Pra quem visita a Holanda na época da primavera, conhecer o Keukenhof, mais conhecido como parque das tulipas, é obrigatório. Com 32 hectares, mais de 7 milhões de flores e 800 espécies de tulipas, tenho certeza que até aqueles que não são fãs das flores ficarão fascinados. Quer visitar o parque? Então não perca essas dicas.

 

Quando ir

 

Essa é, sem dúvida, a informação mais importante sobre o Keukenhof.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as tulipas não estão por lá durante o ano inteiro. Não planeje uma viagem à Holanda no inverno achando que você verá flores, porque não vai ver.

Ao contrário do Brasil, que é verão quase o ano inteiro, na Europa as estações do ano são muito bem definidas.

E qual é a estação das flores?? Acertou quem disse primavera!!

Pois é, as tulipas só estarão lá nessa única estação do ano, a primavera. E o parque em si só estará aberto num período bem específico, que vai de março a maio. Pra saber o dia exato, recomendo que você verifique diretamente no site do parque.

Dentro desse período de abertura do parque, recomendo que você vá entre final de abril e início de maio. Porque a natureza é inconstante né? Não é porque a primavera começou que todas as flores vão desabrochar.

Então, dependendo do ano, se você for muito perto da abertura do parque, é possível que não tenha muitas flores pra ver. E se deixar muito pro final, a maioria das flores já terão sido colhidas.

Ingresso

O ingresso pode ser comprado diretamente no site do parque. Mas se você compra por aqui, economiza 3 euros e ainda nos ajuda a manter o blog sempre atualizado. Comprando o combo entrada + transporte, fica mais barato do que se pagar o transporte separadamente.

Se estiver em Amsterdam, compre o ingresso com transporte a partir de Schiphol (aeroporto).

Como chegar

Se você estiver em Amsterdam, é super fácil chegar ao Keukenhof de transporte público. Com o ticket combo em mãos, todo seu transporte estará incluído.

Pegue o trem na Estação Central de Amsterdam para o aeroporto de Schiphol. Os trens partem com muita frequência e levam em torno de 14 minutos pra completar o trajeto. Chegando em Schiphol, dirija-se para o hall de partidas 4 (Departure Hall 4), ao lado do Starbucks. Saia por ali. De lá parte o ônibus 858 (Keukenhof Express), que já estará incluído no combo. Na volta, o ônibus sai da frente do parque. Não tem erro.

 

Onde comer

O melhor é levar seu próprio lanche na mochila. Leve a sua canga e na hora que bater a fome, estende na grama e curta seu lanche debaixo de uma árvore.

Mas há várias barraquinhas de frutas e sucos espalhadas pelo parque. Food trucks também. Se você preferir, também vai encontrar lanchonetes e restaurantes convencionais.

Comendo morangos com chantily

 

Atrações

Além das donas da festa (as tulipas), você ainda pode presenciar uma série de apresentações ao longo do dia pelo parque, como essas de violoncelo e música no lago. Muito legal!

Também é possível fazer um passeio de barco pelos canais ao redor dos campos de tulipas, mas eu não experimentei. O passeio dura 45 minutos e custa em 2017 8 euros pra adulto e 4 euros para crianças de 4 a 11 anos. Até 3 anos é grátis.

Dica de ouro!

Depois de ter se encantado com o parque, é hora de visitar os campos de tulipas de verdade! Saia do parque e siga em direção ao estacionamento. Lá você vai encontrar uma barraquinha alugando bicicletas escrito em laranja: Rent a Bike Van Dam. Não tem erro.

Por 10 euros a bicicleta comum ou 25 euros a bicicleta dupla, você pode percorrer os lindos campos de tulipas em Lisse. Tenho certeza que você vai se encantar!

O tempo vai depender do trajeto que você escolher. São 4 opções, que variam entre 1 hora (5 km) e 2-3 horas (25 km).

Eu fiz o mais longo e durou pouco mais de 2 horas. Recomendo muito! A trilha passa por dunas, pela praia e, claro, pelos campos de tulipas. Não deixe de fazer!!