Ocidental e um dos maiores do mundo, e é também uma das poucas sedes oficiais de um chefe de estado aberta ao público. 

Podemos afirmar que é um ponto turístico bem popular, visto que o próprio site oficial do monumento, abriu os dados para o público. Em uma singela afirmação, disseram que mais de 2 milhões pessoas visitam o monumento anualmente, a fim de descobrir desde os quartos, obras de arte até alguns dos tesouros únicos que estão em exposição no Palácio.

Compre aqui o ingresso para visitar o Palácio Real de Madrid.

Agora, se você está mesmo cogitando conhecer essa belezura, que tal bisbilhotar outras opções bem interessantes em Madrid para você montar um roteiro SEN-SA-CIO-NAL? Confere só:

O que visitar em Madrid

pontos turísiticos Madrid - pontos turísticos da espanha - BVML

Wow depois desse overview e algumas dicas de lugares imperdíveis para se visitar em território espanhol, conta para a gente, qual foi o seu ponto turístico predileto?! 

Pontos Turísticos Espanha - BVML

O que vai fazer em Espanha?